Papel da Europa e da USA no Egipto


Um Egipto tornado Beduíno adiará sempre a sua Situação

António Justo

O Ocidente movimenta-se entre “política real” e moral. Por um lado apoia regimes ditatoriais e, por outro, apoia a oposição a eles. Censura, tortura e ataques aos direitos humanos são tolerados na sequência de interesses que parecem legítimos: assegurar a estabilidade em lugares estratégicos, e assim possibilitar a liberdade de comércio e transporte para abastecimento internacional de matérias-primas, como é o caso do canal do Suez no Egipto.


O Ocidente tem quatro interesses vitais nesta zona: o petróleo, a segurança do Estado de Israel, as vias do comércio e as razões geoestratégicas. Neste emaranhado de tão altos interesses aceita-se tudo o que fomenta a estabilidade institucional da região, sem olhar a meios e aos problemas da população.


Os jornalistas, através do que, no dia-a-dia, nos informam, mostram que não têm a mínima ideia do que se passa no interior destes povos nem da filosofia estrutural básica que os rege. Por isso se encontram agora perplexos. À margem da vida do povo, só falavam de Israelitas e palestinianos.


Muitos aplaudem o movimento de libertação, o que é naturalmente agradável de ver. A questão imediata fundamental do povo não é essencialmente a liberdade mas primeiramente o comer!

O Ocidente desejar-se-ia um desenvolvimento do Egipto num processo em direcção à democracia, como o da Turquia. Estabilidade é a alma do negócio e o negócio de alguns floresce especialmente em regimes ditatoriais, mais abertos às armas do que ao bem e à opinião do povo.


Assim, têm seguido uma política hipócrita apoiando os regimes até que eles caiam de podres. Apoiam o corrupto presidente Marsai no Afeganistão, o terrível presidente Zordari do Paquistão, a arábia saudita que envenena o islão e até o terrorista Gaddafi na Líbia. Um outro aspecto da política ocidental, em relação aos árabes, é a consciência de só poderem escolher entre Satanás e Belzebu e tudo o que fazem, na perspectiva árabe, ser” falso ou errado”, como diz o perito da região, Henryk Broder.


“Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”. Sem uma táctica entre “moral” e “política real” esta zona, já há muito, seria um inferno vivo e o melhor palco para a preparação da terceira guerra mundial. Daqui o medo da Europa perante o armamento nuclear do Irão. Em caso de conflito a Europa estaria logo em guerra.


Uma boa estratégia, a longo prazo, seria fazer do Mediterrâneo um “lago” que une povos amigos prósperos. Para isso a mais-valia dum povo em relação ao outro não pode continuar a basear-se na competição e na exploração. Exploradores fomentam exploração tal como insurrectos fomentam insurreição. Uma política orientada para a resolução de problemas pressuporia que o Ocidente renunciasse à sua expansão económica agressiva e os árabes ao seu imperialismo agressivo através da religião e consequente opressão do ser humano. Uma sociedade que só exige sacrifício e sujeição do cidadão, não pode subsistir em termos históricos. A crise mostra a necessidade de um projecto civilizacional baseado na convivência solidária e no bem-estar dum cidadão realizado. Uma civilização adiantada como a ocidental deveria estar consciente de que a especulação no sector alimentar constitui um atentado permanente contra o povo e contra a paz. Também aqui a EU e a USA pecam por omissão. Sob a pressão de lobbies do mercado legislam sobre a medida da fruta que a fruta deve ter e sobre a curvatura da banana, para impedir que os pequenos agricultores concorram no mercado enquanto medidas defensoras do humanismo são deitadas ao desprezo. Os grandes produtores agrícolas deixam de produzir produtos alimentares para produzirem óleo de colza para a indústria automóvel. Em consequência, especialmente na África, o preço dos alimentos essenciais torna-se insuportável.


As crises internacionais poderiam tornar-se na maior oportunidade para se organizar uma economia não baseada no princípio da selecção mas da colaboração. Vai sendo tempo de o déspota da criação começar a ocupar um lugar de responsabilidade na criação e na evolução para merecer tornar-se o “rei da criação”. Cada povo possibilita e cria a sua situação, tal como as espécies nos diferentes biótopos.



Os árabes são os autores do próprio drama. Estes povos, mais habituados ao comércio do que à produção, como adolescentes sempre em rebeldia contra os pais, culpam o estrangeiro e os antigos colonizadores pela sua miséria actual; não utilizam os próprios recursos e riquezas na promoção intelectual do povo demasiado amarrado à religião. Assim, as elites limpam a má consciência da própria inactividade e exploração. Em vez da queixa contínua e do complexo de mártir, que cultivam, terão de crescer na responsabilidade social e aparecer, para passarem a exigir também ao Ocidente mais responsabilidade nas relações comerciais e económicas.


O movimento popular é bom mas o busílis está no facto de os que depois assumem o poder nunca serem os benfeitores do povo, mas sim os que melhor se aproveitam da situação.


Neste momento, o dilema dos políticos ocidentais é o receio de ver no governo alguém com quem não se possa contar. Um ataque a Israel desencadearia uma guerra mundial, no caso do Irão ter armas nucleares. Todos têm interesse que na Europa o preço do petróleo não chegue tão depressa aos 3 euros por litro. Por outro lado este negócio, até agora rendoso para o Ocidente, impede que este se dedique com maior eficiência na promoção de energias alternativas e de tecnologias mais eficientes do que as que temos.


O destino árabe está intimamente ligado ao da Europa. O ocidente encontra-se a caminho da desestabilização. Os chineses, por enquanto, fazem o negócio mesmo com o diabo mas não se intrometem na vida política interna do país.


O Egipto será obrigado a fazer alguns retoques na Constituição, mas os poderes continuarão nas mãos dos mesmos. Em geral, o povo árabe, sempre na perspectiva dum oásis fora dele, fomenta os chefes da caravana que, em nome do grupo, obrigam o indivíduo a seguir em fila sem sair do alinhamento, seja ele qual for. Um tal sistema é renitente à democracia e mais ainda aos direitos do indivíduo. No deserto só se salva o grupo, não há lugar para salvação individual. Assim quem se apodera do grupo, esse é sempre o salvador, independentemente do seu humanismo. Este povo terá de discutir, seriamente, a sua situação para se decidir por continuar beduíno ou tornar-se sedentário! O Egipto, para se reencontrar, terá de redefinir a sua identidade nacional, que não se deixa definir apenas pelos seus últimos 1.390 anos de História.


António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *