ESCOLA PÚBLICA

Hoje é o dia do inventor da escola pública e gratuita! Ele foi perseguido…, abriu escolas em toda a Europa para crianças pobres e abandonas.
Não, ele não viveu no século XX, mas no século XVI/XVII.
Não, ele não era comunista, mas padre. São José de Calasanz, nasceu em 1557 na Espanha.
Foi o fundador da primeira escola pública cristã e da Ordem Religiosa das Escolas Pias mais conhecida por Escolápios (por se dedicar à educação da juventude). Em 1948, o papa Pio XII declarou José de Calasanz patrono das escolas cristãs. Várias ordens religiosas seguem a sua espiritualidade e carisma. As suas ideias educativas centravam-se no respeito pela personalidade da cada criança vendo nelas a imagem de Cristo.
Em 1717, na Prússia, que surgiu a educação estatal pública, instituída como escola obrigatória para crianças entre 5 e 12 anos, pelo rei Frederico Guilherme.
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo
Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

11 comentários em “ESCOLA PÚBLICA”

  1. Lamenta-se que sobre o Cristianismo e seus crentes, só se enfatize, sobretudo nestes últimos tempos, o lado das suas sombras. Quando sabemos que o seu legado positivo é manifesto e duradouro na história da humanidade e se comprova na arte, na filosofia, na moralidade e nas instituições sociais. Sua ética de amor ao próximo, perdão e justiça social é inigualável!…
    Bem haja.

  2. Manuela Silva , tem toda a razão. Mas actualmente somos governados e dirigidos por agendas globalistas que levam muitos dos governantes europeus a oportunisticamente se deixarem transformar em meros administradores de políticas determinadas por elitas globaistas desacreditando deste modo a democracia e desrespeitando os nteresses legítimos dos povos e das nações. Seguem aestratégia do pensar gnóstico e da estratégia relativista para embrilharem o povo e assim criarem pensar colectivo único que chega ao desprepósito de considerar pessoas críticas que ainda acreditam no bem-comum de todo o povo e o alertam para o que realmente se esá a passar, como sendo antidemocráticas por nao seguirem o politicamente correcto e o maistream dos baixios da inteligência humana.

  3. Devia ser, um dia Histórico ! Mas deste, dia , como de outros, valores ,ninguém fala e devia..!! ,maravilhoso deste saserdote José de Calasanz, patrono das escolas,. havia devia vir no livro da primária para as crianças saberem , de um bem, que lhes,foi atribuido ,este significado, tão maravilhoso, ver nas crianças a imagem de Jesus Cristo Obrigada pela sua partilha e conhecimento,o partilhar Obrigada. Quando veijo saserdote a dizer que é comunista, muito mal vai aqui a minha Igreja, ó meu querido Portugal.

  4. Conceição Azevedo, sim, é lamentável que fenómenos importantes para o desenvolvimento da nossa cultura e da pessoa humana não fazem parte de interesses partidários e em especial do socialismo marxista que procura fazer tudo por tudo por desacreditar o cristianismo, a família e a pessoa humana na qualidade de algo sagrado. O sacerdote que diz ser comunista certamente não conhece como muitos cristãos a doutrina socialista de Marx e de Engels que tinham uma visão materialista da História e lançaram as bases para a prática do comunismo (ditadura do proletariado) numa sociedade tipo máquina reduzida ao funcionar das pessoas como meras peças da máquina. Ao tirarem a identidade divina, ou caracter absoluto à pessoa atraiçoam o cristianismo sem o saberem. Por isso temos uma sociedade em que os próprios católicos se encontram desorientados. Não quero com isto dizer que comunistas ou ateus sejam menos que outros mas que todos deveriam, com a centelha de pensar próprio que possuem não viverem uns contra os outros. A nível de História e de sociologia todos têm algo de bom que se possa aproveitar. Infelizmente o socialismo apodrou-se da ideia do humanismo cristão para a secularizar e transformar numa ideologia morta com laivos de religião.

  5. Gostei , muito ,de ler este seu texto . Sim é lamentável que fenómenos imortantes para o desenvolvimento da nossa cultura e da pessoa humana não fazem parte de interesses partidários e em expecial do socialismo marxista que procura fazer tudo por desacreditar o cristianismo, a familia e a pessoa humana na qualidade de algo sagrado , Obrigada muito gostei destas, suas palavras , não imagina , estou -lhe grata

  6. António Cunha Duarte Justo, o socialismo, em nome da laicizacao das escolas, mandou delas retirar crucifixos, porém práticas de meditação na mesma escola ganham espaço entre aquilo que chamam, de metodologias pedagógicas!
    O socialismo desenvolveu uma sociedade, de luta de uns contra os outros, ao contrário de desenvolver uma sociedade de cooperação e de confiança,
    O socialismo que tanto se vangloria da protecção do trabalhador, retira-lhe do seu salário 40%, em impostos, para assim. ao contrário de diminuir pobreza, a multiplicar…
    O socialismo que tanto se vangloria igualmente de proteger o país, deixou-o à deriva e de portas abertas sem controlo e sem limites de cuidado e protecção.
    O socialismo vendeu-se a uma agenda globalista destruidora, ao contrário de proteger o país.
    Fizeram-nos acreditar na construção de um país melhor, para no final, vermos perder os valores, que mais sustentam essa qualidade num país.
    O mais grave no meio de tudo, é que os culpados nunca são responsabilizados quando mal fazem às pessoas e ao país e ainda como prémio, vejam só, têm à sua espera condecorações e lugares de egos e ganhos maiores!
    Políticos assim não precisamos.
    Políticas assim também não.

  7. Manuela Silva ,Manuela Silva , o socialismo marxista vive sobretudo dos seus propagandistas e por isso trabalha sobretudo para eles. Outros partidos, em vez de apostarem no humanismo cristão perdem-se também em defesa de interesses de clientelas. Só um povo renovado e exigente poderá contribuir para uma política comprometida com o bem comum e com os povos. As políticas de informação que criam a opinião pública estão empenhadas em formar rebanhos que se contentem em olhar para o chão na procura de alimento e se levantam o olhar é até ao nível do traseiro da ovelha companheira, o resto causa vertigens. As agências de informação estão indirectamente interessadas que as pessoas se esgotem no seu dia-a-dia. Estão do lado dos mais fortes porque sabem que a lei natural da selva lhes dá segurança. Há muitas pessoas boas e muitas distraídas mas não chegam para se instalar uma cultura de paz. Veja como os leões da selva empregam todos os ses esforços em implementar guerras porque sabem que enquanto as populações se ocupam com elas não pensam nos que vivem delas e delas vivem sempre os grandes do conflito.

  8. António Cunha Duarte Justo, tristes verdades…
    Muito obrigada por tão pertinentes e claras opiniões…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *