11 DE FEVEREIRO É O DIA MUNDIAL DO DOENTE

Esta comemoração foi instituída pelo Papa João Paulo II, em 1992, com o intuito de sensibilizar a sociedade, no sentido de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes.

Na sua mensagem para o Dia do Doente, o Papa Francisco recorda “Não é apenas o que funciona que vale alguma coisa, e não é apenas aquele que produz algo que é importante… A doença faz parte de nossa experiência humana. Mas pode tornar-se desumano quando vivido no isolamento e abandono, quando não acompanhado de carinho e compaixão.”

Também a Ordem dos Médicos “relembra a importância do doente no sistema de saúde, deixando uma mensagem de esperança a todos aqueles que lutam contra alguma doença e congratulando todos os médicos que se dedicam, todos os dias, aos seus doentes cumprindo o princípio hipocrático de que “A Saúde e o bem-estar do meu Doente serão as minhas primeiras preocupações”.

Compaixão é chaga aberta do amor ferido: https://antonio-justo.eu/?p=7336

“O vírus toca a todos”: http://miraonline.pt/opiniao-que-conta-o-virus-toca-a-todos-antonio-cunha-justo/

Somos todos vulneráveis e como tal companheiros a caminho.  A quem sofre, física, psíquica ou espiritualmente, a minha sintonia e desejo de recuperação numa caminhada esperançosa que leve à felicidade.

António CD Justo

Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

4 comentários em “11 DE FEVEREIRO É O DIA MUNDIAL DO DOENTE”

  1. Boa trade Sr Antonio Justo ! Lindo texto sobre o dia mundial do doente !! Um texto que me diz muito ; trabalhei 36 anos a cuidar dos meus queridos doentes como enfermeira no hospital ! Profissão que me satisfez muito como profissional , e como ser humano ! Também tenho sido cuidadora porque como dizia e bem ; os doentes e idosos que vivem na solidão são os mais vulneráveis e tem necessidade de cuidados , e que , sobretudo que os ouça !!

  2. Faço minhas as Suas palavras, Professor Justo, se me permite. É uma realidade que nos acompanha em todo o nosso percurso da vida. Bém hajam todos os profissionais de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *