O DIA DE TODOS OS SANTOS – O DIA DE TODAS AS ALMAS E O HALLOWEN

A Igreja católica celebra a 1 de novembro todos os santos, não só os conhecidos canonizados, mas todos os outros.  No Martyrologium Romanum estão registados 6650 santos e beatos e 7400 mártires. A celebração comemorativa remonta ao século IV.

Todas as pessoas falecidas que viveram as suas vidas para o bem e com o sentido em Deus são celebradas.

No dia seguinte, 2 de Novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Todas as Almas. Em novembro são assim celebrados todos os mortos como fazendo parte da mesma comunidade!

Na noite 31 de Outubro, celebra-se o Halloween. O termo “Halloween” vem da expressão “Véspera do Dia de Todos os Santos” em que os celtas celebravam o rito de morte. Os irlandeses integraram nos seus rituais a celebração de „Halloween” (lembrança colectiva) que integra alguns costumes celtas (Samhain, onde se sacrificavam crianças e virgens) que celebravam a morte.

Os irlandeses ao emigrarem para os EUA levaram consigo este costume que nos anos 90 se tornou parte da cultura americana!

A mistura de rituais celtas de reminiscência bárbara de culto da morte (tem a ver com o processo de aculturação e inculturação no encontro de costumes entre povos). A integração do rito Halloween na cultura americana pretende certamente incitar as lembranças americanas inconscientes também elas comuns a velhas práticas indígenas.

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

7 comentários em “O DIA DE TODOS OS SANTOS – O DIA DE TODAS AS ALMAS E O HALLOWEN”

  1. Fazem parte da nossa cultura, as celebrações no dia 1 de Novembro o Dia de Todos os Santos, Dia do Pão por Deus, e o Dia dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de Novembro. Só não sei porque se importou dos EUA o Halloween, fomentando-se este costume nas escolas, desde a primeira infância. O mundo do comércio agradece e o resto… logo se vê ‍♀️!!!

  2. Mafalda Freitas Pereira , penso que por trás disso estão ideologias rivalizantes com a religião cristã. O aspecto teatral e exibicionista do Halloween é mais propício a encontrar adeptos do que o Pão por Deus ou a recordação dos santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *