Activar o Cérebro prolonga a Qualidade de Vida
Um exemplo possível: você teve um conflito com alguém e não consegue resolver o problema. Então, em vez de ir arejar, você vai beber uns copos. Seu cérebro considera isso como recompensa e solução para o problema. Se isso se repete a ponto de chegar à bebedeira, o cérebro chega a levar a pessoa a ficar viciada nele.
Outra observação da ciência é que o cérebro produz pensamentos habituais e os torna tão firmes e cimentados que criam autoestradas cerebrais deixando pouco espaço para vias alternativas importantes. O mesmo acontece com o hábito dos temas do quotidiano e do noticioso onde, por vezes, a nossa capacidade de diferenciação e distância crítica repousam, ordenando tais notícias como se não houvesse alternativa para elas e como se muitas delas não tivessem um propósito oculto! Para melhorar a nossa capacidade de avaliar informações de forma crítica é importante questionar informações, verificar fatos e buscar diferentes perspectivas sobre a narrativa apresentada.
Além da personalidade de cada um, vários factores podem afetar o desempenho cognitivo do cérebro: educação, ambiente social, inteligência emocional, estresse, falta de estimulação… Também há casos em que o cérebro tem dificuldade em distinguir entre fantasia e realidade; por exemplo no caso de esquizofrenia, uso de drogas alucinógenas…
Normalmente, os nossos cérebros, para avaliar se a notícia é credível e confiável, são céticos e críticos quando se trata de processar informações.
No meu cérebro flutuam ideias como barcos em alto mar. As ondas da informação e da propaganda são tão altas que não deixam horizonte que possibilite chegar à costa. O nevoeiro da publicidade é tal que não deixa ver para além do barco. Quando baixarão as ondas emocionais da sociedade de modo a poder reconhecer-se o que pretendem e quem as provoca?
Activar todas as áreas cerebrais prolonga a qualidade de vida! Coisas que toda a gente recomenda para aumentar o poder do seu cérebro: Desporto, descanso, nutrição, beber muita água, tirar apontamentos, atitude positiva perante a vida, dormir bem; tudo isto mantém o corpo e a mente em forma e estimula a formação de novas células nervosas no cérebro.
António CD Justo
Pegadas do Tempo
E as perspectivas para o futuro são pouco animadoras. Se há problemas não há força anímica para os enfrentar; opta-se pela autoestrada porquê é mais directa e mais rápida, apesar de mais cara e de certo modo perigosa; para muita gente o nevoeiro da publicidade não é para afastar porque até lhes interessa conhecer características de carros, aspiradores etc….
Há muitos anos eu ouvia dizer “a vida é um barquinho à vela!” Era frágil mas navegava bem e chegava ao destino.
O progresso ainda era moderado não havia redes sociais, TV, etc., etc
Tudo tem um preço e há muitas maneiras de activar o cérebro .
Mafalda Freitas Pereira , exactamente, antes havia desenvolvimento devido ao progresso moderado. Hoje o progresso abandonou o ritmo humano para seguir forças de ventanias alheias e alienantes.