UNIÃO EUROPEIA NO MAU CAMINHO AO QUERER IGUALAR LEI E MORAL

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética

Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de activos russos, que a EU congelou no seu espaço, para comprar armas para a Ucrânia. Na Bélgica encontram-se 200 mil milhões de euros do banco central russo, que em 2023 obteve 4,4 mil milhões de lucros.

A UE quer aplicar uma moral construída ad hoc para se vingar da invasão russa. O activismo parece ser o seu movente em vez da atitude nobre e racional. Como pode a UE justificar-se depois da guerra em tribunal se a moral não é objecto de aplicação legislativa! Com esta medida em termos legais a UE ficaria no banco dos réus ao lado da Rússia que a UE condena por lesar direito internacional!

Por que não fazer uso da paciência e não esperar para o fim da guerra geopolítica na Ucrânia para então se proceder à distribuição das reparações a fazer? Tem a UE a necessidade de usar armas contra os russos empregando para isso dinheiro russo? Não se trata aqui de defender alguém, mas de se manter a decência em relação à lei e à moralidade!

Como refere The European, “os bens dos Estados gozam de imunidade ou são pelo menos protegidos de expropriação sem indemnização. O congelamento de dinheiro é permitido em caso de conflito, pelo que a movimentação e utilização do dinheiro devem ser evitadas de todas as formas possíveis. Nada pode ser transferido e nada pode ser retirado. As instituições financeiras estão autorizadas a creditar juros e outros rendimentos aos seus clientes sancionados, mas estes também devem ser congelados imediatamente”.

Os representantes da EU reúnem-se hoje para deliberarem sobre o assunto. Já o motivo da reunião revela como desvairada e desorientada se encontram os nossos representantes políticos demasiadamente dominados por ideias bélicas.

Lei e moral querem-se de mãos dadas não devendo ser aplicadas uma contra a outra. Por trás destas tentativas expressa-se uma consciência decadente e no fundo arbitrária e antidemocrática.

António CD Justo

Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

4 comentários em “UNIÃO EUROPEIA NO MAU CAMINHO AO QUERER IGUALAR LEI E MORAL”

  1. Vivemos infelizmente, numa amoralidade, que se constacta no mundo que temos.
    Paradoxalmente, quem mais tem poder, mais amoral se revela. E este é só mais um lamentável exemplo.

  2. Manuela Silva , é verdade. A sociedade está a ser preparada para viver da confusao. O povo ainda segue o senso comum saudável, coisa que certas elites já perderam e como perderam o critério parecem empenhados em destruí-lo no povo para dopois poderem pôr e dispor à sua vontade.

  3. Lei e moral são coisas diferentes a não ser que venha o divino espírito santo ou o espírito absoluto.!

  4. Vítor Lopes , aqui trata-se de em nome de uma imoralidade querer-se legitimar a infraccao de leis inernacionais; certamente entendeu mal o artigo!. Naturalmente salve-se o direito ao partidarismo que uma pessoa possa ter, mas o respeito pela própria personalidade e pela de muitos outros é importante que se apresetem as incongruências em que aqueles que nos governam por vezes se metem. No momento em que se acabar com a capacidade racional lógica entao estaremos mais próximos do reino animal irracional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *