O 20° CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA CHINÊS IMORTALIZA XI JINPIN NO PODER

O partido chinês (2.000 Delegados) alarga os poderes de Xi  para o próximo quinquénio, enfraquecendo para isso a direcção colectiva em favor de Xi Jinping (secretário geral e presidente da China) de maneira a este ter poderes quase absolutos; esta estratégia adoptada revela-se como tentativa “adequada e eficiente” de dar resposta autoritária aos problemas internos e externos e de fortalecer a economia chinesa que deve ser orientada no sentido da segurança chinesa.

A regra determina que os altos funcionários com 68 anos ou mais na época do congresso se aposentem. O mandato de Xi é prolongado apesar de ter 69 anos. O controle sobre o partido, o Estado e os militares permitem-lhe poderes de ditaduras (1).

Os poderes dados a Xi pelo partido possibilitam a China a existir sem Indecisões e sem  o mundo!

Deng Xiaoping em1982 revolucionou o comunismo de Mao Tsé-Tung criando a forma específica do socialismo chinês que compatibilizou o socialismo de Estado com o capitalismo liberal ocidental numa institucionalização dictatorial. A China ao compatibilizar a ideologia socialista com as linhas do capitalismo como forma de domínio, possibilitou a sua posição mundial relevante na competição com o capitalismo que motivado pela globalização a ajudou. Como grande potência e ditadura consegue fazê-lo de maneira a poder afirmar-se em desvantagem de outros sistemas. O capitalismo dos privados encontra-se em posição fraca em relação ao Capitalismo de Estado chinês.

Taiwan, entre interesses capitalistas e socialistas, passa a ter de temer mais a pressão chinesa; Taiwan continua submetida aos interesses da China como a Ucrânia aos interesses da OTAN e da Federação russa.

Nesta perspectiva a raiva e não o entendimento continuará a governar o mundo.

 

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) Organigrama do poder político-administrativo chinês

 

 

 

 

 

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Um comentário em “O 20° CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA CHINÊS IMORTALIZA XI JINPIN NO PODER”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *