MEIAS VERDADES

Hoje alguém me escreveu a frase de Sartre a que tentei responder e porque penso ser do interesse de alguns coloco aqui a minha curta resposta!

Para Jean-Paul Sartre: “O inferno são os outros”. Na consequência eu seria o inferno porque sou o outro do outro! Isto implicaria uma visão unilateral da realidade porque espelhada apenas no acontecer (wirklichkeit). Estamos chamados a ser uns com os outros, para os outros expressando-nos em comunidade.

Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau “o ser humano nasce bom, a sociedade corrompe-o”! Na frase Rousseau esquece a realidade da natureza que é anterior à sociedade e não se deixa reduzir ao aspecto cultural!

Nicolau Maquiavel constatava que em política “Os fins justificam os meios”! Os meios de quem e para quem? Uma política desencarnada que se abstém de conceitos morais, éticos e religiosos justificaria o domínio de uma casta olímpica que ainda hoje aplica esse princípio, embora conduza à escravização do humano aqui concebido em função do poder!  As circunstâncias passam a ser a fonte da moral em função do poderoso. A política torna-se num absoluto à margem da pessoa humana. Esta filosofia tem sido o motivo principal pelo qual chegamos a uma geopolítica só orientada por razões de meros interesses hegemónicos que reduzem o cidadão a ouvinte, soldado e contribuinte.

Também dizer que “o ser humano é absolutamente livre” é um engano tal como dizer que ele seria um ser absolutamente determinado! Isto é tao equívoco como dizer que a verdade se identifica com a doxa (aquilo que se tem como verdadeiro); sob o ponto de vista católico a liberdade concretiza-se na pessoa e esta é o limite do dogma ou da mundivisão.

É sabido que a realidade e a verdade são  mais abrangentes do que a perspectiva apresentada dela. A realidade em si é a-perspectiva, o que a pode contaminar é identifica-la com uma só perspectiva ou ponto de vista! Naturalmente ter-se um ponto de vista é fundamental na pessoa mas na consciência de integrado numa realidade ainda maior!

Estas são meias verdades porque podem conduzir a uma percepção enganadora ao ter em conta apenas um aspecto da realidade que se quer fazer sobressair! Muitas vezes o nosso cérebro deixa-se encantar por frases bem-sonantes.

António CD Justo

Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *