A CONSTANTE HISTÓRICA

Não é falta de inteligência
é o peso invisível
que dobra o pensamento
como água que rodeia a pedra.

Em todos os regimes,
em todos os tempos,
um povo inteiro afirma o regime
e alguns, considerados, os incómodos, os loucos, os livres
tentam abrir-lhes os olhos.

É assim que se faz.
É assim que sempre se fez.

A democracia tem o seu fraco
como todos os outros tiveram o seu!
Nela a maioria decide o que é verdade
e a estatística torna-se doutrina,
a sociologia vira catecismo,
e a sabedoria das outras disciplinas:
teologia, filosofia, história, poesia
é deitada ao chão
para que os pés dos números
não sintam o frio do mármore.

A maioria não engana com má-fé.
Engana com boa consciência,
que é a forma mais perfeita de engano.

E os dissidentes?
São tolerados como ornamento,
prova de que o sistema é livre,
enquanto o sistema segue sem os ouvir.

É assim que se faz. É assim que sempre se fez.
E é assim que sempre há-de ser!
Não fosse o povo continuar a ser povo
e as elites deixarem de ser poder.

António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa. Prajetória marcada pelo ensino, pela escrita, poesia e pelo jornalismo cultural, com particular relevo para o diálogo intercultural e a promoção da língua e cultura portuguesas em Portugal, mundo lusófono e na Alemanha.

Um comentário em “A CONSTANTE HISTÓRICA”

  1. Maravilhosa ! A sua Publicação, que muito gostei de ler ! O povo , e as classes elitistas num todo fazem parte da história , o povo talvez por a sua pobreza , aprenda , e perceba melhor, o valores, da verdade da humildade e da obediência , em si mesmos a pedir justiça humanidade , para todos , Deus ama o pobre, e ama o rico─ Todos somos filhos de Deus mas Deus disse : Que o pão se ganha com o suor do nosso rosto ! E aos ricos Ele os deixa de mãos vazias . Como escreve : Não fosse o povo , continuar a ser povo e as elites deixarem de ser poder, o povo sempre vai falando . Que a justiça é para se cumprir é para todos ,vivermos melhor !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *