CORRUPÇÃO NO PARLAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA

Vice-Presidente Eva Kaili e cinco cúmplices subornados pelo Qatar

Segundo a associação lobbycontrol, há 25.000 lobistas em Bruxelas a tentar influenciar a política (lobistas têm como objectivo o bem das suas empresas à margem do bem-comum (1). Pelo número de influentes a fraqueza humana encontra também em Bruxelas boa guarida. O emirado do Qatar e outros são generosos porque sabem que o dinheiro faz milagres. Esta é também uma razão pela qual todos os membros dos governos, funcionários governamentais e deputados deveriam ser obrigados a divulgar seus contatos de lobby, tal como já é padrão para os comissários da UE. O interesse anticorrupção nunca chegara a querer cortar o mal pela raiz!

Eva Kaili teria recebido dinheiro para influenciar as decisões políticas para o Qatar. Havia inicialmente 5 suspeitos e 4 deles foram detidos em prisão preventiva com o vice-presidente, esta apanhada em flagrante delito (há 4 deputados).

Um antigo deputado social-democrata italiano e parceiro da Kaili também foi preso pela autoridade belga encontrando-se em posse de dinheiros (600.000 euros?).

O Parlamento da UE demitiu a deputada de vice-presidente por causa do escândalo de corrupção em torno dela.  A deputada nega as acusações de que teria recebido dinheiro para influenciar os trabalhos do Parlamento. Nega lavagem de dinheiro, corrupção e envolvimento em organização criminosa. Quatro deles foram detidos sob custódia no domingo, As autoridades belgas prenderam desde sexta-feira. A democracia europeia encontra-se sob ataque de fora e de dentro.

A EU tem que reagir depressa para não estragar mais porcelana fina em Bruxelas onde os caudais de biliões correm sem se saber muitas vezes para quê.

Por um lado, Bruxelas Ataca Viktor Orban com acusações de corrupção, mas fecha os olhos em relação a tantos lobistas e interesses jogados na EU. O próprio parlamento não é transparente nos seus afazeres porque não faz valer a exigência de transparência para estados fora da União Europeia. Neste assunto, o parlamento foi apanhado em flagrante. Para sair desta de rosto limpo o parlamento europeu teria muito trabalho a fazer, também em questões de transparência.

Consta que o dinheiro é tão vislumbrante que até a justiça cega, não se fale já da política.

Porque é que estas investigações só acontecem agora no fim do jogo mundial no Qatar? Não haverá segundas intenções em tudo isto! A conivência começa com a existência dos muitos  milhares de lobistas em torno dos parlamentos e dos centros do poder!

Um parlamento cuja arma mais forte da Europa que possui é a moral e as exigências que faz, deve estar com grandes dores de cabeça quanto à moral! Budapest apenas sorri ao ver a corrupção chegar ao cume do parlamento.

 

Ainda bem que a democracia vai tendo algumas instituições cujo dever é protegê-la!

Faz sentido lembrar aqui o poema de João de Deus in ‘Campo de Flores’:

O Dinheiro

“O dinheiro é tão bonito,
Tão bonito, o maganão!
Tem tanta graça, o maldito,
Tem tanto chiste, o ladrão!
O falar, fala de um modo…
Todo ele, aquele todo…
E elas acham-no tão guapo!
Velhinha ou moça que veja,
Por mais esquiva que seja,
Tlim!
Papo.

E a cegueira da justiça
Como ele a tira num ai!
Sem lhe tocar com a pinça;
E só dizer-lhe: «Aí vai…»
Operação melindrosa,
Que não é lá qualquer coisa;
Catarata, tome conta!
Pois não faz mais do que isto,
Diz-me um juiz que o tem visto:
Tlim!
Pronta.

Nessas espécies de exames
Que a gente faz em rapaz,
São milagres aos enxames
O que aquele demo faz!
Sem saber nem patavina
De gramática latina,
Quer-se um rapaz dali fora?
Vai ele com tais falinhas,
Tais gaifonas, tais coisinhas…
Tlim!
Ora…

Aquela fisionomia
É lábia que o demo tem!
Mas numa secretaria
Aí é que é vê-lo bem!
Quando ele de grande gala,
Entra o ministro na sala,
Aproveita a ocasião:
«Conhece este amigo antigo?»
— Oh, meu tão antigo amigo!
(Tlim!)
Pois não! “

João de Deus, in ‘Campo de Flores’

 

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) LobbyControl é uma associação sem fins lucrativos que esclarece sobre estruturas de poder e estratégias de influência na Alemanha e na UE. Estão comprometidos com a transparência, controle democrático e barreiras claras na influenciação da política e do público.

Os políticos devem representar os interesses de todos em nossa sociedade. Lobistas, por outro lado, geralmente só têm em mente os interesses de suas próprias empresas/organizações. O bem-estar da sociedade como um todo é secundário.

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

19 comentários em “CORRUPÇÃO NO PARLAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA”

  1. Die EU hat die humanistischen Ideale, die bei der Gründung proklamiert wurden , verraten und übers Bord geschmissen. Leider! Wer weiß , welches Übel noch unter der Decke steckt!!!????????

  2. Quanto à moral, não devem estar com muitas dores de cabeça! Devem estar preocupados, é se a descoberta de casos como este, começarem a proliferar. Haja coragem “sem medos” para alertar e averiguar.

  3. Resta esclarecer que Senhora é socialista, o que pelo menos os órgãos de (des)informação portugueses escondem.

  4. Nós a trabalhar todos os dias para vivermos e oagar os nossos impostos,para está gente que estão no parlamento e em todas as repartições, a ganhar do bom e com tudo pago, comem e bebem à nossa custa, por fim não lhes chega o ordenado que s8nda é preciso entrarem na corrupção. Em que, podemos nós confiar, penso que em ninguém…

  5. Nós a trabalhar todos os dias para vivermos e pagar os nossos impostos,para está gente que estão no parlamento e em todas as repartições, a ganhar do bom e com tudo pago, comem e bebem à nossa custa, por fim não lhes chega o ordenado que ainda é preciso entrarem na corrupção. Em que, podemos nós confiar, penso que em ninguém…

  6. Bom dia amigo Justo

    A corrupção mina as Instituições, sobretudo as Democráticas e a legalização dos LOBIS/ Lobistas tem sido um instrumento (uma espécie de cavalo de Tróia) nas democracias, para um clima propiciador da desconfiança e da CORRUPÇÃO, pela simples razão que não se estabeleceram formas de controlo e de monitorização. Mas a corrupção tem raízes profundas na falta de “Educação para os Valores da Política, da Moral e da Ética” e nas formas “democráticas” que os PARTIDOS fomentam, ou pelo menos consentem ,internamente, em que o ÚNICO FIM da seleção e da eleição é ganhar e conservar o poder. Esse fim justifica os meios….
    A nível dos Partidos Europeus, sobretudo Socialistas, tem sido uma desgraça, desde o Primeiro Ministro Italiano Betino CRAXI a quem um País do Norte de África deu guarida, para não ser preso…Na França ( com ex-Presidentes da República Chirac e Sarcozi ) na Grécia e em Portugal tem sido quase um “a ver se te avias”! Perto de nós, na Espanha, o próprio Ex-Rei se envolveu num escândalo inimaginável…
    Nos Países de Leste da ex-URSS a corrupção começou com a escolha de grupos de CLEPTOCRATAS a quem foram “vendidas” as grandes empresas estatais a partir da queda do Muro de Berlim.
    É assim, a DEMOCRACIA tem que levar uma volta, mas os atavismos , os mitos, e os dogmas das grandes organizações POLÍTICAS e também as RELIGIOSAS e Outras, impedem essa vira-volta.
    Um abraço e BOAS FESTAS para Ti JUSTO …

  7. Caro JCM!!
    Muito agradecido pela abordagem que fazes em relação à política e ao meu texto.
    Disseste e resumiste tudo numa e bem na frase: … “e nas formas “democráticas” que os PARTIDOS fomentam, ou pelo menos consentem ,internamente, em que o ÚNICO FIM da seleção e da eleição é ganhar e conservar o poder. Esse fim justifica os meios….”.
    Que a corrupção seja tratada como uma das pastas da diplomacia creio ser próprio de todos os sistemas do poder ou aspirantes a ele.
    O pouco que pude ver na minha actividade política na Alemanha, chegou-me para compreender que para se subir na carreira de partidos e do poder o caminho normal é o da troca recíproca de favores carreiristas, ideológicos ou políticos. Reina um suborno inerente à estrutura e um suborno da própria personalidade, o que tem como resultado termos nos topos do poder, de uma maneira geral, oportunistas e cínicos.
    Este caso de corrupção na União Europeia depressa será metido debaixo do tapete não se chegando a explicar publicamente de que favores se tratava nem a razão porque entraram em accao as autoridades belgas e não as da EU? Também seria de investigar o que estará por trás do caso em torno de Eva Kaili! Também aqui as coisas podem não serem tão transparentes como parecem ser… Isto parece trazer muita água no bico!
    Aqui é apresentado o Qatar como o corruptor, quando não existe só o país Qatar e além disso o corruptor é também Bruxelas que dá crédito às lóbis aceitando o seu comportamento de defensores de interesses próprios junto dos eurodeputados e órgãos do poder (o que se dá em Bruxelas acontece a alto nível em Portugal, país que entregou a EDP à China colocando nos centros fulcrais da EDP cinco dos seus antigos ministros (e o parlamento não nota e a imprensa ainda menos)!
    Imagine-se, que houvesse muitos jornalistas a falar disto! Logo seriam atributados de críticos ou seriam colocados logo num dos blocos do pensamento instituído na opinião pública: no bloco antissocialista ou no bloco do liberalismo económico; e isto sem margem para se poder ler nas linhas e entrelinhas dos escritos. Pessoas críticas são consideradas personas non gratas (numa Europa livre está-se a tornar numa praga) e os que as qualificam disto ou daquilo não têm sequer necessidade de argumentação que justificasse o pô-las num só canto ou fora dos muros! Também perante o povo encontram mais complacência os corruptos e os lobistas do que pessoas críticas. A sociedade é educada a aceitar como normal o pensar politicamente correcto (criado pelas forças vinculadas ao poder) e a desprezarem o que não confirma o espírito do “Maria vai com as outras”. No que respeita a Bruxelas já entre 2013 e 2019 foram escritos livros que desmascaram o assunto da corrupção e com detalhes, pelos jornalistas Georges Malbrunot e Christian Chesnot mas disso não interessava falar porque defendia o povo e para tal questionava o poder! A política cria ou favorece os factos como o do Qatar e depois vem a rapaziada depois da festa à cata das canas dos foguetes. Depois procura-se um culpado que não passa também ele de uma vítima da opinião pública que o sacrifica servindo, também ela, os interesses dos deuses que directa ou indirectamente contribuiu para o ser da vítima!
    Considero muito importante a tua conclusão “a DEMOCRACIA tem que levar uma volta”, porque como pessoa de bem e experiente sabes bem o que está por trás do que dizes!
    Muito agradecido também pelos teus votos de Boas Festas . Um feliz e santo Natal para ti, família e todos o que isto lerem

  8. Luís Moreira , fugiu à questão ficando-se pela generalidade da questão. O problema focal é o da corrupção independentemente dos senhores socialistas a serem investigados ou quem quer que seja. Aqui trata-se de apresentar aspectos críticos a abordar à questão e nela estaria também a possibilidade de haver muitos outros interesses escondidos por trás deste processo!

  9. António Cunha Duarte Justo, a corrupção é inerente à natureza humana. A diferença são as instituições que podem ou não funcionar .No Ocidente não são perfeitas mas funcionam

  10. Luís Moreira , que a corrupção é inerente à natureza humana é sabido, mas não se pde daí concluir que toda a gente é corrupta. A natureza não se deixa reduzir à corrupção nem à sua aceitação como regra. O facto de um certo funcionamento das estruturas ocidentais ainda beneficiarem além dos seus protegidos uma grande parte da população não quer isto que não haja outras instituições que funcionem nem tão pouco deixar a corrupção europeia andar pelo facto de ser melhor que outras corrupções! O funcionalismo e o utilitarismo não são bases suficientes para explicarem ou governarem uma sociedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *