QUANDO AS MULHERES ERAM OBEDIENTES

Do Branqueamento da Atualidade

Por António Justo

Até 1957 tinha validade na Alemanha o parágrafo da obediência que dava aos homens o direito de determinarem sobre a vida comum do matrimónio; isto era regulado pelo código civil entrado em vigor em 1900.

Também, até 1977, as mulheres não podiam trabalhar sem a aprovação do homem.

Até 1958 o homem tinha o direito de rescindir o contrato de trabalho de sua esposa sem o seu consentimento e sem aviso prévio.

Quanto ao direito das mulheres poderem votar, também só tardiamente lhes foi dada igualdade. Antes era a cabeça de casal que tinha o direito a votar.

O sufrágio feminino foi introduzido pela primeira vez na Nova Zelândia em 1893.

Finlândia em 1906; Alemanha em 1918; USA em 1920; Turquia em 1930 (Graças a Ataturk), Brasil em 1932, França em 1944; Portugal 1946; India em 1950; Suiça em 1971.

Nas primeiras eleições gerais foram eleitas para a Assembleia da República na Alemanha 41 mulheres o que correspondia a 9,6% dos 423 deputados.

Em 2017 a percentagem de mulheres no parlamento desceu para 30,9% no Bundestag, isto é para o nível de 1998.

Como se vê levou tempo até que se passasse da sociedade agrícola para a sociedade industrial, onde o trabalho determina o direito.

Apesar de todo o desenvolvimento, a imagem da mulher ainda continua a ser muito definida pela bunda, perna, coxa e seios; isto é, apenas como objecto de desejo.

No meio de tudo isto, verifico que a injustiça, geralmente, caminha à frente da justiça.

A razão da apresentação destes dados vem do facto de verificar que hoje se usam, muitas vezes no debate público, os males passados como argumento de justificação dos males presentes. Vejo muita gente interessada em falar mal da História de Portugal devido à colonização e em desdizer de Portugal apresentando só os dados negativos do antigo regime, como se isso, além de ser mau, fosse uma coisa só nossa e sem o contexto da época. Esta é uma estratégia da esquerda para pôr os conservadores em situação de fora de jogo!

Outros, porque não acham relevantes os defeitos dos adversários do presente, gastam o tempo a lavar a roupa suja do passado alheio, na esperança de que algo da sujidade antiga, suje o rosto do adversário atual! Este espírito social de lavadouro público já lembra uma praga social no âmbito da argumentação. E isto num tempo em que teríamos tanta roupa suja atual para lavar! Seria fraco o nosso presente se para o glorificar precisássemos de difamar o passado ou só falar dos seus erros.

Do Engano de se aldravar com a Moeda do Preconceito

As injustiças que condenamos no passado servem, muitas vezes, de condimento para adoçar as injustiças do presente, quando os erros do passado são o estrume onde nascem o trigo e o joio de hoje.

Embora vivamos hoje num mundo diferente, não é legítimo armarmo-nos em carapaus de corrida modernistas, e abusar de um espírito crítico de análise com duas medidas. Hoje condenamos, com veemência, os maus hábitos de ontem, mas achamos política e economicamente o mal que fazemos hoje, de menos relevância.

Também Pilatos passou a rasteira à multidão ilibando-se de responsabilidades lavando as mãos sujas com pretextos de inocência.

O passado instrumentalizado e não reconhecido, nos seus aspectos positivos e negativos, cria o desgaste civilizacional em que nos encontramos! É verdade que o passado não se vende, mas é abusado para um presente que se quer sem raízes nem fundamentos; por isso é mais considerado como adjectivo do que como substantivo, olhando-se só para os males dele e assim nos distrairmos dos males do presente.

Hoje somos, geralmente, obedientes ao pensamento politicamente correcto, com a agravante que, muitas vezes, o somos sem consciência disso.

© António da Cunha Duarte Justo

Pedagogo

In “Pegadas do tempo”

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

7 comentários em “QUANDO AS MULHERES ERAM OBEDIENTES”

  1. Interessante a oração : (O passado instrumentalizado e não reconhecido , nos seus aspectos positivos e negativos , cria o desgaste civilizacional em que nos encontramos !) Realmente é uma temática com ( tal como refere o articulista ) espaço filosofo para divagar horas e horas . Abreviando : o homem não se impos : única e simplesmente foi colocado na frente da confrontação para “defender” o essencial (…)? No entanto , se todos os males que flagelo a humanidade são o resultado da impreparação do homem , será interessante saber porque é que a história relacionada com as movimentações étnicas não iniciou o esclarecimento antes de “certos direitos”desejarem subalternizar a cumplicidade unanime ! No entanto , como sou optimista , creio que iremos encontrar o meio termo (…).

  2. O politicamente correcto não é mais do que um modo soft de enganar.
    Muito obrigada por mais estas informações.
    Mafalda Freitas Pereira

  3. Em 1977 todas as mulheres trabalhavam sem licença de quem quer que seja. No Estado Novo enfermeiras e hospedeiras de bordo não podiam casar…mas trabalhavamos sem alçada de quem quer que seja
    Maria Lança

  4. Maria Lança, muito obrigado pela achega; eu antes da revolução de Abril só conhecia mulheres em Portugal que trabalhavam sem licença de quem quer que fosse. Na Europa por todo o lado e também na Alemanha ainda nos anos depois da guerra havia ainda a tradição de professoras serem solteiras. Quanto ao bem que temos hoje é natural que tenhamos prazer nele e importante é que contribuamos para melhorar a socedade de agora. Não é relevante usar quer os males do passado quer os bens para se inaltecer ou rebaixar o presente. Não é costume andarmos de cavalo para burro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *