1° DE MAIO – DIA DA SOLIDARIEDADE

O 1° de maio não se reduz a dia das caminhadas, ele continua a ser o dia do trabalhador e empregados em geral (1). Numa época em que máquinas e robots vão substituindo a “mão de obra” poderia surgir a dúvida da necessidade dos sindicatos. Questionar a necessidade dos sindicatos seria uma falácia dado o globalismo liberal ser de tal maneira centralizador, regulador e controlador que cada vez exigirá mais a organização das pessoas e regiões em grupos sociais e iniciativas de solidariedade, como reacção de autodefesa, dado o indivíduo passar a não ter qualquer relevância.

A greve (paralisação do trabalho) é o único instrumento que os mais fracos têm – na falta de diálogo e de responsabilidade – para fazer valer os seus interesses.

A inteligência artificial está a revolucionar o mundo do trabalho de uma forma inimaginável; a mudança estrutural em via terá, certamente, como primeira consequência a introdução da semana de quatro dias.

Perante a inflação provocada, as reivindicações dos sindicatos terão de ser fortes e pragmáticas. Salário não é tudo, precisa-se de mais flexibilidade e de mais tempo para a família.

As populações não podem viver em crise permanente. Na Alemanha, é de notar a rapidez com que os políticos arrecadaram 100 bilhões de euros em benefício de armamentos e por outro lado a sua rigidez e sobriedade no tratamento do pessoal hospitalar e dos serviços de assistência.

A oportunidade de se envolver em um futuro mais justo e solidário.

É um princípio dos sindicatos (e não só deles) que para se ter sucesso é necessário agrupar-se em torno de reivindicações e impulsioná-las em conjunto. Num momento em que as agendas globais nos orientam e determinam o nosso viver, é mais necessário do que nunca que as pessoas se unam em solidariedade e se organizem. No mundo do trabalho, seria desejável que empregados e patrões trabalhassem solidariamente, como é o caso de uma empresa de metalurgia do meu amigo Agostinho, no Norte.

O emprego sustentável só será possível com investimentos. Os políticos, porém, não podem descansar limitando-se a garantir salários baixos como meio de atrair investidores.

António CD Justo

Pegadas do Tempo

(1) https://www.gentedeopiniao.com.br/opiniao/1-de-maio-dia-do-trabalho-trabalhador

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *