Da Primavera Árabe sobressai o Extremismo no Egipto


Junta Militar governante interessada na Desestabilização

No Egipto, Cairo, foram assassinados 20 cristãos coptas. Domingo à noite demonstravam contra um ataque incendiário a uma Igreja efectuado por muçulmanos na região de Assuão. Os cristãos responsabilizam bandidos islamistas e pessoal do exército pela escalação de demonstrantes e contra demonstrantes.

A junta militar governante do Egipto está interessada no conflito entre muçulmanos e coptas. Há acusações que afirmam que a junta militar incita os ataques aos cristãos. A desestabilização do país interessa especialmente aos militares, que não querem perder os seus privilégios. O adiamento das eleições parlamentares previstas em Novembro constitui uma ameaça aos privilégios dos militares e aos familiares de Mubarak. Em nome da desestabilização as forças militares ganham peso como factor de ordem. O ataque incendiário à Igreja de Assuão terá sido efectuado com a aprovação do governador muçulmano da região.

Segundo informação da organização dos Direitos Humanos „Egyptian Union for Human Rights“ depois da queda de Mubarak já fugiram do país 100.000 cristãos.

No Egipto há 74 milhões de muçulmanos e quase 9 milhões de cristãos coptas. No mundo há 15 milhões de coptas. Com a islamização a partir de 640 foram-se reduzindo até à sua expressão actual. A História de discriminação e perseguição parece dar razão a quem usa da espada para se impor e não apenas da palavra.

Como advertiam conhecedores da política muçulmana, a primavera árabe, embora expressasse um desejo legítimo, não podia passar dum desejo pio. Para haver democratização são precisas forças mínimas de individuação contrariadoras do colectivismo e do dirigismo.

Infelizmente não há ninguém no mundo e nas religiões que não faça erros. Há porém uma diferença entre erro e assassinatos em massa.

António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com

www.antonio-justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

2 comentários em “Da Primavera Árabe sobressai o Extremismo no Egipto”

  1. Professor
    Parabéns!
    Não sei onde vai parar o mundo..
    fico sempre arrazada com tantas
    notícias massacrantes.Oh céus!
    L…

  2. Sim,
    É triste e doloroso ter de se sofrer com o mundo, não bastando já a dor existencial de cada um de nós . A dor dos outros também nos pode ajudar a aproximar-nos mais deles e a despertar-nos ainda mais para o bem… É mais fácil não ver nem saber. Por isso os super-ricos constroem as suas “ilhas” e os seus muros; quanto aos pequenos, esses não querem saber porque já trazem carga a mais!
    Um abraço dolorido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *