IMPORTAÇÃO DE CARROS USADOS

Provedor da Justiça gratuito em caso de conflito com autoridades

António Justo

Já em 2016 o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE)” condenara Portugal, relativamente à matéria de importação de carros do Espaço Europeu. Este ano  a EU advertiu novamente Portugal para que cumpra a lei europeia.

A sobrecarga, que o Estado Português impõe a emigrantes ou a quem importa carros usados da EU, revela-se como uma exploração do próprio povo e maltrata os direitos dos portugueses no espaço económico europeu!

Pode ler sobre isto no Expesso de 27.11.2019 (link em nota 1)

Muitos portugueses não reagem e o Estado vai adiando a solução do problema. A imprensa portuguesa também só tematiza o assunto superficialmente.

Pessoas lesadas deveriam colocar a questão no Provedor de Justiça Europeia; a queixa é gratuita (2); por exemplo, no Google em Provedor de Justiça Europeia (3).

O recurso ao provedor da justiça seja ele o europeu ou o português é premiado pelo interesse da autoridade em esclarecer o assunto e na intervenção que faz.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

Social:

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Um comentário em “IMPORTAÇÃO DE CARROS USADOS”

  1. Provedor de Justiça é o ombudsman e defensor do povo principalmente em questões que envolvam o não cumprimento dos órgãos e serviços do Estado em relação ao cidadão. Neste caso o cidadão pode colocar queixa e a Provedoria dá-lhe andamento e informa sobre o caso. Para melhor se informar vá ao site: https://www.provedor-jus.pt/?idc=34
    Aí encontra tudo explicado e a direcção a contactar. No OBSERVADOR pode ver mais coisas sobre o assunto: https://observador.pt/seccao/justica/provedor-de-justica-justica-3/
    Em https://servicos.provedor-jus.pt:7777/Frontoffice/Forms/FormDetails.aspx?Tipo=NovoPedido&FormularioId=7 há também um formulário de queixa. Nesta página encontra diferenciações temáticas: https://e-justice.europa.eu/content_fundamental_rights-176-pt-maximizeMS-pt.do?member=1
    Quanto ao provedor de Justiça Europeu, aqui encontra os diferentes países a partir dos quais pode fazer queixa. https://www.ombudsman.europa.eu/pt/european-network-of-ombudsmen/members/national-ombudsmen
    Em https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=Ombudsman+EU pode encontrar informações sobre o Die Europäische Beaufrtragte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *