JOGO PORTUGAL – MARROCOS

O Sul Global está a chegar

Equipa portuguesa e equipa marroquina, ambas de grande classe num jogo de categoria e emocionante!

Marrocos ganhou 1-0 com duas equipas no estádio: os jogadores e os espectadores (arábia inteira!) (1).

Triste foi ter de ouvir o monótono concerto de assobios quando Portugal se encontrava em posse da bola.

Parabéns aos jogadores das duas equipas, pelo espectáculo embora doloroso que proporcionaram.

Obrigado ao treinador e aos jogadores por termos chegado aos quartos de final! A equipa portuguesa não só está de parabéns como também promete em jogos futuros.

Nas diferentes gerações do futebol as selecções têm mostrado um aspecto de Portugal exemplar: a geração Eusébio, a geração Figo e a geração Cristiano Ronaldo.

Quanto a Ronaldo (CR7): Apesar de uma guerra de informação em Portugal contra Cristiano Ronaldo, reveladora de uma falta de equilíbrio em análise, facto é que CR7 se afirmou como um dos poucos jogadores de topo no mundo. É um português que assegurou o seu futuro e o de sua família e enriqueceu Portugal, sendo uma personalidade com rostos de qualidade, entre eles o de um dos jogadores mais ricos do mundo.

Também em termos de futebol se verifica que o “sul global” começa a chegar! Sim, até porque, o mundo não começa na Inglaterra e na Alemanha e não acaba na Península Ibérica.

O mundo é muito divertido e, porque é grande e de todos, possibilita a cada um a própria perspectiva e nesta todos seriam campeões! As boas perspectivas continuam num mundo que não é o melhor de todos, mas, em que todos podem ser não só os melhores, mas sobretudo melhores!

Ronaldo riu e chorou num Portugal completo que dá para rir e chorar…

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) Nas bancadas encontravam-se mil portugueses!

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

5 comentários em “JOGO PORTUGAL – MARROCOS”

  1. Cristiano Ronaldo na sua página do FB: “Ganhar um Mundial por Portugal era o maior e mais ambicioso sonho da minha carreira. Felizmente ganhei muitos títulos de dimensão internacional, inclusive por Portugal, mas colocar o nome do nosso país no patamar mais alto do Mundo era o meu maior sonho.
    Lutei para isso. Lutei muito por esse sonho. Nas 5 presenças que marquei em Mundiais ao longo de 16 anos, sempre ao lado de grandes jogadores e apoiado por milhões de portugueses, dei tudo de mim. Deixei tudo em campo. Nunca virei a cara à luta e nunca desisti desse sonho.
    Infelizmente, ontem o sonho acabou. Não vale a pena reagir a quente. Quero apenas que todos saibam que muito se disse, muito se escreveu, muito se especulou, mas a minha dedicação a Portugal não mudou nem por instante. Fui sempre mais um a lutar pelo objectivo de todos e jamais viraria as costas aos meus companheiros e ao meu país.
    Por agora, não há muito mais a dizer. Obrigado, Portugal. Obrigado, Catar. O sonho foi bonito enquanto durou… Agora, é esperar que o tempo seja bom conselheiro e permita que cada um tire as suas conclusões. ❤️”

  2. Aqueles assobios é uma moda relativamente em voga. É desagradável e sinto que também uma demonstração de falta de educação injustificada.No Benfica também acontece isso em relação a determinados jogos.

  3. Caro amigo, António Justo

    Espero que estejas bem, assim como a tua Familia e os meus votos de UM SANTO NATAL … .
    Dito isto, recomeço aqui as minhas considerações em relação aos teus escritos que leio com todo o gosto e, às vezes com desgosto. Também leio os parcos escritos de outros queridos amigos do “ nosso tempo” .
    Não estou a ver onde queres chegar com o teu “grito contido” de que o Sul Global está a chegar, a propósito do Jogo Portugal-Marrocos…Mas vislumbro no texto um louvor aos marroquinos por nos ganharem ( mas isso vá lá…) , porém concluo que agora te voltaste para o “Globalismo” que deu no que deu e está a dar !
    Quanto à ação do Sr.PR vejo que te tornaste também um seu admirador …ao condecorar também um traidor manifesto de Portugal como foi Amilcar Cabral e outros quejandos !
    Fico por aqui , mas direi em breve o que penso sobre essas questões da nossa actualidade e outras !
    Um abraço a todos e que a PAZ e a Harmonia reine entre nós! FELIZ NATAL !
    Abraço

  4. Auguro-te também a ti, família e aos amigos um santo Natal.
    Ainda bem que me lês com gosto e com desgosto porque isso é sinal de que pensas pela própria cabeça!
    Com a afirmação de que “o Sul Global está a chegar”, quero apontar para a “cedência” dos clubes fortes europeus em benefício de concorrentes do sul! Mais procuro ainda que se reflita no facto de a Europa, a partir da primeira e segunda guerra mundial ter perdido a dianteira no mundo para a passar para os Estados Unidos; quero-me referir especialmente aos tempos de crise atual que anunciam o início de tempos
    de mudança fundamental especialmente na esfera política, económica e social para uma Europa não preparada para uma viragem da reorganização das economias e políticas em blocos; apesar da melhor qualidade democrática europeia e da sua riqueza cultural a Europa deixará de ocupar o papel de dama de honra nas relações internacionais.
    Quanto ao “vislumbro no texto um louvor aos marroquinos por nos ganharem”, digo-te que aqui erraste redondamente. No meu entender, do Norte de África (também ele subjugado) veio a ameaça à Europa: outrora o islão aproveitou-se das rivalidades intestinas de príncipes cristãos na Península Ibérica e agora aproveitam-se das necessidades que a Europa tem de trabalhadores (devido ao envelhecimento e necessidade de gente com vontade de reprodução) e às obrigações de imigração que a Europa assumiu na luta de interesses em África entre a Rússia e os Estados Unidos e entre sunitas e xiitas.
    Sempre fui um crítico do “Globalismo” e nos meus textos referia o motivo do meu ser contra; nomeadamente o de ele ter como base de seu sustento o socialismo internacionalista, sem eira nem beira e o turbo capitalismo descarado e desregrado (os dois são grandes aliados contra o cristianismo no qual floresceu a pessoa humana); sempre fui defensor do regionalismo porque o considero já de nascença muito mais democrático e passível de democracia do que qualquer outra supraestrutura. Quanto a Marrocos continuo a considera-lo com olhos muito críticos porque com o seu islão são, juntamente com o materialismo e ideologias anexas, os maiores inimigos da civilização ocidental embora também ela peque por ser demasiado agressiva.
    Quanto à ação do Sr. Presidente da República,(1) apenas referi o caso de ele ter mencionado também movimentos católicos no envolvimento da democratização de Portugal coisa que em Portugal é atribuído só aos socialistas e comunistas; ao escrever o texto pensei bem também no que ele poderia ter de contestável mas não me interessou questionar o facto que por outro lado comprometia também o catolicismo num processo de luta que não era portuguesa mas estrangeira. Resumindo, quanto ao Presidente penso que atua mais como um troca-tintas condicionado pela paixão que tem pela sua própria pessoa (em psicologia há um nome bonito para esse fenómeno!), no meu entender é mais um presidente a somar-se a outros sem personalidade de Estado, como estamos habituados já a ter.
    Para melhor veres o meu pensar subjacente aos artigos podes constatá-lo no artigo que escrevi “DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO – VIRGEM E MÃE – UMA CONTRADIÇÃO SÓ NA MENTE” e que coloco em baixo.
    Obrigado pelas observações que fizeste e a que procurei responder. Naturalmente no que referi surgirão aspectos que precisariam de concretização.
    Um grande abraço para ti e para os amigos
    António Justo
    (1) Carta aberta de um cidadão abismado. Cf. Carta aberta a Marcelo Rebelo de sousa em https://bomdia.eu/carta-aberta-ao-presidente-da-republica/ ou “Carta aberta ao Senhor Presidente da República Prof. DR. Rebelo de Sousa: Conter a usura e a corrupção – Restabelecer a dignidade do Estado na democratura que substituiu a Política da Censura de Salazar pelo Regime de Tráfico de Influências” em https://antonio-justo.eu/?p=3474

    DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO – VIRGEM E MÃE – UMA CONTRADIÇÃO SÓ NA MENTE: https://antonio-justo.eu/?p=8050

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *