CONHECIMENTO E SABEDORIA


A Diferença

Procuro iniciar uma resposta a uma pergunta que alguém fazia no FB: a diferença entre conhecimento e sabedoria.

No meu entender, conhecimento é o resultado de dados e informações (é um saber de caracter mais descritivo sobre as coisas ou os objectos do conhecimento). A informação dá forma e contexto ao dado que se expressa depois em conhecimento.

O conhecimento torna-se sabedoria quando passa pelo próprio crivo da ética e dos valores culturais e deste modo deixa de ser linear para se tornar complexo e deste modo não se fixa na forma (in-formação) permanecendo processo; é um saber intuitivo conectado com tudo que ultrapassa até o próprio conhecer; implica análise e entendimento e aferimento ao espaço-tempo concreto sem o encurralar na circunstância (um saber que não limita).

Assim, a sabedoria é a luz que ilumina o conhecimento que pode ser mais ou menos abrangente (considero que meu pai era um sábio embora não tivesse grande currículo escolar!). Envolve o intelecto e o coração. Implica autoconhecimento num processo de interacção entre o sujeito e o todo. A autorreflexão de cada um de nós, a natureza e Deus são um poço sem fundo donde se pode extrair mais sabedoria no filão da intuição.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

 

Social:

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

9 comentários em “CONHECIMENTO E SABEDORIA”

  1. Não. Conhecimento são factos…ex. a mutilação das mulheres é um facto que diz que não se pode fazer..sabedoria diz o contrário se nos remetermos (confirmarmos) para a sabedoria ancestral daquele sítio e civilização.

  2. Vítor Lopes, Conhecimento não se reduz ao factual; (vem do latim cognoscere, efeito de conhecer) tem a ver com saber, com compreensão, entendimento, consciência, pensamento, razão, etc. Facto tem a ver com a acção, realização. A palavra facto vem do latim( factum, res facti) e refere-se àquilo que normalmente designamos de realidade e por isso verificável ou demonstrável, e como refere o dicionário, é o existente, verdadeiro, ou reconhecido, dependendo do ponto de vista.Vem da palavra facere (fazer); factum: “aquilo que aconteceu, acção, acto”.
    Aqui, porém, o assunto era outro.

  3. Pois não vi outro assunto a não ser conhecimento vs sabedoria e para isso não precisamos de Deus porque incorpora o presente..(omnipresente) daí sermos conhecimento e sabedoria mas a sabedoria é um estado de espírito o conhecimento é factual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *