ENTREVISTA AO PAPA FRANCISCO

 

Francisco fala de temas importantes e a maneira como fala é já sinal como resolver os problemas que lhe são colocados na entrevista: Fala da Universalização da juventude.  Como tratar com os jovens! Como encurtar distâncias? Fala da mulher. Diz que Fátima é a virgem do silêncio (“Para mim Portugal é Fátima”), e que a Igreja é feminina; de como estbelecer o diálogo entre conservadores e progressistas na Igreja, etc

De muito interesse mesmo para agnóstivcos.

https://tviplayer.iol.pt/programa/papa-francisco-a-entrevista/633419560cf26256cd37d2c0/video/6321de850cf26256cd35b10d?autostart=true

MOSCOVO SAÚDA A PROPOSTA DO VATICANO PARA CRIAR UMA PLATAFORMA DE NEGOCIAÇÃO

O Kremlin disse na segunda-feira que agradece uma oferta do Vaticano para fornecer uma plataforma de negociação para resolver o conflito na Ucrânia, mas acrescentou que a posição de Kiev torna isso impossível. A InfoCatólica cita o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov:  “Claro que saudamos essa vontade política, mas dada a situação de facto e de jure que agora temos do lado ucraniano, essas plataformas não podem ser processadas”.

Há dez dias, em entrevista ao jornal italiano La Stampa, o Papa Francisco reiterou que o Vaticano está disposto a fazer todo o possível para mediar no sentido de acabar com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há mais de nove meses, vários países, incluindo Turquia, Israel e China, apresentaram-se como possíveis mediadores no conflito. Não valeu nada. A guerra continua.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

MAIS UM MILHÃO DE EUROS DE PORTUGAL PARA A GUERRA NA UCRÂNIA

O ministro dos negócios estrangeiros português declarou na CNN (30.11): “Portugal reforça apoio à Ucrânia com um milhão de euros”.

O regime de Kiev não está interessado na paz e não aceita conversações para a paz; só quer armas sem olhar ao povo que morre e foge nem à diminuição do nível de vida em toda a Europa.

O governo português em vez de fazer pressão no sentido de se passar a negociações, assume apenas o papel de Maria vai com as outras para ter a impressão que quem anda ao mando dos grandes está em boa companhia! Portugal em contrapartida podia receber mais refugiados ucranianos e proporcionar-lhes uma vida humana digna assim como aos pobres em Portugal. O governo usa assim ilicitamente dinheiros públicos que tira aos reformados, à assistência pública, etc. obrigando-os a aguentar com o peso da inflação.

Indirectamente estamos a apoiar os americanos numa guerra contra os ucranianos e contra a Europa; a desumana guerra da Rússia na Ucrânia só pode ser contida à mesa das negociações porque como potência nuclear é invencível sem que haja uma catástrofe nuclear para toda a Europa.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

ALEMANHA CAMPEÃ MUNDIAL EM DUPLO PADRÃO MORAL CONFIRMADO NO CATAR

Finalmente, tornou-se público que o Catar fornecerá gás líquido para a Alemanha a partir de 2026.

Por um lado, o público alemão critica fortemente os jogos e a supressão dos direitos humanos no Catar e, por outro, a Alemanha está fazendo negócios com o anfitrião da Copa do Mundo.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, defensora dos direitos humanos no estrangeiro e o ministro federal da Economia e Proteção Climática, Robert Habeck, defensor da economia alemã, desempenham-se bem no seu jogo em terra alheia (a dupla liderança de Die Grünnen consegue afirmar o duplo padrão sem perda de rosto!).

A EU quer afastar-se de negócios com estados autoritários como a Rússia e, por outro lado, volta-se para países que considera ditaduras. E tudo isto por causa da guerra injusta da Rússia contra o estado oligarca da Ucrânia e por causa da lealdade aos EUA.

A política moral simbólica é mantida dentro da discussão pública nacional e a política empresarial faz-se fora sem alaridos que poderiam incomodar. A política sabe jogar bem com actos simbólicos pois está certa que as populações são suscetíveis a eles. O que importa é uma consciência popular tranquila!

Numa de novo arranjo geográfico-político, o parlamento alemão também já se sente agora com força para aprovar o acordo comercial CETA com o Canadá (1).

Só uma coisa não entra no jogo: seriedade e transparência.

Quanto a mim penso, porém, que toda a guerra económico-comercial só beneficia os estados fortes, e isto à custa do sacrifício das populações que têm de pagar tudo mais caro.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) https://antonio-justo.eu/?p=3661

MEDIA INTERNACIONAL CONTRA O PROCESSO DOS EUA CONTRA ASSANGE

O “Crime” de Assange foi ter provado Crimes de Guerra cometidos pelos EUA no Afeganistão e no Iraque

“É mais barato cometer crimes contra a humanidade do que os descobrir”(1). Para manterem o povo submisso e ordeiro, as classes dirigentes pretendem uma informação subordinada aos próprios interesses declarados como Razões de Estado!

Renomados meios de comunicação internacionais como Der Spiegel, New York Times, Guardian, Le Monde e El País acabam de dirigir uma carta aberta ao governo dos EUA pedindo que pare de processar o fundador do Wikileaks, Julian Assange, por publicar documentos secretos. Alertam que as acusações contra Assange são “um precedente perigoso e um ataque à liberdade de imprensa”. Assange apelou contra a ordem de extradição para os Estados Unidos, onde enfrentaria 175 anos de prisão por espionagem, etc. Julian Paul Assange é um jornalista investigativo australiano, ativista político, ex-hacker de computador, programador, fundador e porta-voz da plataforma investigativa WikiLeaks.

Em 2010, o WikiLeaks, juntamente com o New York Times, o Guardian e o Der Spiegel, publicaram trechos de registros militares que, entre outras coisas, provavam crimes de guerra cometidos pelos EUA durante as guerras no Afeganistão e no Iraque (2). 2012, o WikiLeaks publicou documentos sobre o tratamento de detidos em prisões e centros de detenção militares dos EUA…

A divulgação dos registros militares atraiu a atenção mundial. para localizar WikiLeaks lá. em 2010, foi alvo de fortes ataques de políticos, dos Media e de militares. Em 11 de abril de 2019, Assange foi preso pela polícia de Londres dentro da embaixada equatoriana a pedido do embaixador do Equador depois que o presidente do Equador, Lenín Moreno, retirou seu direito de asilo.

Assange casou em 23 de março de 2022 na Prisão em Londres. O casal não teve permissão para tirar uma foto oficial do casamento.

Quem segue o caso de Assange fica com um bom exemplo de como funciona a pressão indireta dos Estados Unidos sobre outros estados (uma diplomacia refinada de força que compromete os outros Estados obrigados a segui-la).  Contra a força não há resistência porque a sociedade é controlada pelos mais fortes. Neste meio não importa a verdade aposta-se apenas na força convincente de factos criados.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

 

(1) Michael Sontheimer

(2)  https://translate.google.de/?sl=de&tl=pt&text=Die%20Offenlegung%20der%20Milit%C3%A4rprotokolle%20erregte%20weltweite%20Aufmerksamkeit.%20WikiLeaks%20dort%20anzusiedeln.%20%20im%20Jahr%202010%20scharfen%20Angriffen%20aus%20Politik%2C%20Medien%20und%20Milit%C3%A4r%20ausgesetzt.%20Einige%20Stimmen%20forderten%20seine%20Hinrichtung.%20Am%2011.%20April%202019%20wurde%20Assange%20innerhalb%20der%20Botschaft%20auf%20Anforderung%20des%20ecuadorianischen%20Botschafters%20von%20der%20Londoner%20Polizei%20festgenommen%2C%20nachdem%20ihm%20der%20Pr%C3%A4sident%20Ecuadors%2C%20Len%C3%ADn%20Moreno%2C%20das%20Asylrecht%20entzogen%20hatte.Die%20Trauung%20fand%20am%2023.%20M%C3%A4rz%202022%20im%20Londoner%20Hochsicherheitsgef%C3%A4ngnis%20HMP%20Belmarsh%20statt.%20Das%20Brautkleid%20war%20von%20der%20Modesch%C3%B6pferin%20Vivienne%20Westwood%20entworfen%20worden%2C%20jedoch%20wurde%20dem%20Paar%20kein%20offizielles%20Hochzeitsfoto%20gestattet%20&op=translate

 

WikiLeaks  https://twitter.com/wikileaks?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor

 

Liberdade de imprensa parece valer enquanto não colocar em perigo a classe governante