SEMPRE EM STAND-BY (SEMPRE À ESPERA!)

Cada vez estamos mais conectados entre aparelhos e mais desconectados da natureza e das pessoas presenciais; cada vez mais tornados espectadores de uma sociedade cada vez mais só cabeça, sem tronco nem pernas para andar.

Antes vivíamos todos unidos; terra e povo fazíamos todos parte do mesmo habitat. Vivia-se com menos conforto material, mas talvez com mais consolo espiritual. Agora querem fazer de todos nós astronautas a caminho de um universo virtual  já ocupado por galáxias e estrelas e sem lugar para nós!

Com o iluminismo levantamos voo fazendo do coração combustível para mais subir num intelecto cada vez mais sacudido pelos areais de ideologias desérticas. A vida começa a destilar-se dos baixios do povo para os lugares altos. Com a revolução industrial e a consequente afirmação da polis desapareceram as clareiras da natureza onde poderíamos aterrar.

Desligamos o pensamento do coração para vivermos como as aves de rapina nos lugares altos da atmosfera. Perdemos o contacto com a nossa alma e corpo, com a natureza, para podermos viver na secura do mundo das ideias, na ilusão de que para viver bastaria só pensar.

Deste modo roubamos a alma à terra e ao homem para, ao materializá-la, a podermos explorar sem escrúpulos porque a desconhecemos.

A Terra e o humano não vivem sós, todos fazemos parte da nave espacial a que degradamos a Terra ao degradarmo-nos a nós.

Antes a vida era oleada pela esperança. Agora vivemos sempre à espera, sempre em standby, sem tempo nem lugar para a esperança, a esperança de amar e ser amados!

António CD Justo

Pegadas do Tempo

Bom fim de semana

NB. Não me condenem por me dedicar mais à reflexão. A natureza precisa de todos, precisa de quem dance a vida e de quem a observe, numa orquestra de um viver em abundância e sintonia; vamos todos, cada um à sua maneira dando braços à vida, num abraço de confraternização!

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

16 comentários em “SEMPRE EM STAND-BY (SEMPRE À ESPERA!)”

  1. Mais um texto para guardar.
    É preciso restituir a alma à Terra e ao Homem.
    É preciso reflectir e fazer reflectir para que a esperança não morra.

  2. Verdade!… Muito triste e desumano.
    Até sentidas Condolências é pelo Face…
    Lamentável sociedade.

  3. Por enquanto ainda restam alguns oásis na família e em comunidades religiosas, mas até isto querem destruir! Fazem-no imperceptivelmente para quando o povo se der conta já chegar atrasado por se encontrar já noutro redil!

  4. Die Natur braucht Menschen mit Verantwortung.Aber der Mensch braucht Jesus Christus,den Retter unserer Seele.

  5. Meu Amigo! Depois de ler o teu texto,dou-me conta se alguém tem que pedir desculpas somos nós
    Que nunca te falte a inspiração e a lucidez para nos poderes iluminar com a tua escrita fico á espera de mais!..Um

  6. Tudo que escreve é verdadeiro, mas este texto é a verdade. Desligar e viver mais a Natureza que é lindaaa.

  7. Alcino Francisco, peço desculpa porque sei que por vezes posso incomodar ou perturbar a paz individual de algumas pessoas por repetidamente apontar para os problemas (sérios) das elites que nos governam e sei que para muitos isso pode constituir um desafio e até pode provocar angústia para quem tendo uma vida de si já tão pesada precisaria mais de momentos de distração e não tanto de quem insiste na observação do comportamento das elites da vida económica e política que conduzem a nossa vida e esse comportamento só pode causar desengano, apesar de algum bem que também fazem, se visto numa perspectiva de bem-comum equitativo e de humanidade.

  8. Dagmar Wilhelm , ja, wir brauchen uns alle gegenseitig und deshalb wird es immer notwendig sein, eine Antworthaltung zu haben (Verantwortung übernehmen!). Für Christen ist Jesus Christus der Prototyp der Frage und Antwort unseres Hierseins, unabhängig von der Religionszugehörigkeit.

    Dagmar Wilhelm, sim, todos precisamos uns dos outros e por isso será sempre necessário ter uma atitude de dar resposta (responsabilize-se!). Para os cristãos, Jesus Cristo é o protótipo da pergunta e resposta da nossa presença aqui, independentemente da filiação religiosa.

  9. Não tens de pedir desculpa , a única coisa que desejo é que sejas feliz tu e a tua família e todos que aprendem contigo, é sempre um prazer ler o que rediges e informações que nos Dás para estarmos atentos a tudo o que nos rodeia , bem hajas beijinhos

  10. Dem Leben sollte man immer die Hand reichen. Auch wenn die schweren Stunden kommen. Und nachdenken, und hinterfragen, und hoffen, und lieben und lernen…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *