NÚMERO DE REFUGIADOS EM 2017

 

António Justo

No seu relatório anual  “Tendências Globais”, o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) informa que 68,5 milhões de pessoas em 2017 se encontravam deslocadas por guerras e conflitos.

Em 2017 viviam 19,9 milhões de pessoas num outro país como refugiados. 70% desses refugiados provêm de 5 países: da Síria 6,3 milhões, do Afeganistão 2,6 milhões, do Sudão do Sul 2,4 milhões, de Mianmar 1,2 milhões e da Somália 1 milhão.

Os países com mais refugiados são Turquia (3,5 milhões), Paquistão 1,4 milhões, Uganda 1,4 milhões, Líbano 1 milhão, Irão 1 milhão e Alemanha 1 milhão. 52% dos refugiados são menores.

Deu-se uma redução no número de refugiados que vêm através do Mediterrâneo; este ano, até meados de junho, vieram 40.000.

A maior parte dos refugiados na Europa vêm através da Itália e da Grécia.

Entre janeiro e março de 2018 houve 34.400 requerimentos de asilo na Alemanha. Na EU o número de requerimentos reduziu-se de 15% (houve 131.000 requerimentos).

Em Portugal em 217 foram feitos 1.749 pedidos de asilo dos quais, 500 viram confirmados o seu pedido de reconhecimento do estatuto de proteção internacional. Muitos refugiados seguem de Portugal para o Norte da Europa, por isso a política europeia orienta-se no sentido de refugiados que já tiveram entrada num país da EU possam ser reenviados para o país onde primeiro foram registados ou onde tiveram entrada.

Os Estados Unidos foram o país a registar o maior número de pedidos (330.000) essencialmente provenientes de cidadãos de países da América Latina. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos), os EUA superam a Alemanha que desde 2013 liderava a qualificação.

Cada vez se torna mais difícil distinguir entre refugiados políticos e refugiados económicos.

Encontramo-nos numa luta de culturas em que a Europa só se interessa por ganhar a económica. Mas como civilização ocidental, de cunho Judeo-cristã e greco-romano, temos deveres para com outros povos e para com o próximo sem esquecer a outra máxima evangélica: “ama o próximo como a ti mesmo”, sem esquecer o “como a ti”!

A hospitalidade faz parte da tradição bíblica e também Jesus foi migrante perseguido e recomenda: “Era peregrino e me acolhestes” (Mateus, 25) … “Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’ (Mt 25.35-36). Para o cristão vale: „Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas, 3).

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do tempo,

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

5 comentários em “NÚMERO DE REFUGIADOS EM 2017”

  1. E quantos terroristas vieram no meio desses refugiados? À que ter isso também em conta… isso as autoridades não dizem, para não alarmar as populações, mas as autoridades têm estatísticas sobre o assunto. Temos que nos precaver e andar de olhos bem abertos…
    Berto Ferreira
    FB

  2. Naturalmente vêm muitos extremistas e uitos com uma mentalidade anti-feminina; por isso na Alemanha se ouvem muitas vezes violações de meninas ou desrespeito por parte de alguns refugiados. A administração, mediante tantos requerimentos que tem para resolver não tem tempo para analizar nem a política parece estar interessada nisso. Por isso na Alemanha houve alturas que o Estado alemão abdicou da suam missão de soberania. Exemplo disso temos um irquiano que há dias matou uma menina depois de a voiolar e depois fugiu para o Iraque onde lhe ameaçava a pena de morte. As autoridades alemãs conseguiram, através de uma boa relação com os curdos no Iraque, trazê-lo para a Alemanha onde lhe espera um julgamento leve por ser menor. Mas o mais caricato do evento foi que toda a família do assassino refugiada na Alemanha, que tinha voltado para o Iraque para encobrir o filho, agora que o filho foi trazido pela polícia alemã (que o acompanhou no aviã) para a Alemanha, também toda a família quer voltar para a Alemanha; certamente com as leis que há na Alemanha, a família terá direito a voltar.

  3. Para essa gente, tem de haver penas pesadas e nada de contemplações. A Alemanha que fique lá com eles todos, pois nós os dispensamos, mas a Alemanha, sabe muito bem o que foi no passado, por isso os acolhe, pois dá-lhe interesse …
    Berto Ferreira
    FB

  4. É verdade! Mas em democracia, num Estado de Direito, as leis devem ser iguais para todos sejam eles hóspedes ou hospedeiros!
    A imigração islâmica também é um meio que os políticos têm para disciplinar os seus eleitores autóctones. A filosofia religiosa islâmica é semelhante à filosofia do poder político ocidental quer capitalista quer socialista. O cristianismo crítico e personalista só os estorva no seu caminho; por isso, indirectamente querem cá quem enfraqueça os que lhe são críticos. O problema é que o tiro lhes sai pela colatra porque com o tempo, se não evoluirem, (mas o poder consciente não evolui, permanece sempre igual a si mesmo) eles combaterão o estado secular (fruto da sociedade ocidental) para impor o estado religioso. A situação ocidental tingiu um estado ridículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *