CONTRA CRENÇAS E INTENÇÕES POLÍTICAS PARECE NÃO CONTAREM OS FACTOS

Começa a faltar a Piedade nas Ladainhas do Coronavírus

No reinado do Covid-19, tudo se encaixa: o pânico, a banalização das alegações e a manipulação de dados. “Casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão” e “em terra de cego quem tem um olho é rei”!  Contra crenças ou intenções políticas parece não contarem os factos!

Na escola todos aprendemos que se hoje fizermos testes corona a 100 pessoas e encontrarmos dez pessoas infectadas, mas se amanhã forem 1000 pessoas testadas com o resultado de 100 pessoas infectadas, quer isto dizer que temos uma taxa constante de pessoas infectadas.

Se falar de um aumento de 10 para 100 como crescimento exponencial, então minto e manipulo a opinião pública.

Por exemplo: a 10 de abril foram testadas 10.121 pessoas com um resultado de 1.516 casos positivos, o que corresponde a uma percentagem de 15,1% de infectados.

A 14 de Outubro foram testadas 30.366 pessoas com um resultado de 2.072 casos positivos, o que corresponde a uma percentagem de 6,7% de infectados.

De facto, a apresentação e a interpretação, das estatísticas não têm sido sérias. Quem governa sabe, porém, que o que conta para governar é a opinião criada e não a realidade. A opinião tem maior força que os factos, a não ser que se criem para isso!

Falar aqui de um aumento efectivo baseado em estatísticas da epidemia é enganar cinicamente o povo!

Seria necessário não só noticiar, de cada vez para o público em geral, o número de infectados testados, mas também o número de testes feitos, com a indicação de dados relativos e absolutos, a fim de determinar a taxa exata de infecção? O número de recuperados também teria de ser indicado.

Além disso deveria ser estabelecida uma relação entre infectados pela gripe habitual e apresentar também o número de pacientes que morrem por não poderem ser tratados devido à reserva hospitalar para possíveis pacientes do Covid-10; muitos pacientes de outras doenças morrem por falta de tratamento!

Querer derrotar a pandemia com estatísticas falsificadoras de dados levantados é o caminho falso para se dar resposta ao problema e leva cada um a fazer o que lhe apetece. Para ajudar a confusão há regulamentos que se contradizem; declarações científicas que levam ao absurdo ou são contraditórias também.

Atenção e responsabilidade é exigida para todas as partes. O perigo não pode dar carta branca aos interesses de uns nem à negligência de outros. A diversidade de informações pode ajudar-nos a pensar pela própria cabeça. Efectivamente, o cidadão também tem cabeça para pensar e analisar, desde que tenha oportunidade para fazer uso dessa capacidade!

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6151

 

 

 

 

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

8 comentários em “CONTRA CRENÇAS E INTENÇÕES POLÍTICAS PARECE NÃO CONTAREM OS FACTOS”

  1. Sim, a dúvida é o melhor método para se iniciar o caminho da procura da verdade. De certezas e de boas intenções está o inferno cheio! A dúbida ajuda-nos a não cairmos na enxurrada do mainstream ou de interesses alheios.A dúvida dá-nos também a oportunidade de cortarmos o cordão umbilical para tentarmos caminhar com os outros mas pelos próprios pés! Naturalmente torna-se muito mais difícil pensar pela própria cabeça num mundo interessado em criar o caos e a falta de esperança para melhor fazer o que pretende. Os que sabem também sabem que o pensar faz doer e por isso jogam na dianteira!

  2. Mas se é o partido único que dá a sentença : aceitar e não protestar . Nota : o Partido único não sendo o chinês , qual será ?

  3. Atrevo-me a uma comparação: A sociedade e sua classe dirigente é comparável a um rebanho com muitíssimas ovelhas,muitos cães e alguns pastores. Uns ladram em defesa dos pastores outros ladram em defesa das ovelhas! Os cães fazem tanto barulho que as ovelhas nada entendem. A maior questão de tanto ladrar está no sentido que tem a atingir. A saber: a lã das ovelhas a tosquiar para pastores e cães engordar! Esta cumplicidade, sempre bem intencionada e em nome de alguém “digno” cria nas ovelhas o a preocupação de, com olhar espetado no chão, olhar só para a relva e assim distrair o medo da canzoada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *