A UNIÃO EUROPEIA CLASSIFICOU A ENERGIA NUCLEAR E O GÁS DE ENERGIA VERDE

Chegou esta semana uma decisão de Bruxelas afirmando que investir na energia atómica e no gás ajuda ao objectivo de neutralidade do carbono. Isto veio incomodar grande parte da política alemã, dado ter determinado acabar com todas as centrais de energia atómica. Daí o seu especial empenho em ter defendido o gás como energia verde.

Os investimentos em novas centrais nucleares e de gás devem ser considerados favoráveis ao clima na UE, sob novas condições.

A classificação de projectos de gás e nucleares como sustentáveis está em relação ao financiamento sustentável e deve ser avaliada como neutra para o clima até 2050.

Esta é uma solução real no sentido de ajudar a alcançar a neutralidade climática. A Comissária das Finanças na UE, Mairead McGuiness, argumentou: “O acto jurídico de hoje pode não ser perfeito, mas é uma verdadeira solução – aproxima-nos do nosso objectivo de neutralidade de carbono”(1).

Áustria e Luxemburgo, pretendem recorrer contra esta decisão. A Espanha, a Dinamarca e a Suécia opõem-se à classificação sustentável do gás. A Alemanha quer examinar o acto jurídico, tendo para isso quatro meses para o fazer!

Esta medida possibilita investimentos de Biliões de euros em energias atómicas e de gás, porque são classificadas como energias “verdes”.

A disputa sobre o rótulo ecológico no Parlamento da UE contra a classificação destas energias como verdes certamente não conseguirá uma maioria no Parlamento Europeu nem tãopouco é de eserar  um veto de 20 dos 27 países da UE .

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) https://www.spiegel.de/wirtschaft/soziales/taxonomie-eu-kommission-stuft-atomkraft-und-gas-als-nachhaltig-ein-a-48bda438-e7c1-44b4-8854-0dbfdbe63a74

 

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

2 comentários em “A UNIÃO EUROPEIA CLASSIFICOU A ENERGIA NUCLEAR E O GÁS DE ENERGIA VERDE”

  1. Notícia tão surpreendente! De um lado e do outro terão sido feitos estudos que envolvem questões tão sérias e não sabemos para que lado pende o prato da balança/poder.

  2. Mafalda Freitas Pereira, na Alemanha e noutros países há muitos estudos sobre isso. O problema está no armazenamento do lixo atómico e nalgum possível ataque a uma central atómica! De resto, embora a construcção da central atómica seja cara, a longo prazo a produção torna-se rentável e além disso é limpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *