Beatificação de João Paulo II


António Justo

Bento XXI proclamou beato João Paulo II perante mais de um milhão de fiéis reunidos na Praça de S. Pedro em Roma. São-lhe deste modo reconhecidas virtudes heróicas. Joao Paulo II faleceu em 2005, depois de 27 anos de pontificado.

Pela primeira vez na história da história da Igreja um pontífice inscreve o seu predecessor no rol dos beatos. Normalmente um processo de beatificação dura dezenas de anos.

João Paulo II tinha proclamado 1338 beatos e 483 santos. Na Igreja Católica santos e beatos são honrados como modelos de vida cristã. Os beatos são honrados a nível regional e os santos em toda a Igreja.

João Paulo dizia “O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo”.

Neste 1° de Maio, esteve também presente à cerimónia a irmã Marie Simon-Pierre Normand, a primeira agraciada pela cura da doença Parquinson, a mesma doença que o Pontífice tinha.

No seu pontificado impressionou-me a sua frase: “O homem é o caminho da Igreja e Cristo é o caminho do Homem”.

Apoiou o sindicato polaco “Solidariedade”(Solidarnosc) na esperança de fomentar na Polónia uma terceira via política,  entre o Capitalismo e o Socialismo, baseada nos princípios da solidariedade humana, fruto da cultura cristã.

Historiadores atribuem a Joao Paulo II um grande papel para a queda do comunismo do Leste Europeu.

Tal como já tinha acontecido aquando da morte do Papa o povo agora reunido na Praça de S. Pedro voltou a solicitar a santificação de João Paulo.

Karol Wojtyła foi um pensador, escritor e filósofo.

António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com

www.antonio-justo.eu

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Um comentário em “Beatificação de João Paulo II”

  1. João Paulo II, hoje beatificado pelo seu processor, deu-nos exemplo de vida, de coragem e de fé, ele o papa viajante, foi cumprir a promessa “Ide e Pregai o Evangelho, a todas as partes do mundo, Eu Estou convosco todos os dias, ontem em S pedro os fiéis regressaram a S Pedro para estarem com ele, neste anúncio de beatificado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *