CONTRA O DESMONTE DE SINAIS DA CULTURA EUROPEIA

Partido italiano não quer que Festas de Natal sejam renomeadas de “Festas de Inverno”

Pela Europa fora nota-se uma aragem fria tendente a varrer com tudo que aponte para as raízes da Cultura Europeia principalmente no que toca a linguagem e a costumes de caracter religioso ou cultural identificativo. Quem defenda as tradições corre o risco de, a nível dos media e do politicamente correcto, ser intitulado ou marcado com a alcunha de “direita” em sentido depreciativo e preconceituoso e isto pelo simples facto de uma Nova Ordem Mundial estar a ser forjada à margem do humano e contra o cristianismo.

Em nome da multicultura, do respeito pelo islão e pela laicidade observam-se, por toda a Europa, iniciativas tendentes a formar uma Meta-cultura europeia (abstracta) que inclua todas as outras culturas menos a própria; nalguns meios a História da Europa quer-se abolida para que o marxismo internacionalista possa tomar o seu lugar. Assim querem ver as Festas de Natal substituídas por Festas do Inverno, as Festas da Páscoa substituídas por Festas de Primavera ou Festas do Coelho, etc. (Na Alemanha tradicionais Mercados de Natal – Weihnachtsmärkte – são renomeados nalgumas cidades de “mercados de inverno”. Em Friedrichshain-Kreuzberg foi proibido chamar os mercados de Natal de mercados de Natal, dado na religião haver muitos muçulmanos e para não ofender os seus sentimentos religiosos deve ser usado um termo mais neutro como “mercado de Inverno”. Pelo que se nota estas iniciativas são de carácter incendiário.

Na Itália algumas autoridades escolares decidem renunciar aos símbolos do Natal e, em vez do Natal, celebram a festa de inverno por suposta consideração pelos crentes de outras religiões. É assim que se muda mais ainda a essência do Natal cristão. Para que isso não aconteça, o partido Fratelli d’Italia apresentou ao parlamento um projeto de lei para impedir que as celebrações do Natal sejam renomeadas em “festas de inverno” e a montagem de presépios de Natal não seja impedida.

Os direitos humanos e os direitos de minorias não deveriam ser impedimento para se preservar a cultura acolhedora.

O respeito pelos imigrados não deveria concorrer com o respeito pelo povo acolhedor ou pela camada social para quem os valores da cultura e da tradição ainda são significativos. Na altura do ramadão em escolas com muitos muçulmanos também se poderia celebrar esse acontecimento religioso concorrendo assim para a interculturalidade.

Se tivermos em conta as intenções da política da EU e o desenvolvimento demográfico na Europa é natural que com o tempo tudo se mudará e quem hoje defende usos e costumes da tradição europeia encontra-se em situação perdida. Seria de esperar dos prosélitos do modernismo e defensores da multicultura (contrários à intercultura) que tivessem um pouco mais de paciência e dessem tempo ao seu tempo.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, doutro modo os governantes e os políticos do arco do poder ver-se-ão sempre envolvidos na tarefa de qualificar de populistas ou extremistas quem critique os seus actos governativos para mais tarde correrem a emendarem o que fizeram integrando nele as propostas dos tais “populistas” e “extremistas”, como fazem agora na política de refugiados na EU.

Na Europa, depois do renascimento iniciou-se a individualização e com ele uma certa emancipação da comunidade. Com o modernismo a individualização pessoal parece ter atingido o seu extremo. A individualização leva à emancipação do controlo social e, automaticamente, o aspecto comunitário perde a sua relevância na sociedade civil e consequentemente também na religiosa.  Por outro lado, a pluralização das expressões culturais estabelece a concorrência cultural, se em vez de uma política inclusiva de interculturalidade se implementar uma política de multiculturalidade; numa sociedade individualista as forças centrífugas de grupos questionam com vantagem a sociedade individualista dado esta ter perdido a consciência de comunidade. Uma situação difícil para todos os lados.

A religião perde a sua função orientadora sendo a função da religiosidade assumida em parte pela publicidade que satisfaz desejos e pelas promessas ad hoc dos partidos/ideologias que alimentam esperanças concretas e imediatas. Neste ambiente torna-se compreensível a erosão da igreja católica independentemente da sua adaptação ou não ao espírito do tempo.

A queda da sociedade ocidental manifesta-se não só na perda do sentido de comunidade mas também no facto de os intervenientes da sociedade civil e religiosa terem perdido a sua importância devido a não haver vínculos comunitários (a não ser os vínculos de interesses repartidos, mas de proveito imediato) nem haver substitutos visíveis para a função intermediária entre sociedade e Estado, função antes mantida pela religião; as agremiações pelo facto de viverem elas mesmas em competição e na tendência de ocuparem o Estado não oferecem confiança suficiente nem garantias sustentáveis.

A maior fraqueza atual vem da produção de um tipo de indivíduo esvaziado de memória, tradição e religião (factores de identidade cultural, na sua função e qualidade orgânica que proporciona perspectiva e sentido) e como tal descontextualizado e dirigido por uma realidade meramente mental-virtual. Numa época de mudança axial será necessária muita imaginação, criatividade e boa vontade de todos para que se salientem factores que lhe proporcionem uma relação indivíduo-comunidade equilibrada e rejuvenescedora.

António CD Justo

Pegadas do Tempo

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Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

6 comentários em “CONTRA O DESMONTE DE SINAIS DA CULTURA EUROPEIA”

  1. Em Berlim temos uma menorá patrocinada pela seita Chabad já ao lado da árvore de Natal diante o Portão de Brandeburgo, aliás como em quase toda a europa e EUA, simplesmente querem equiparar aquela festividade judaica de uma população ínfima com o Natal. Mas esse pormenor esqueceu-se de mencionar.

  2. Ricardo Nuno Costa , muitíssimo obrigado pela oportuna lembrança. Estas coisas que estão a acontecer no “subsolo” só poucos conseguem perceber e notar a grande mudança que está verdadeiramente a acontecer de maneira imperceptível!

  3. Este “desmontar” da cultura europeia em favor do Islão e de tudo o que não seja Cristão tem como objetivo a futura implementação de uma religião universal que a ONU quer propor (entenda-se impor) a todos.
    Uma coisa que sempre me levanta questões é mesmo a relação com as pessoas do mundo islâmico.
    Um Cristão vai a um país islâmico e tem de ter cuidado ou correr o risco de ir preso se não vestido de acordo com as regras.
    Os muçulmanos vêm para o nosso país e nós temos de mudar tudo para não o ofender.
    Porque é que mudamos por eles?
    Porque é que eles não mudam por nós?
    E ainda nos querem convencer que Deus não existe…….!!??

  4. Silvia Carmen , penso que é muito objectivo o que constata e observa. O problema é que nem todos têm disponibilidade para poderem dar-se conta do que está a acontecer. Quanto ao islão ser favorecido pela política europeia (União Europeia) e os políticos se mostrarem tão dóceis mesmo no que teria a ver com a defesa da própria cultura deve-se ao facto de por trás de tudo isto, no meu entender, se encontrarem interesses económicos de grandes multis mundiais e ideologias globalistas que veem no fomento do Islão uma oportunidade para desmantelarem a cultura europeia (o biotopo cultural) porque sabem que o Islão está mais próximo, em termos de consideração da dignidade da pessoa, de ideologias materialistas. E o grande problema dos “oligarcas” globalistas é saberem que o seu maior concorrente assenta nos valores da cultura europeia; por isso trata-se de a nível global imporem as suas agendas na Europa. Quanto à ásia sabem-na já no papo (a nível de conceito antropológico ) porque o indivíduo lá é concebido com base na sua funcionalidade e não na dignidade da pessoa humana (assim capitalismo liberalista e comunismo coincidem nos seus meios e nos seus fins pois para orientação de toda a humanidade precisaariam apena de uma troica.; semelhante visão antropológica tem o islão que considera a pessoa-crente-cidadão não como valor em si mas como instrumento da comunidade islâmica.

  5. Gostei muito de ler tudo e fiquei contente ao saber que o Fratelli d’Italia apresentou o projeto lei a impedir que as celebrações de Natal sejam chamadas de “festas de inverno” e a montagem de presépios se possa fazer. Entendi bem?

  6. Obrigado, M. Manuela! Sim era isso mesmo. Ainda há gente atenta ao que se passa, mas essa gente é considerada pelo pensamento correcto como extremista em relação à sua opinião. Isto num mundo que poderia tornar-se num arco-íris opiniões com dissonâncias mas no sentido de formarem o belo espectáculo da humanidade, feita toda ela de irmãos.

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