PAPA FRANCISCO INICIOU A CHEGADA DO SUL GLOBAL AO OCIDENTE

Décimo Aniversário da Eleição do Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, vindo do Sul (Argentina) e eleito a 13 de Março de 2013, (o primeiro pontífice não europeu em 1 200 anos), iniciou o seu pontificado com actos simbólicos (1) querendo, desde o princípio desabituar os bispos de certa pompa e luxo de maneira a serem substituídos por uma atitude de humildade, compaixão (2) e um coração virado para os pobres e fracos.

Na sua qualidade de líder mundial insurge-se contra a “globalização da indiferença” produtora de refugiados, pobres e contra o carreirismo na Cúria. Com a sua atitude de desmitificar os chefes e de acentuar a perspectiva de baixo para cima, provocou em certos dirigentes um olhar enviesado. Ao contrário do grande teólogo Bento XVI, Francisco concentra-se sobretudo no âmbito da pastoral misturando-se com o povo de Deus numa igreja sempre peregrina (Na cerimónia de um Lava-pés de quinta feira santa o Pontífice estabelece um exemplo beijando os pés a prisioneiros).

Com a maneira de ser de Francisco o ministério Petrino começou a ser mais apreciado no mundo secular; por outro lado, ao sacudir o pó do imobiliário da Igreja constipou, alguns ocupantes de lugares altos que em surdina começaram a espirrar! Por outro lado, levantou esperanças nalguns caminheiros mais apressados que iniciaram uma pedalada europeia tal que se distanciavam demasiado da caminhada rítmica do povo de Deus a nível global. Foi o caso do caminho sinodal da igreja na Alemanha que dava a impressão de querer protestantizar o Catolicismo. A controversa caminhada alemã com o reconhecimento da diversidade do género, as celebrações de bênção para casais homossexuais e recasados (3), a permissão para leigos pregarem em missas e o voto para diaconisas são pontos que, no meu entender, não levarão a igreja alemã a marginalizar-se (4) dado ter sido o próprio papa Francisco que de início entusiasmou os movimentos de reforma da Igreja a nível global (5) . A decisão será tomada em Roma depois das caminhadas sinodais a decorrer em todo o mundo.

Na escolha de cardeais e visitas apostólicas privilegiou as margens do mundo e da sociedade. Escolheu cardeais dos cantos mais distanciados do mundo

É explícito e decisivo ao defender a “tolerância zero para a pedofilia”: “O abuso de homens e mulheres da Igreja – abuso de autoridade, abuso de poder e abuso sexual – é uma monstruosidade” Na Carta Apostólica de 2019 “Vos estis lux mundi” (Vós sois a luz do mundo) decretou disposições gerais para toda a Igreja de modo a não serem possibilitadas “omissões tendentes a interferir ou contornar as investigações civis ou as investigações canónicas” (ver cotações e Carta 6)

O Santo Padre tem sido um exemplo para todas as religiões no diálogo inter-religioso revelando-se em crítico profundo de um clericalismo mais identificado com “capatazes” do que com “pastores”!

Pronunciou-se com mestria universal em questões da ecologia da “nossa Casa comum” com a encíclica ecológica Laudato Sí (7).

Como representante da Igreja vinda do Sul tem provocado o capitalismo liberal, o que tem incomodado representantes do monopolismo/hegemonia ocidental. Francisco, porém, esclarece: “Não condeno o capitalismo e também não estou contra o mercado”: o que defendo é a “economia social de mercado”. “A mesa económica não funciona só com duas pernas. Mas sim com três: o capital, o trabalho e o Estado como regulador.” (8)

Com a morte do emérito papa Bento XVI, o Papa Francisco terá mais facilidade em fortalecer o processo renovador pastoral na Igreja. Uma Igreja com 1,378 bilhão de fiéis espalhados nas diferentes cultuas do mundo não é fácil de gerir!  Uma coisa é certa: O Sul global está a chegar; vais ser grande o “preço” a pagar (9)!

 

António CD Justo

Teólogo

Pegadas do Tempo

(1)  A um Papa Doutor segue-se um Papa Reformador: https://www.triplov.com/letras/Antonio-Justo/2013/papa_doutor.htm

(2)  Completou a reforma da cúria em 2022”;  “Constituição Apostólica Praedicate Evangelium”: https://antonio-justo.eu/?p=7236

(3).    Recasados: http://religionline.blogspot.com/2018/02/jornalismo-e-religiao-proposito-da-capa.html. A consciência é o primeiro vigário de Cristo – Polémica dos recasados: https://etcetaljornal.pt/j/2018/03/a-consciencia-e-o-primeiro-vigario-de-cristo-polemica-dos-recasados/

(4) Haverá uma continuação do Sínodo sobre Casamento, Família e Sexualidade: https://www.pressreader.com/

(5) A EXORTAÇÃO PÓS-SINODAL “QUERIDA AMAZÓNIA” QUER UMA IGREJA MAIS FEMININA E MENOS CLERICAL: https://blog.lusofonias.net/nem-sacerdotes-casados-nem-diaconisas-por-antonio-justo/

(6) https://www.vatican.va/content/francesco/pt/motu_proprio/documents/papa-francesco-motu-proprio-20190507_vos-estis-lux-mundi.html . Entre outras coisas o Papa Francisco tem vindo a dizer: “Nenhum abuso deve jamais ser encoberto e subestimado, pois a cobertura dos abusos favorece a propagação do mal e eleva o nível do escândalo”! “Nos últimos tempos pudemos ouvir com mais clareza o clamor, tantas vezes silencioso e silenciado, de nossos irmãos, vítimas de abuso de poder, consciência e sexualidade por ministros ordenados”! “Não nego os abusos – mesmo que fosse um só é monstruoso, porque o padre e a freira têm de conduzir o menino, a menina a Deus, e ao fazerem o abuso destroem-lhes a vida. É monstruoso, é destruir vidas”! “É um momento de vergonha” e a Igreja “não se cansará de fazer tudo o que for necessário” para levar à justiça quem quer que tenha cometido algum tipo de abuso sexual”. “Não se pode dar prioridade a qualquer tipo de considerações, sejam de que natureza forem, como por exemplo a vontade de evitar o escândalo, porque não há qualquer lugar, no ministério da Igreja, para quem abusa de menores. “A Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos, quaisquer que sejam. Nem quando os abusos ocorrem nas famílias, em clubes, ou noutro tipo de instituições. A Igreja deve ser um exemplo para ajudar a resolvê-los, tornando-os conhecidos na sociedade e nas famílias”

(7)  A encíclica ecológica: https://antonio-justo.eu/?p=3191

(8)  “Papa qualificou rearmamento de insensatez”: http://miraonline.pt/opiniao-que-conta-papa-qualificou-rearmamento-de-insensatez/

A ONU já não corresponde às novas realidades: https://antonio-justo.eu/?p=7890

Cristãos e Política: https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/58955/cristaos-e-politica-

Re-ligare 2013: https://religare.blogs.sapo.pt/tag/francisco

PAPA FRANCISCO EXCOMUNGA A MÁFIA: https://abemdanacao.blogs.sapo.pt/papa-francisco-excomunga-a-mafia-1221597

(9)  O SUL GLOBAL ESTÁ A CHEGAR –VAI SER GRANDE O PREÇO A PAGAR: https://jornalpovodeportugal.eu/2022/07/28/o-sul-global-esta-a-chegar-vai-ser-grande-o-preco-a-pagar/

 

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *