O PODER DO DINHEIRO EM CAMPO NA COPA DO MUNDO NO CATAR

No Catar também as Mulheres são Bolas de Jogo

A Copa do Mundo 2022 começa no Catar a 20/11/2022 e termina a 18/12/2022. O Catar tem 2,7 milhões de habitantes, mas apenas 10% têm a nacionalidade do Catar; os outros 90% são trabalhadores imigrantes. No Catar, um em cada seis cidadãos é milionário.

O Campeonato do Mundo no emirado do Qatar é muito controverso não só por se realizar pela primeira vez no Inverno (época do advento-natal) mas também pelas violações maciças dos direitos humanos no emirado e pelas jogadas sujas da FIFA (1). Segundo pesquisas do jornal britânico “The Guardian”, cerca de 6.500 trabalhadores migrantes morreram em ligação com as obras de construção dos estádios do Catar desde há anos; muitos dos migrantes são tratados como escravos (especialmente migrantes empregados domésticos ou trabalhadores nos estaleiros de construção. Estes migrantes vêm principalmente da índia, Nepal e Filipinas. Entre a maioria das empregadas domésticas estão muitas Filipinas católicas que temem agressões violentas ou assédio sexual até à violação por parte de empregadores. Elas não se podem defender porque enfrentariam a prisão ou a deportação. Por isso representações estrangeiras recomendam as mulheres a pensarem bem no caso de quererem recorrer a tribunal.

O próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemanha adverte os viajantes que em casos extremos, “se uma violação for denunciada, a vítima pode ser processada por ‘sexo extraconjugal'” e a única saída é casar com o violador. As vítimas de violação são acusadas em tribunal de sexo extraconjugal…. Assim, estas mulheres maltratadas são ameaçadas com um castigo de 100 chibatadas e prisão. Isto é justiça masculina pervertida. Kontinente nov/Dez 2022, cita a antiga Ministra Federal da Justiça, Däubler-Gmelin, que diz esta “jurisprudência é chocantemente misógina”. Não é aceitável que as vítimas de violência sejam levadas perante os tribunais e cinicamente acusadas de sexo extraconjugal.

No Catar em 2008 foi construída a única igreja Católica que durante a Copa terá três missas diárias. No Catar, vivem 200 mil católicos que são trabalhadores migrantes das Filipinas, India, América do Sul, África, Líbano e Europa.

Não participam no campeonato do mundo as equipas nacionais da Itália, Áustria, Turquia, Suécia, Noruega, Egipto, Nigéria, Colômbia e Chile. A equipa nacional de futebol australiana criticou o Catar anfitrião do Campeonato do Mundo pelo tratamento dado aos trabalhadores migrantes e às minorias sexuais.

O Catar sunita, juntamente com o Irão xiita, possui o maior campo de gás natural do mundo. Os Estados Unidos mantêm no emirado a sua base militar mais importante na região. De notar que o único escritório estrangeiro do Talibã fica no Catar.  A irmandade Islâmica e o Daesh também parecem encontrar-se aí em casa.

O Catar foi escolhido para local da Copa Mundial porque tem grande influência na economia inglesa e francesa e também detém participações em empresas alemãs como a Volkswagen, Deutsche Bank e Siemens. Grandes fortunas europeias estão ligadas às do Catar. No próprio Catar, 130 empresas alemãs, como o grupo de construção Hochtief e o grupo de software SAP, fazem negócios lucrativos. Para a Alemanha, o Catar é um farol de esperança para o fornecimento de gás. A foto da vénia profunda do ministro alemão da Economia, Robert Habeck, em face do ministro do Comércio do Catar correu mundo e fala por si só. A democracia inclina-se tendo a liberdade de escolha entre ditadores, embora com o credo de só querer fomentar democracias. O capital financeiro árabe transmove montanhas!… O Catar também comprou o Clube Paris Saint-Germain e patrocina o FC Bayern de Munique.  O dinheiro governa o mundo e o resto é mera melodia de comitiva: que seria dos primeiros sem a massa dos acompanhantes no cortejo. Na opinião política pública, entoam-se árias de embalar na esperança de que a maioria durma, alguns rezem e uns tantos se aproveitem! Dos “adeptos” apaixonados não há que se preocupar porque esses já se encontram sob controlo!

Embora no Catar a homossexualidade seja crime, o emir, devido à pressão internacional, disse tolerar a visita de fans homossexuais.

A FIFA e os campeonatos de futebol são manifestações abertas da extrema masculinidade e da violência cultivada na nossa sociedade; isto, mesmo quando em campo jogam mulheres. O desporto futebol tem muitas valias, mas tornou-se sobretudo uma expressão e amostra do modelo da nossa sociedade e das sociedades em geral. Por uma questão de humanismo e de humanidade seria oportuno criar-se novos critérios de jogo e experimentar-se uma nova matriz em que masculinidade e feminilidade fossem integradas num processo interactivo que expressasse a igualdade complementar.

A situação da mulher no Catar poderia ser ocasião para uma discussão sobre a falta de feminidade na nossa sociedade que é de matriz determinantemente masculina.

Necessitam-se iniciativas para construção de uma matriz de pensamento (política, social e económica) de caracter complementar em que o princípio da masculinidade e o princípio da feminilidade sejam integrados em termos de balance equilibrada. A interatividade das energias da masculinidade e da feminilidade poderiam ser socialmente coordenadas de maneira a funcionarem como constitutivos complementares que possibilitem um novo modelo de sociedade com uma nova maneira de ser e de estar (de ser homem e de ser mulher)! A sociedade não pode limitar-se a ser mera oficina de reparação contínua de um modelo favorecedor de estruturas funcionais de poder.

Enquanto não nos questionarmos em termos da matriz sociológica e antropológica que seguimos, continuaremos a fomentar uma cultura de competição exagerada que leva à guerra!

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) A FIFA: https://antonio-justo.eu/?p=7949 

A equipa portuguesa é uma das 32 selecções presentes no campeonato e que se encontra integrada no Grupo H, juntamente com o Gana, o Uruguai e a Coreia do Sul.

O Campeonato do Mundo é uma oportunidade para chamar a atenção para abusos desumanos.

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

9 comentários em “O PODER DO DINHEIRO EM CAMPO NA COPA DO MUNDO NO CATAR”

  1. Muito obrigada pela partilha . Vidas muito difíceis para as Mulheres . A humanidade não evoluiu como devia, abr.

  2. Ainda o Mundial não começou, já cansa ouvir falar de futebol.
    É uma alienação total, mas isto não é novidade, como não são novidade os insultos contra a Mulher e as violações aos Direitos Humanos. Desta vez o Mundial acontece no Qatar e vêm à tona os crimes que ali são cometidos contrastando com a aparente civilização daquela sociedade.
    O Dinheiro, o Poder e
    o Crime.

  3. Mafalda Freitas Pereira , futebol é um tema muito rico e com grande valor simbólico e tudo depende de que aspecto dele se fala e como se fala. Na minha abordagem procurei dar relevo ao aspecto da matriz de que ele é analogia e questioná-la: a matriz masculina que todos seguimos (mesmo os que são contra futebol!); deste modo poderia haver a possibilidade de reflectirmos a melhor maneira de integrarmos na matriz masculina o princípio (energia) feminilidade e assim entrarmos num discurso que possibilite o início de uma cultura de paz!

  4. Compreendo o sentido do seu texto e quão portante é reflectir sobre todos os temas que agridem a humanidade, denunciar, discutir e discutir sobre os mesmos ainda que se entreponham barreiras aparentemente intransponíveis.
    Consciente que nada é fácil nestes tempos que estamos a viver.

  5. Esta merda do Qatar já foi decidido à 10 anos e agora nas vésperas do campeonato a que todos se lembram de críticas ‍♂️‍♂️‍♂️
    FB

  6. Zé Alves Pereira, deveria estar mais atento ao que se passa ao fazer tal afirmação. As críticas já se encontram no ar desde que a FIFA preparou a decisão do jogo no Catar. Tem razão se diz que o mundo fez ouvidos surdos ao que então se disse embora de uma maneira geral com voz muito baixa. A política anda muitas vezes atrás dos factos reagindo posteriormente porque propriamente querem o que não deveriam querer! Quanto ao que escrevo pode ler entre outros textos o que escrevi em 2017 e pode ler em https://antonio-justo.eu/?p=4289

  7. António Cunha Duarte Justo, é sempre lindo invocar a luz humilde do presépio de Belém.
    Não me lembraria do pirilampo voador
    Achei engraçada e original a sua ideia, já que o pirilampo é envolto numa certa magia e poderia transmitir, no meio das preocupações que nos afligem, a tal sensação de conforto de que há uma luz que não deixa de nos acompanhar.

  8. E o caso da guerra na Ucrânia os USA CEE UE OTAN cianato ucranazi lezensk contra a FEDERAÇÃO RUSSA o poder do dinheiro com o slogan de defender a democracia como esta tivesse algum valor para as oligarcas
    Muito obrigado pela exelente informação bem haja ♥️

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *