O lutador pelos repudiados – Abbé Pierre

Abbé Pierre (Henri Antoine Groués), o padre dos pobres e dos repudiados partiu para “as grandes férias” com 94 anos de idade.

O presidente da França, Chirac apresentou o abade Pierre como a “incarnação do bem” afirmando que, com a sua morte, “toda a França foi atingida no coração”.

Já nos anos 50 Abbé Pierre fazia parte das listas dos franceses mais queridos. Nos anos 80 ele exigiu que o tirassem da lista da escala de popularidade. De facto fama e glória são problemáticas. Dela se usam os sistemas e os poderosos para se imporem de maneira sub-reptícia e os fracos para se ultrapassarem…

Heinrich Groues nasceu em 1912 em Lião. Com 19 anos entrou na ordem dos capuchinhos e foi ordenado sacerdote em 1938. Entrou na resistência contra o regime nazi dedicando a vida a salvar pessoas perseguidas pelo nacional-socialismo. Salvou muitas pessoas da polícia secreta nazista falsificando passaportes. Chegou a organizar um grupo de resistência armada no seio da Resistência Francesa. Foi preso mas conseguiu fugir escondido num saco do correio, num avião para a Argélia.

Uma vez passado o furacão da desgraça nazi, voltou a Paris sendo eleito deputado do Parlamento francês pelo MRP (Parido democrático cristão).

Em 1949 fundou o Movimento Emaús, uma obra social para os excluídos, que hoje está presente no mundo em mais de quarenta países. O Movimento começou no momento em que o padre acolheu em sua casa o assassino George, que já se tinha tentado suicidar. Abbé Pierre disse-lhe: “Não tenho nada para lhe oferecer. Quer ajudar-me na construção de casas para pessoas sem-abrigo”? Na defesa dos pobres e dos desabrigados o padre já tinha ocupando praças e casas não alugadas. Para ele “injustiça não é desigualdade, injustiça é não partilhar”!

O Movimento Emaús dedica-se ao trabalho de recuperação e reutilização do que os outros deitam fora ou não precisam. Aproveitam e dedicam-se a reciclar o lixo dos ricos. É uma solidariedade de pobres com os pobres. Ele sabe que “a miséria julga o mundo e prejudica toda possibilidade de paz”.

Em 1954 morreu um bebé de três meses, criança duma família que vivia num autocarro. Isto leva o padre a dirigir-se aos microfones da rádio fazendo um apelo pelos desabrigados ao que dentro de minutos responderam milhões de ouvintes com ofertas. A partir daí começaram a chamá-lo “pai dos pobres”.

Ele chega a afirmar: “Não sou inclinado para a cólera. Mas quando tenho de denunciar ao público o que destrói as pessoas então fico maluco. É amor o que alimenta esta cólera santa. Os dois são inseparáveis”.

Ele confessa que como monge chegou a ter sexo e exige a abolição do celibato. Defende a ordenação sacerdotal de mulheres e a ligação de pares homossexuais ou lésbicos. O Padre Pierre foi o testemunho duma Igreja autêntica tornando-se a voz dos excluídos dos bens materiais e dos bens culturais.

Para ele o terceiro segredo de Fátima anuncia um tempo em que a Igreja será obrigada a ser fiel à doutrina do evangelho.

Abbé Pierre foi a consciência da França. Um santo do nosso tempo que luta apaixonadamente por uma civilização do amor.

Obrigado Abbé Pierre!

António Justo.

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *