ANTISSEMITISMO E EXTREMISMO EM VOGA

Jean-Paul Sartre, no Retrato do antissemita (1945) dizia: “Antissemitismo não é só a alegria do ódio; ele também consegue disposição positiva: na medida em que trato os judeus como seres inferiores e prejudiciais, afirmo, ao mesmo tempo, pertencer a uma elite”(1).

Lamentavelmente, por toda a Europa, assiste-se, atualmente, ao crescimento do antissemitismo, da xenofobia e da intolerância em relação ao outro, ao diferente! O mesmo se poderia dizer em muitos casos de posições de um adepto de um partido em relação ao partido adversário ou em relação a mundivisões diferentes.

Em tempos de crise e de eleições não é fácil argumentar sem generalizar nem demonizar o adversário. Cada um aponta para a parte suja do rosto do outro para com ela distrair e encobrir a parte suja do próprio rosto.

Se cada um reconhecesse esta prática então ninguém seria tão categórico na sua opinião. Então a discussão passaria a ser em torno da resolução dos problemas concretos e não no ataque do adversário de que se usa em proveito da própria identificação!

Nestas coisas, os intelectuais ou multiplicadores sociais, têm muita responsabilidade, especialmente no nosso tempo em que em vez da moderação se espalha a radicalização. Cada qual se encontra absorto nas próprias preocupações, o que nos dificulta ver o que acontece realmente à nossa roda.

Todos trazemos em nós o judeu e a sua sombra; Judeu és tu, judeu sou eu!

António CD Justo

Pegadas do Tempo,

  • (1)   A citação de Sartre em alemão que vi ao visitar um museu em Kassel: „Der Antisemitismus ist nicht nur die Freude am Hass; er verschafft auch positive Lust: indem ich den Juden als ein niederes und schädliches Wesen behandle, behaupte ich zugleich, einer Elite anzugehören.“ Jean-Paul Sartre, Portrait des Antisemiten (1945)
Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *