PRIMEIRA DEPUTADA LUSO-ALEMÃ NO PARAMENTO (BUNDESTAG): UM EXEMPLO A SEGUIR

Catarina Santos segue o próprio caminho

A Comunidade Portuguesa na Alemanha está de parabéns! Tem a satisfação de ver no parlamento alemão a deputada luso-alemã Catarina dos Santos (nascida em Lisboa em 08.07. 1994), eleita pelo partido democrata cristão (CDU) na atual legislatura iniciada a 26.10.2021 (1).

A advogada Catarina Santos é filha de mãe portuguesa e pai alemão e é a deputada mais jovem dos 197 deputado do Grupo parlamentar da CDU/CSU. A deputada é membro agregado do comitê executivo estadual da Junge Union (JU) de NRW onde, entre outros cargos, foi chefe do grupo de trabalho para a promoção das mulheres.

No site da CDU Renânia do Norte-Vestefália, ela diz que não tem um lema de vida clássico, mas “tento, em cada dia, ser um pouco melhor, do que no dia anterior.  Prefiro seguir o meu próprio caminho.”

À pergunta, como podemos fazer com que mais jovens se interessem pela União CDU/CSU respondeu: “Se continuarmos a trabalhar para acolher os jovens, levar a sério as suas preocupações e mostrar que “ser conservador” não é retrógrado nem ultrapassado, então estou certa de que podemos atrair mais jovens para a União.

Catarina dos Santos é um exemplo a seguir para portugueses; como estudante de direito, inscreveu-se, aos 20 anos, no partido CDU conseguindo assim ver recompensada, agora, a iniciativa tomada.

Nas circunstâncias actuais em que o poder se concentra cada vez mais concentrado nas mãos só de alguns é mais que oportuno que toda a juventude se inscreva nos diferentes partidos porque deste modo poderão ser muito eficientes numa mudança fundamental que urge para uma boa governação! Na sociedade os interesses e seus grupos é que determinam o desenrolar da sociedade e da História. Quem não intervém activamente fica à margem na dependência dos poucos que têm o poder. Na Alemanha, a comunidade turca mostra-se exemplar na quantidade de políticos que produz; isto porque estão conscientes da importância da política e da afirmação de interesses!

Cidadãos, em Portugal e pelo mundo, inscrevam-se nos partidos, também para não serem reduzidos à qualidade de espectadores e de manipulados!

António CD Justo

Pegadas do Tempo,

(1) https://www.youtube.com/watch?v=8VdLskKMAoc

 

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *