“ANTISSEMITISMO” EM TEMPOS DE CRISE E DE CAMPANHAS ELEITORAIS

Jean-Paul Sartre, no Retrato do antissemita (1945) dizia: ”Antissemitismo não é só a alegria do ódio; ele também consegue disposição positiva: na medida em que trato os judeus como seres inferiores e prejudiciais, afirmo, ao mesmo tempo, pertencer a uma elite.”

Lamentavelmente, por toda a Europa se assiste, actualmente, ao crescimento do antissemitismo, da xenofobia e da intolerância em relação ao outro, ao diferente! O mesmo se poderia dizer em muitos casos de posições de um adepto de um partido em relação ao partido adversário.

Em tempos de crise e de eleições não é fácil argumentar sem generalizar nem demonizar o adversário. Cada um apresenta a parte do rosto sujo do outro para com ela tapar a parte suja do próprio rosto.

Se cada um reconhecesse esta prática então ninguém seria tão categórico na sua opinião. Nestas coisas, os intelectuais ou multiplicadores sociais, têm muita responsabilidade, especialmente no nosso tempo em que a radicalização se espalha. Cada qual se encontra absorto nas próprias preocupações, o que nos dificulta ver verdadeiramente o que acontece à nossa roda. Todos trazemos em nós o judeu e a sua sombra; Judeu és tu, judeu sou eu!

Junto a citação de Sartre em alemão que ontem vi ao visitar um museu em Kassel:

„Der Antisemitismus ist nicht nur die Freude am Hass; er verschafft auch positive Lust: indem ich den Juden als ein niederes und schädliches Wesen behandle, behaupte ich zugleich, einer Elite anzugehören.“ Jean-Paul Sartre, Portrait des Antisemiten (1945)
António da Cunha Duarte Justo
www.antonio-justo.eu

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

2 comentários em ““ANTISSEMITISMO” EM TEMPOS DE CRISE E DE CAMPANHAS ELEITORAIS”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *