Democratas Cristãos Alemães – Programa Doutrinário

Programa do CDU da Alemanha – Um Exemplo para Partidos do Centro?

O Congresso do CDU da Alemanha, que acaba de terminar, teve como lema “O Centro”. A chefe do partido, Ângela Merkel, acentuou perante os 1000 delegados que só eles são o centro. “Aqui é o centro. Aqui no centro estamos nós e só nós”.

O CDU declara-se como um grande partido do povo, querendo atingir a grande maioria do povo alemão. Quer uma política temperada, baseada no consenso, contra a polarização e os extremos radicais duma esquerda e duma direita. O partido manifestou, por unanimidade numa resolução, manter-se na distância para com o partido da coligação SPD que não é fiel à própria Agenda. O SPD, com medo da concorrência dos irmãos socialistas mais extremistas (o Partido da Esquerda), tem optado por um caminho mais à esquerda que antes.

Merkel fala de participação e justiça manifestando a vontade de determinar em mais alguns ramos da economia salários mínimos, a exemplo do que foi já decidido para trabalhadores – os carteiros dos correios, com um salário mínimo entre 8 e 9,80 Euros à hora.

O partido manifesta a preocupação de dar resposta às necessidades do povo. Efectivamente por toda a Europa os estados e os aparelhos dos estados têm enriquecido enquanto que o povo tem empobrecido. O partido quer, através de inovação, ordenado justo, apoio de creches e jardins infantis e de apoio económico para o cuidado de crianças em casa, dar resposta ao eleitorado feminino e ir de encontro às necessidades da juventude. Por outro lado, quanto mais temas assume que antes eram temas do SPD. mais se distancia do tradicional parceiro de coligação, o partido Liberal.

A preocupação com as mudanças climáticas e a protecção do ambiente faz parte muito importante do programa, revela Merkel. A Chanceler critica os ordenados demasiado altos de muitos gestores de empresas.

Antes do Congresso agora realizado em Hannover, 34% dos cristãos democratas tinham o seu descontentamento com o trabalho da Coligação Governamental pretendendo a proibição de novas dívidas para o Governo Federal. Queriam ver assegurado um Rendimento Mínimo e o apoio estatal para os de rendimento diminuto. Negam a criação duma taxa para a formação profissional a pagar pelas empresas.

A chanceler alemã, Ângela Merkel, saiu mais reforçada do Congresso, mantém as rédeas do partido mais firmes que nunca.

Palavras-chave do novo Programa Doutrinário são: cristão, social, liberal e valores conservadores. Na base do Programa está a imagem cristã do homem da qual deriva os valores fundamentais de liberdade, solidariedade e justiça sem jerarquia. O objectivo social é a igualdade de chances na participação de bens e na formação. Espera-se dos imigrantes a afirmação da cultura envolvente. O casamento de homem e mulher permanece imagem padrão da sociedade. Família é definida como o lugar onde pais e filhos assumem responsabilidade mútua de uns pelos outros, incluindo-se também a união conjugal sem certidão de casamento. A bonificação fiscal (privilégios legais) limitada ao casamento deve ser alargada à família. O fomento de jardins infantis e dinheiro de apoio ao cuidado com crianças deve ser fomentado visto constituir uma oportunidade de autêntica alternativa de opção coordenando os interesses de família e profissão. No Programa é também acentuada o papel fulcral da formação. Um ponto principal é a protecção do clima e do ambiente. A energia atómica é vista como tecnologia ponte. Defende-se um imigração controlada com vontade de se integrar. É recusada a entrada da Turquia na União Europeia e acentuada a amizade com a USA.

O modelo social cristão e democrata cristão alemão podem servir de exemplo para uma política que combina e respeita as características culturais e históricas da Europa com as necessidades do povo.

António Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *