EM FRANÇA HÁ UMA LEI ANTI-NEPOTISMO ENQUANTO EM PORTUGAL O NEPOTISMO E O AMIGUISMO SÃO LEI

Governo de António Costa tem mais de duas dezenas de parentescos

António Justo

Em Portugal, uma câmara socialista em 100 vagas colocou 27 familiares em funções públicas (1); isto é um índice significativo do que acontece também no poder central. O executivo de António Costa também tem dois ministros da mesma família (2).

O Jornal Económico (3) informa que o Governo Geringonça tem mais de duas dezenas de parentescos. Cada vez se tem mais a impressão que critérios relevantes de selecção são amigos e familiares.

Num governo Geringonça em que toda a Esquerda se sente à vontade e numa República com um PR que, em muitos casos, se contenta com a atitude do “Maria vai com as outras”, o país não tem hipótese, continuando cada vez mais na mesma. O maquiavelismo puro, aliado ao cinismo descarado de muitos ocupantes responsáveis do Estado, faz parte da prática republicana portuguesa, tornando-se natural e determinante num país em que o espírito clubista abafa a razão e despersonaliza o cidadão. O discurso objectivo político é substituído por um arengar clubista de que “o meu clube é que faz bem e é o melhor”.

Em França, em 2017 foi aprovada uma lei anti-nepotismo no funcionalismo, em Portugal o nepotismo é lei na medida em que muitos dos nossos políticos o aceitam e legitimam. Os nossos deputados limitam-se muitas vezes a dançar ao ritmo da música dos governos.

Nalguns meios da opinião pública há quem se escandalize especialmente com a quantidade de familiares de personalidades de partidos da esquerda em cargos políticos e administrativos do Estado. Parece que ainda não notaram a natureza do marxismo que aposta na colocação dos seus adeptos no aparelho do Estado e nos resorts da Educação; a direita tende mais a ocupar os campos da economia. Uns vivem mais da produção, outros vivem mais do seu controlo e da administração!

Em Portugal confunde-se família política com política familiar e política partidária com política nacional! Os senhores regentes sabem que podem contar com o poder normativo do factual, por eles criado, porque este é confirmado pelo povo nas eleições. A Geringonça sabe que governa um povo cego e por isso não se preocupa em abusar dele; partem do princípio de que o povo é fraco e não nota!

Vivemos num Estado sem emenda e com um presidente da República que, embora de trato muito humano,  nada nota e que é perito em fazer uso do mecanismo clubista português; a corrupção política é trunfo e para se ser neutro não se combate a corrupção e para se lavar as mãos, como Pilatos, basta legitimar o próprio mal com os males dos adversários. Assim se vão sucedendo os governos uns aos outros vivendo cada um do falar mal dos outros; assim temos um Portugal alegre a marcar passo e a olhar para a bandeira do seu “clube”! Cada vez avançamos mais para uma cultura política em que o que vale é a conversa fiada ou cínica, servindo-se alguns até, para justificar tal comportamento, da ideia de que somos um país pequeno. É o cúmulo da insolência!

Podíamos ser um país pequeno, mas grande como a Suiça! Não o somos porque nos contentamos em ser um povo de clubismos e de amiguinhos.

Ninguém bate o PS em questões da prática do favoritismo de familiares ou amigos na atribuição de cargos ou privilégios por parte de um detentor de cargo público.

Boa noite Portugal!

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

8 comentários em “EM FRANÇA HÁ UMA LEI ANTI-NEPOTISMO ENQUANTO EM PORTUGAL O NEPOTISMO E O AMIGUISMO SÃO LEI”

  1. Todotps boys da direita já deviam ter sido expulsos jmuito principalmente em cargos de confiança política
    Mas o PSD acha que eles é que são abençoados.
    Alberto Amorim
    FB

  2. Leandro Rocha Olha rapaz, pra ser Suíça tem que ser primeiro paraíso fiscal, pq o resto é bem parecido…
    Leandro Rocha
    FB

  3. Na vdd pra vc falar isso acho que vc nao conhece muito pouco de como a Suíça e organizada.
    Lucas Laurentino
    FB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *