SÓ HÁ UM POUCO DE PAZ
Não há nem nunca houve educação para a paz porque ela se encontra distribuída pelas diferentes ideologias, partidos e grupos de interesses!
Cada um considera-se em posse da verdade e em vez de a ver repartida também pelos outros julga-se no direito de impor a sua!
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Temo
É verdade. Deparam-se-nos imensas interrogações.
Porquê a Diplomacia não tem força? Falta Democracia. Falta diálogo. Os interesses económicos falam mais alto…
Mafalda Freitas Pereira
O ser humano, as instituições e os diferentes agrupamentos na necessidade de se definirem (processo do tornar-se eu) fazem-no à custa do todo sem deixarem espaço para este. A lei natural da selecção, o egoismo, a falta de reflexão e a vontade do poder pelo poder tudo justificam. Quanto aos regimes de sociedade ou de governo fazem parte da regra. Ná há transcendência nem vontade de tal!
Pena o mundo ser assim.
Só o amor seria a solução porque só ele engloba tudo!
Também acho!
Mas é uma utopia.
Uma utopia necessária para a vida humana! Por isso me entusiasma a fórmula trinitária em que tudo é relação pessoal e da relação de um eu com um tu surge a terceira que é o Amor, aquela que dá subsistência ao tu e ao eu.
Mesmo depois da explicação dada, na fórmula trinitária tudo é relação pessoal? É que a utopia, ainda que necessária à vida humana, é sempre uma utopia.
Acho que entrei numa conversa redonda… é melhor sair daqui
De acordo! O redondo seria o símbolo do “perfeito” e este é inimigo do bom porque é impossível. De facto, na fórmula trinitária consegue-se que o um seja igual a três e três igual a um! Para mim, utopias são desejos criadores de horizonte que nos motivam a andar, uma espécie de sol que nos chama a elevar-nos. Se Deus não sonhasse creio que o mundo não existia! Muito agradecido por me ocasionar pensar.
Muito interessante e explicativo o seu Emoji de tudo o que temos dito porque nele se encontra a simbologia do três e do círculo (perfeição). Com a expressao “fórmula trinitária” como resumo de toda a “Realidade”queria referir-me à simbologia do mistério da santíssima trindade onde é superada a ideia do tempo e do dualismo e em que tudo se expressa em relação. No que respeita ao triângulo, no cristianismo, por exemplo, os três lados representam a Santíssima Trindade (também união do corpo, da mente e da alma). Isto significa que Deus consiste igualmente de Pai, Filho e Espírito Santo. Juntas, estas três pessoas formam uma unidade inseparável: Deus, que na minha interpretação engloba toda a “Realidade” material e espiritual não reduzível a uma forma.
No quadrado a simbologia refere-se já não ao conteúdo mas à forma (ao terreno, ao formato material estático) . O quadrado dentro do círculo aponta para a união de matéria e espírito!