ESCUTAS: DISCURSO DO GOVERNO ALEMÃO E FORÇAS ARMADAS EM CONTRADIÇÃO

Chanceler Scholz e Ministro da Defesa Pistorius em Apuros procuram desviar a Bola para Canto

A emissora estatal russa RT publicou os 38 minutos de teleconferência escutada entre dois generais e dois oficiais de alta patente alemães (entre eles o chefe da força aérea alemã).

Na teleconferência discorria-se sobre como seria uma operação com os misseis de longo alcance Taurus a ceder à Ucrânia, (com um alcance de 500 quilómetros podendo atingir Moscovo) de como os sistemas aliados poderiam ser usados e como poderia ser feita a explosão de uma ponte (certamente a ponte que liga a Crimeia ao continente).

Os russos espionaram e tornaram público o assunto (1.03.2024) e o governo federal confirmou o teor da teleconferência. O caso é sinistro a nível interior e exterior.

Por um lado, temos um chanceler sempre a repetir à população alemã que a Alemanha não enviará mísseis Taurus para a Ucrânia para não envolver a Alemanha na guerra com a Rússia e por outro lado, a nível de planeamento interno, generais alemães preparam-se para intervir na Crimeia. Com a tática de sucessivas mentiras do governo, o público além de estar a ser enganado está a ser preparado para apoiar a favor de uma guerra da Europa contra a Rússia e vice-versa e assim termos na Europa a terceira guerra mundial.

O Chanceler já no passado dizia que a Alemanha não entregaria nenhum tanque à Ucrânia e hoje é o maior fornecedor de tanques!

Muito grave para a democracia e para a imagem do governo alemão foi a censura exercida pela Alemanha à informação sobre a escuta. Além de a atrasar nos meios de comunicação censurou-a. O Twitter social foi bloqueado pela Bundeswehr na Alemanha, segundo informação do Bild Zeitung.

A Rússia exigiu esclarecimentos à Alemanha.

Já é sabido que na Ucrânia, há soldados da NATO a trabalhar como mercenários, civis, etc. mas esta conversa deixa espaço para mais especulação. Na Rússia, o ex-presidente disse que os alemães se tornariam arqui-inimigos e não deixou de fazer uma referência aos alemães na Ucrânia na segunda guerra mundial, relembrando a expressão: “Morte aos ocupantes fascistas alemães”.

Tudo águas nos moinhos de Putin, tudo pontos adicionais para a eleição de Putin, tudo descrédito de uma política ocidental hipócrita! A guerra encontra-se em marcha forçada e a dança do ovo, como dizem os alemães, continuará!

Num país dividido, mas socialmente já quase preparado para a guerra, o Ministro da Defesa e o Chanceler não podem continuar a permanecer nebulosos; os generais vieram obrigar a falar texto claro.

De facto, “oito países da Otan, incluindo Holanda, Espanha e Roménia, além da Alemanha, já compraram em janeiro 1.000 mísseis Scalps franco-britânicos, baterias de mísseis Nasams noruegueses e mísseis antiaéreos Patriot, fabricados nos Estados Unidos” (2). O ministro da defesa Pistorius alega que se trata de uma guerra de informação, o que é natural, mas cala a divisão que se dá dentro do próprio país e entre suas instituições, atendendo à pressão dos militaristas, à hesitação do Chanceler Scholz e à pressão da imprensa sobre o público!

Quanto às escutas da videoconferência, a reacção por parte dos políticos do governo e da oposição, bem como da imprensa, centram o problema não nos planos de guerra vindos à luz, mas apenas no constrangimento causado por serem publicadas e como se deve evitar a questão das escutas. Equaciona-se o problema mais como uma desestabilização da opinião popular através de informações! Ao mesmo tempo legitima-se o uso político de “língua dupla” em vez de publicamente se fomentarem notícias que exigiriam um tratamento justo e imparcial do conflito. Trata-se, portanto, de reforçar a acção colectiva e de proteger uma política hipócrita que não deve penetrar no público. Naturalmente uma guerra híbrida favoreceria os interesses do adversário e é um facto que a comunidade civil alemã tem muita gente activa interessada numa informação objectiva mas que exigiria da política uma outra atitude em relação a guerras e envolvimento do povo nelas.

No que diz respeito ao problema real e jurídico, o Serviço Científico alemão publicou há dois anos um estudo onde a questão era se a entrega de armas significaria a entrada na guerra. O resultado do estudo foi: a entrega de armas ainda não, mas com o treinamento e aconselhamento sairíamos da área da “não participação garantida”.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=pistorius#fpstate=ive&vld=cid:9a5c6113,vid:uydDcmjzxMg,st:0

Informação também em:  https://uol.com.pt/discussao-alema-sobre-ataques-a-russia

(2) https://www.rfi.fr/br/europa/20240303-espionagem-alemanha-acusa-putin-de-tentativa-de-desestabiliza%C3%A7%C3%A3o-e-guerra-de-informa%C3%A7%C3%B5es

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

4 comentários em “ESCUTAS: DISCURSO DO GOVERNO ALEMÃO E FORÇAS ARMADAS EM CONTRADIÇÃO”

  1. Realmente , ainda nao entendi bem isso. Só acho que os alemães são um povo muito organizado e que se preparam sempre preventivamente….
    FB

  2. Maria Lima , se clicar no link irá ter à minha página onde tenho o artigo completo com informações mais detalhadas. É verdade que é para admirar atendendo à sua organização e aos servicos secretos que funcionam exemplarmente, doutra maneira teríamos na Alemanha, em certos sectores, problemas sociais semelhantes aos franceses. Neste caso, porém há grandes diferenças de opinião a nível institucional e isso é notável como grande parte da imprensa trata depreciativamente o chanceler Scholz como um “hesitante”. Naturalmente que a espionagem russa também não dorme e em questões internacionais notam-se deficiências.

  3. Que Deus nos proteja !! Em fim, seja, Senhor António da Cunha Duarte. o que Deus quizer. Deus respeita a liberdade do Homem. Obrigada, Um feliz dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *