GRÃ-BRETANHA – NAÇÃO DA MAGNA CARTA – AGORA DIVIDIDA DIVIDE A UE COM O REFERENDO

Splendid Isolation – Isolamento Esplêndido

Por António Justo

Os britânicos disputaram entre si, os europeus tremeram e os órgãos de decisão em Bruxelas começam a acordar. Resultado do referendo: 51,9% pelo Brexit e 48,1% pela permanência na EU. É a revolta do povo contra as elites estabelecidas!

Quem mais contribuiu para este resultado foi a vontade da UE querer impor quotas de refugiados ao Reino Unido e pretender obrigar o país a tratar os imigrantes da UE como trata os próprios nacionais, além de velhas facturas em aberto entre a velha europa e a velha Grã-Bretanha.

A Libra desvaloriza-se e deste modo diminuirá a atracção de imigrantes provindos da Zona Euro.

Em Bruxelas, a língua oficial inglês perde a sua força em favor do alemão e do francês e talvez em favor de línguas internacionais como o português e o espanhol.

A UE tornar-se-á ainda mais dependente da Alemanha que embora perdendo a companheira de luta Grã-Bretanha na defesa do liberalismo económico americano; a Alemanha sentir-se-á, por outro lado, mais influente no sentido de defender uma UE forte com um Euro forte; terá como opositor a europa latina com a França à frente. A força da economia dá porém razão à Alemanha e não ao sul, porque esta como potência económica, pode com os Estados Unidos e com a China forçar as economias menos competitivas. As forças empenhadas na construção de uma Europa das duas velocidades ganharão mais peso.

Os movimentos de regionalização e de federalização na Europa receberão maior impulso na Espanha (Galiza, Catalunha e país basco) e no Reino Unido também.

As relações da federação, no Reino Unido, entre Irlanda do Norte, Escócia, Gales e Gibraltar obrigarão a coligações e a formulação de interesses contraditórios. A Irlanda e a Escócia que querem a UE têm novos trunfos. E o caso do Gibraltar em certo modo também.

O referendo mostra um Reino Unido dividido em dois blocos e em regiões contraentes! Um exemplo concreto de uma UE em que uns resmungam e outros aplaudem mas de maneira ordenada e educada. A desordem da globalização exige a criação de ordens (blocos fortes) doutro modo, que mandará nisto tudo é a China e os EUA com a comparticipação de outras potências como a Alemanha e a Grã-Bretanha. Os movimentos nacionalistas ganham mais força porque a direita militante e a esquerda militante embora contraditórias se unem contra o projecto EU.

Os movimentos nacionalistas ganham mais força porque a direita militante e a esquerda militante embora contraditórias se unem contra o projecto EU.

Tornar-se-ão os britânicos os mentores da Europa, a partir das ilhas? Certamente não; provocarão uma reflexão mais séria sobre a UE que não tem demonstrado saber o que é nem o que quer.

Nos próximos dias 28 e 29 de Junho realizar-se-á uma cimeira dos Estados membros em Bruxelas.

A UE não pode permanecer como era, doutro modo seguir-se-ão outras desistências iniciadas pela exigência de referendos noutros estados membros.

A sociedade britânica reagiu bem à decisão tomada. Ela foi o berço da democracia na Europa da Idade Média. Já no séc. XII-XII havia contendas entre a europa continental e a Grã-Bretanha que no meio delas criou a Magna Carta. Dos conflitos de Inglaterra (1199-1216), com a França e com o Papado, surgiu na Inglaterra a primeira Magna Carta que limitava bastante o poder do Rei. Ela prescrevia que o rei não podia criar impostos sem ouvir os bispos, os condes e barões. Ainda no séc. XIII forma-se o parlamento que veio a dar origem à Câmara dos Lordes (nobres e clero) e à Câmara dos Comuns formada pelos cavaleiros e burgueses. Esta Magna Carta serviu de modelo para a limitação dos poderes dos reis no sentido de uma democratização que pouco a pouco se estende por toda a Europa. Da Inglaterra temos muito a aprender; entre outras coisas o respeito e o reconhecimento da comparticipação do rival no bem comum.

Conheço a definição da Grã-Bretanha já dos tempos em que andava na escola e que diz: “Splendid Isolation” isolamento esplêndido. A Inglaterra para não ser atacável escolhe não entrar em alianças definitivas. Prefere ser árbitro.

António da Cunha Duarte Justo

GRÃ-BRETANHA – NAÇÃO DA MAGNA CARTA – AGORA DIVIDIDA DIVIDE A UE COM O REFERENDO

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

4 comentários em “GRÃ-BRETANHA – NAÇÃO DA MAGNA CARTA – AGORA DIVIDIDA DIVIDE A UE COM O REFERENDO”

  1. Ich befürchte weiterer Campagnen in anderen EU-Staaten für den Austritt, analog Großbritanien.EU-Kommission soll selbstkriisch agieren und die Ursachen objektiv analysieren, warum die Menschen in der EU verunsichert sind. Nicht nur Migranten-Krise ist der Grund….Zweitens : Die Britten hatten eine Hälfte Erdkugel kolonialisiert, Taliban ausgebildet, die Kriege geführt – und jetzt sind so sehr gegen Migranten…??? Hahaha,, menschlich denken ist wohl schwer.

  2. O problema, porém, não está tanto na falta do pensar humano; a questão vem mais do facto de instituições pensarem em temos de interesses e pessoas pensarem mais em tremos de relações humanas. Para mim, o maior inimiga da pessoa e das instituiões é pensarem em termos exclusivos, em posições do ou… ou!

  3. Da hastu Du recht, Antonio. Nun in EU – wessen Interesse vertreten die Instututionen meistens??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *