A imprensa alemã informou que no estado do Hesse, Alemanha, o português e o árabe se tornarão disciplinas nas escolas de Hessen no ano lectivo 2023/2024.
Serão oferecidos como segunda ou terceira língua estrangeira se houver procura suficiente, confirma o Ministério da Educação em Wiesbaden.
Actualmente, os estudantes em Hessen já podem aprender inglês, francês, espanhol, italiano, russo, chinês, polaco, grego antigo e latim, dependendo do que a sua escola oferece.
O ensino da língua turca está também previsto como segunda ou terceira língua estrangeira como oferta regular a partir do ano lectivo 2024/2025.
O ensino é, naturalmente, ministrado na qualidade de língua estrangeira, e não de língua e cultura materna, como era no passado o ensino ministrado aos portugueses dependente do ME português! O ensino de português actualmente ministrado pelo Instituto Camões também é ministrado nos parâmetros de língua estrangeira!
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo
Sim, visão estratégica do ESTADO de Hessen, duas línguas faladas por mais de 200 milhões de almas, cada uma delas, e ambas em casa em muitos países, o Português na CPLP e o árabe desde o Atlântico
(Marrocos) até ao Índico passando pelo próximo e Médio Oriente. O árabe é a língua do Alcorão, recitado em árabe em muitos países islâmicos de outras línguas que não o árabe. Destes o maior é a Indonésia com mais de 200 milhões de habitantes.
A principal língua da Indonédia é o Bahasa. Luciano