Ouro nos Telhados das Igrejas e das Escolas

DINHEIRO A CAIR DO CÉU


António Justo

Aqui, na Alemanha, ao lado da minha casa em Kassel, fica a igreja Santa Teresa. A comunidade mandou colocar, no seu telhado, uma instalação de energia solar fotovoltaica. Embora aqui o sol seja geralmente envergonhado, a verdade é que a instalação consegue produzir tantos quilowatts que correspondem a uma entrada de 1.855 Euros por mês, paga pela rede pública à paróquia. E isto sem bênçãos de ninguém, nem favores especiais do céu. Pelo contrário, o sol que deu a menos aos alemães compensou-os com uma inteligência mais desanuviada. Sim, o céu é inteligente e democrático. Quando dá, dá para todos. Mas só recebe quem usa da inteligência!..

A Igreja católica Santa Teresa, embora pobre, em vez de se perder em discussões sobre a beldade ou fealdade dos painéis sobre o tecto, fez contas e viu que, com esse dinheiro, podia apoiar projectos sociais. E nos últimos três meses deste ano, já mandou 3.710 euros para pessoas atingidas pela catástrofe do Japão (através da Caritas Internacional) e 1.855 euros para apoio de necessitados na Roménia.

Se o telhado desta igreja rende 22.210 Euros num ano, quanto não renderiam os telhados das igrejas e das escolas de Portugal, do Brasil, de Angola, de Moçambique, etc., onde o sol é mais desavergonhado e brilha sem grandes mantos!

Como se vê, na Alemanha, até os telhados das igrejas fazem o bem!… E depois ainda há quem olhe para a Alemanha com inveja dizendo que é rica. Nós somos mais ricos. Temos mais sol. Só nos falta o guarda-chuva da disciplina!

O dinheiro cai do céu em nosso benefício e em benefício da ecologia e dos pobres.

António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com

www.antonio-justo.eu

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

2 comentários em “Ouro nos Telhados das Igrejas e das Escolas”

  1. Meu caro:

    O problema é que o sol, que em Portugal é bem mais generoso que na Alemanha, aquece as cabecitas dos portugueses de tal maneira que eles ficam logo a ferver e só lhes dá para fazerem disparates …

  2. Em quanto a santa egnorancia dos Portugueses, for dizer amem, gracas a Deus, esperar por um milagre e pela sopa da maezinha, numca seram ninguem…Milagres e presiso trabalhar para eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *