A Cruz com A Cruz – Simbologia e Realidade

Na Itália uma senhora muçulmana conseguiu em primeira instância ganhar um processo contra a cruz na escola que sua filha frequentava. O tribunal superior revogou a decisão do tribunal da instância inferior.
Em Portugal, em Abril passado a Associação República e Laicidade denunciou ao Ministério da Educação 20 casos de cruzes em salas de aula, solicitando a sua retirada. O ME, sem consultar as comunidades escolares, numa acção de desrespeito do próprio e de respeito pelo alheio determinou que as cruzes fossem afastadas.
Ideólogos ignorantes e pseudo-iluminados multiculturalistas encontram-se por toda a Europa em campanha contra a cruz, símbolo dos oprimidos, muitas vezes instrumentalizada pelo poder religioso, por marxistas materialistas que se apoderaram da cruz reduzindo-a à cruz comunista do martelo e da foice, pelos nazis com a cruz suástica ou pelos satanistas com a sua cruz invertida bem como por aqueles que querem o ser humano de braços abertos, indefeso e crucificado nas lixeiras dos povos. Por toda a parte a cruz com a cruz!…
Os que hoje proíbem a cruz amanhã proibirão a presença de deficientes nas festas e não tolerarão os pedintes nas ruas, onde a cruz é mais visível. Como não aceitam a própria dor nem o sofrimento que causam também não aceitarão a cruz. Esta é o símbolo dos que sofrem e por isso uma provocação. Eles não se encontram sós. Nela se derribam todos os muros rássicos, religiosos, culturais e individuais.!… Contra a absolutização do poder, do direito, do capital, do consumo e mesmo do racionalismo. Ela relativiza tudo, é também um princípio de dúvida metódica ao mundo da razão. Ela rasga o véu do templo, a verdade dos dogmas e a consistência das leis…
A reacção agressiva à cruz é consequência dum modo de vida e dum projecto. Os dançarinos do sonho “multicultural” actuam com preconceitos contra símbolos cristãos, contra tudo o que cheire a povo. Querem um Homem mutilado, uma imagem de Homem de cabeça baixa sem a perspectiva transcendente.
Uma vez no poder, já não lhes chega carregar o povo com a cruz diabólica como até lhe roubar o seu sinal de honra e de dignidade humana. Eles comem tudo. Eles comem tudo e até dos restos têm medo, não querem vestígios. Eles querem para os outros apenas a cruz do trabalho e da desonra e não suportam a cruz sinal de protesto dos fracos e sinal da sua dignidade. A tal chegou a arrogância e a ignorância do poder, que nem sequer os ossos deixa para os seus súbditos. Querem um povo sem espinha dorsal, querem apenas súbditos, querem fiéis pelintras de joelhos mas alegres e sem memória, distraídos, à sua porta, à sua procura, à procura do eu ou da ilusão sem sentido. Por detrás do combate às duas traves cruzadas esconde-se, por vezes, o medo inconsciente de se descobrir o próprio arquétipo de si mesmo que é Jesus Cristo, que é a cruz. Este símbolo não é indiferente porque pessoal e real e porque pressupõe uma consciência de ser humano que já não se pode desculpar perante um Deus distante mas pressupõe um pedir desculpa perante si mesmo, perante o povo, perante a natureza e perante um Deus pessoal; têm medo de entrarem no seu íntimo, de descobrirem a imagem protótipo, a sua realidade também actuante nos outros. Prisioneiros de sistemas aparentemente lógicos não querem transpor a realidade do dia a dia e na sua filosofia confundem a meta da vida com a auto-descoberta. A realidade da cruz aponta para a vida para lá de imagens fixas, do poder de maiorias ou ortodoxias, tendência ou moda.
A Cruz deslegitima todo e qualquer poder do homem sobre o homem….provenha ele de fonte política, religiosa ou material, seja em nome e por obra de quem for. Muitos reduzem-na à simbologia dos abusos praticados em seu nome e ao poder farisaico e presumido duma igreja extremamente oficial petrina.

Simbologia
A cruz é um símbolo universal que se encontra em quase todas as religiões e culturas sob uma ou outra apresentação. É um símbolo que pertence à humanidade e não apenas aos cristãos… A cruz já se encontra documentada desde há 14 mil anos. Para os egípcios (Ankh) era sinal de vida e de imortalidade; a cruz suástica na Índia é sinal de salvação e de bênção e na China é símbolo de felicidade, infinito e sol. Ela foi o símbolo do nascimento da nacionalidade portuguesa, era o símbolo usado na primeira bandeira portuguesa, fazendo ainda hoje parte dela, embora de forma mais discreta. A cruz é o sinal principal da bandeira Suiça, etc. É instrumentalizada pelas mais diversas ideologias: nazismo, comunismo, satanismo, etc.
Passarei a referir-me ao símbolo da cruz na civilização ocidental.
Para os cristãos é o símbolo dos símbolos, o símbolo da totalidade e do equilíbrio. Ela consta duma linha vertical que une a terra e o céu, duma linha horizontal que indica para o mundo, para os outros e dum centro que une os opostos. Como imagem do Homem, é um sinal do seu antagonismo, um sinal de amor e de protesto contra a dor, de luz e treva, um sinal positivo, uma fórmula, uma chave para a vida.
Torna-se também um símbolo da ordem material e espiritual – o seu centro – que abre e possibilita novas perspectivas, novas dimensões da realidade sem preconceitos espiritualistas ou materialistas. É um convite ao Homem para se tornar humano. Ela está para uma fase superior da humanidade e da História com uma nova ideia de Homem e de Deus. Ela é símbolo de vitória duma nova maneira de ser e de estar no mundo, ou melhor ainda uma nova maneira de se ser e sentir mundo. Para os cristãos até ao século V ela era sobretudo um símbolo de alegria, de vitória. Os romanos reservavam a crucifixação na palestina para os amotinadores, os que se revoltavam contra o poder político de Roma. A oligarquia romana não suportava que os cristãos usassem a cruz como sinal de salvação, de vida e colocassem a cruz no centro da sua existência, quando eles a viam como um sinal de rebeldia e a usavam para matar os insurrectos.
Através do Cristo nela triunfam os fracos e fracassados sobre os poderosos, sobre a morte, sobre o mal. Os poderosos e candidatos ao poder têm medo do sinal da cruz. Têm medo de assumir responsabilidade pessoal, têm medo dos crucificados que se poderão libertar num processo de Sexta-feira para Domingo da libertação: por trás dum crucificado há a “ameaça” dum ressuscitado. Nela se supera a “morte” e a humilhação. Mais que um símbolo da morte ela é símbolo de vitória e de vontade de viver (neste sentido também da teologia da libertação e da teologia negra!). A cruz torna-se por sua essência invencível, um sinal de vitória, a árvore da vida e da sabedoria…Daí a sua fascinação, também como escudo invisível protector e como expressão duma consciência livre para lá dos poderes institucionais estatais ou religiosos, em que os governados, os abençoados é que deviam governar e abençoar. A cruz é um sinal protector que protege das más forças e das influências negativas das pessoas presencializando a energia, a vida, o amor divino. O bem, a felicidade não se reduz ao prémio de leis ou regras cumpridas, nem a estatutos sociais.
É um símbolo universal de bênção, vida, felicidade, protecção e realização; tem uma parte luminosa e outra desagradável; ela é dor desesperada, dor assumida, é bênção, é revolução, vida e morte, força e fraqueza; ela une o espírito e a matéria, o céu e a terra, reconcilia a contradição. Ela está para o ser humano entre o céu e a terra na vertical, o amor e o ódio na horizontal. Nela, como imagem do ser humano, se reúnem e unem as contradições. Liga Deus e o Homem, homem e mulher num só, acabando com as diferenças radicais entre a vida e a morte, nela se opera a“recapitulação do universo”, dá-lhe consistência; o Homem de braços abertos realiza a cruz, como afirmavam os padres da igreja do século II. Na sua horizontalidade o ser humano torna-se aberto e frágil o berço da vida. Na cruz a glória é martirizada e a fraqueza reabilitada. Ela torna-se a nova lei da evolução que conduz à Libertação enquanto que os poderosos a nível pessoal ou institucional querem é seguir a lei da selecção, que dá lugar aos mais fortes e os legitima no seu roubo ao crente, ao cidadão. Ela condena o furto da humanidade e da divindade aos outros, e o seu uso para fins quer individuais quer institucionais. A cruz não contemporiza com “os sanguessugas” do corpo nem com”os sanguessugas” da alma. Como sinal contraditório provoca: A cruz é o símbolo da unidade dos opostos. Com Jesus Cristo, significa a inversão dos valores políticos, sociais e religiosos. Isto fere profundamente quem vê a realização das suas esperanças no poder, na glória e na exploração. A cruz está para o contrário. É um sinal de rebeldia perante o poder estabelecido ou a estabelecer-se porque leva a pessoa e a arraia-miúda a afirmar a dor que tem de superar e não de suportar, numa economia de transformação. Isto traduzido para texto claro significaria que nas escolas e lugares públicos não deveriam estar só as fotografias de presidentes e autoridades mas sim a fotografia do povo… A melhor fotografia que melhor identifica e perpetua o povo é a cruz, o crucifixo. Os que vivem do sistema acreditam no brilho do ouro, no poder e querem um povo, a eles agradecido, sem esperança, de cabeça virada para o chão da necessidade e da dor. Neste sistema não se distinguem os poderosos de estados, religiões ou instituições. A situação do povo, de estados e de hierarquias religiosas continua essencialmente igual à de há 2.000 anos. A cruz já conseguiu muito no desenvolvimento do Homem e das civilizações; falta-lhe realizar o salto qualitativo iniciado e realizado por Cristo, a passagem de Homem-objecto para Homem-sujeito.

O Significado da Cruz na Teologia
Já Paulo dizia que a Cruz era o sinal de contradição, um escândalo: a loucura dum Deus humilhado e da humanidade divinizada. Esta realidade, esta mundivisão transcende todas as sabedorias por mais razoáveis que se pretendam. À sua sombra se desenvolveu a maior civilização da humanidade que alguns querem decadente, sem alma nem identidade.
O crucifixo, cruz com corpo crucificado, só aparece no século V. A cruz era sinal de vitória. Até ao séc. XIV (cruz e crucifixo, sinais do cristão) era mais o sinal da libertação e ressurreição. A partir daí a apresentação de Cristo sofredor torna-se cada vez mais exagerada e mais unilateral (esta mudança de perspectiva tem também a ver com a situação de sofrimento criada pelos povos bárbaros nas populações e com a sensualidade e sentimentalismo crescentes).
A cruz é protesto contra todos os poderes. Coloca o Homem completo no centro do ser, do acontecer. O ser humano não se define pelo seu estatuto religioso ou civil, nem pelo seu poder-trabalho-êxito nem tão-pouco pelo sucesso ou reconhecimento mas pelo seu ser jesus-cristo, pelo seu ser de pessoa humano-divina em relação. Na dinâmica da realidade trinitária, tu-eu-nós num só. O ser divino no ser humano é muito mais que uma tatuagem ou um carimbo indelével que confere personalidade e dignidade. Na realização da cruz, o mundo consome-se em Deus, o ser humano sofre as dores do mundo na agonia de Deus a caminho, o Homem na evolução, remindo o mundo no processo da libertação.
Na cruz a própria escuridão brilha, a fraqueza vence o poder. A lei da selecção é superada pela lei do amor, numa relação trinitária em situação de cruz; a necessidade já não cria o órgão porque esta se realiza na ágape. A lei reguladora da realidade material e espiritual e a sua percepção deixa de ser considerada dialéctica para se tornar trinitária, numa dinámica relacional-pessoal personificante. Trata-se de uma superstrutura superante que sublima natureza e cultura na caminhada evolutiva do encontro relacional consciente.
A cruz cruza todas as nossas ilusões, conceitos e imagens. Quem a assume encara de frente o dia a dia das contradições da existência de forma activa e livre em acto de divinização do mundo. Na sua fraqueza e abandono o ser consciente responde com o amor que sublima todo o universo num processo de Alfa para o Ómega, da encarnação do divino para a divinização da matéria na ressalva da personalidade individual tal como na trindade.”Eu atrairei tudo e todos a mim”Jo.12,32; através da cruz dá-se a metamorfose no amor; de braços abertos, de coração aberto, abertos ao mundo em Deus se realiza a transformação de tudo em todos, realiza-se a globalização da encarnação e libertação, a realização do ser, da cruz convergente, no seu centro criador. Cruz e trindade tornam-se um. A cruz torna-se sinal e realidade do amor divino na terra e do amor da terra em Deus, do amor na humanidade. Com a cruz cria-se uma nova maneira de ser e de estar em sociedade, nasce uma espiritualidade nova para lá de dogmas, de sentimentos piedosos e de partidos. Em Jesus Cristo condicionador e condicionado no processo da libertação não apenas paradigmática ou histórica através da morte na cruz que é reveladora do processo existencial individual e global de indivíduo e mundo numa caminhada teleológica em que a criação se realiza em Jesus Cristo o Ómega. Deus, ser humano e natureza, de mãos dadas, a caminho na realização do mistério de deus, o horizonte do ser. Na ressonância do eco do chamamento e na lembrança da relação no Tu, penetro no abismo do meu eu de ser imbuído na Tua realidade e aí aconteço, realizo Belém em Jerusalém. Aí Deus morre em Jesus e o Homem liberta-se no Cristo. Assim torna-se real e visível na História o processo da salvação (libertação), o processo da humanização do ser humano, não só como arquétipo do próprio eu e da humanidade a caminho, mas sobretudo como processo dialógico Deus-Homem, pobreza-riqueza, Deus-matéria antevisto e concretizado em Jesus Cristo, o ponto Ómega da evolução do ser. O ser humano torna-se actuante na realização de tudo em todos, na convergência para o ponto Ómega, a realização total da evolução. Deus não só se revela em Jesus Cristo, nele celestialmente a terra, o reino de Deus, o ser do Homem. Jesus, a terra, na saudade de Deus, segue o seu chamamento como chamamento de Deus ao Homem e deste à criação. Deus, Jesus, o ser humano, não perdem a sua personalidade própria; nela realizam o chamamento absoluto no amor trinitário, mais que fórmula ou arquétipo do homem e do universo em processo e prolongamento do calvário (no salto auto-realizador) até à vitória do amor (o espírito de tudo em todos). Como Deus interviu na História e realizou a encarnação, assim o homem, a natureza, realiza a sua natureza na divinização através da “morte”, da entrega. Tal como acontece com Cristo assim é com o ser humano que, no abandono de Deus e dos outros, se entrega incondicionalmente no Tu, sem se agarrar a qualquer coisa e assim participar e realizar a cruz de Cristo numa dinâmica de perdão e de redenção. Neste sentido, na intercomunicação de tudo em todos, de todos em tudo, a criação inteira grita em conjunto o grito do calvário “meu Deus, meu Deus porque me abandonaste” e assim realiza, passo a passo, a evolução (o calvário) para a divinização. Na encorporação da entropia, encarnação e divinização – encorporação do espírito no processo da libertação para a divinização – união, a cruz é ao mesmo tempo processo e consumação. Neste sentido o ser humano e o ser cristão na sua generalidade ainda não descobriu o seu novo ser de ser divinizado. Por isso as estruturas económicas, políticas, sociais e religiosas continuam a desalojar o Homem dos seus meios aceitando-o apenas como proletário, cliente, súbdito ou fiel no sentido da tradição do Antigo Testamento à margem de Cristo e da mundivisão superior. Em Jesus Cristo torna-se presente e visível o ser do Homem e todo o processo da criação e da evolução. Na experiência do perdão o Homem perdoa como Deus perdoa na Cruz ao revelar o totalmente outro. Nela ele actualiza e presencializa a libertação tornando-se redentor actuante no inconsciente do mundo imanente. Nesse encontro revela-se a realidade de Jesus Cristo num acto de personalização: uma espécie de nascimento numa experiência de dor gozosa do “ em tuas mãos entrego o meu espírito”. A resposta ao chamamento é intercomunicativa e solidária. A cruz é assim vivida, como estrutura base do nosso ser, como lei imanente ao mundo e ao divino. Através de Cristo o mundo é crucificado e libertado nele. Corporalidade e espiritualidade são reconciliadas e totalmente aceites no anonimato do ser cristão que não quer salvar a corporalidade mas aceita a metamorfose do divino na matéria e vice-versa.
Deus, a morte e o próprio mundo são incompreensíveis: só se podem experimentar e apreender na sua totalidade numa perspectiva de cruz vivência. A nós resta-nos participar no destino de deus humanado em Jesus e de Jesus divinizado no Cristo na doação recíproca de Deus e Homem, de Deus e mundo na realização fatal do ser interior da cruz. Deus e Homem estão unidos no mesmo “fado” para lá de culturas, religiões, raças, credos e nações…
Trata-se de um Humanismo aberto, sem atalhos e sem becos sem saída que exige o salto da própria comodidade e certeza no abismo do mistério que é o ser humanos, a criação.
O crucifixo é sinal dum humanismo que não escolhe o atalho da própria certeza, expressa um sentido que não passa ao lado da morte, da cruz, sem a encontrar. O crucifixo é o local real, fora do palco do tempo e do espaço onde culturas, mundivisões se reduzem ao papel de cenários, pontos de partida para o tal salto no escuro, que possibilita a luz, a realização no amor. A liberdade assume a morte e realiza-se no amor; aqui a vida já não causa angustia. No fracasso da cruz torna-se visível a diferença entre pretensão (exigência) e realização. Na cruz tornámo-nos humildes e reconciliamo-nos; nela aprendemos a encarar e aceitar os nossos defeitos. Ela não só na liberta de algo mas liberta-nos principalmente de nós mesmos para nos encontrarmos no âmago da existência connosco mesmos.
Na cruz se intersecta Céu e terra. Ela é pergunta e resposta, processo na realização da realidade trinitária. O Homem no seu andar direito, ao contrário do macaco, está convidado a ver a realidade da perspectiva entre céu e terra, entre matéria e espírito e não apenas sob a óptica da terra ou do céu, e a ter uma visão realista, a tornar-se responsável pela terra e pelo seu futuro humanizando-se, humanizando-a no sentido da encarnação e da libertação.
Cada época procura interpretar a realidade, o mistério da cruz, numa linguagem adaptada ao sentir do tempo e assim melhor facilitar a expressão da experiência e vivência de cada um ao nível da própria percepção. A realidade transcende porém a percepção num processo dinâmico de correlação. Por vezes as exterioridades determinam de tal modo o nosso dia a dia que tornam cada vez mais desproporcionadas as vertentes horizontal e vertical da cruz.
Com Cristo, o ser ganha uma nova dimensão e consistência; nele os condicionalismos existenciais alienadores, o mal, a pobreza são sublimados. Esta é a dignidade e a missão humana, constitutiva no acto de realizar o mundo, de presencializar a salvação. A sua aceitação leva à sua transformação. Por outro lado o reconhecimento do chão firme do mal possibilita o poder erguer-se e reconhecer o terreno pantanoso alienador e inconsciente do dia a dia na cedência à lei da adaptação, da entropia. A aceitação da contradição possibilita a libertação, que acaba com absolutos materiais e espirituais ou com qualquer sujeição servil; dá lugar a uma consciência de pessoa digna, realizada, que se aceita como é, sem complexos e assim se torna fonte de alegria e de realização. Na cruz não há lugar para os puros, aí não têm consistência nem o espírito em si nem a matéria em si. Aí os dois cruzam-se na fusão e reconciliação de matéria e espírito originando uma nova identidade numa dinâmica trinitária(não dialética). Nesta união já não há escravo nem senhor, aquém nem além, aqui nem acolá, espírito nem matéria, bem nem mal… Estes tornam-se estádios, momentos dialéticos transponíveis, camadas processuais em diálogo relacional qualificado na totalidade do ser original. Não há mais lugar para fronteiras, limites, contornos, nem definições absolutas. Desaparecem todas as estruturas, mesmo as religiosas, acabando-se com os contornos mesmo entre Homem e Deus, não se absolutizando nem a finidade nem a infinidade, tudo é processo dialéctico no sentido da realização da realidade trinitária. Neste estado de consciência “global” o ser, o agir é resultado e causa, é criador-criado e redentor. Neste sentido a cruz não só se torna medida de todas as coisas como se manifesta como a estrutura de tudo em todos, o lugar da encarnação de Deus e da ressurreição da carne, numa outra “realidade”.
Nos momentos de alienação a nível estrutural e individual (momentos de apropriação e instrumentalização do espírito, da terra e do Homem) torna-se importante o olhar da cruz para nos colocarmos nela e de novo nos assumirmos como crucifixos. Então a cruz reflecte o seu brilho ao receber o meu, o teu corpo que a torna crucifixo e este se torna redentor. A cruz liberta-nos de tudo, mesmo de nós mesmos e de todos os poderes. Ela é o melhor símbolo contra a absolutização de qualquer poder e contra toda a alienação seja ela económica, política, religiosa ou existencial. Ela é um protesto, um apelo à liberdade e à responsabilidade de tudo em todos. É sinal e símbolo de que o limitado está vocacionado a ser aberto ao ilimitado como o ilimitado ao limitado. O crucifixo, tal como o mistério trinitário, em processo relacional, além de segredo, torna-se na fórmula que equaciona toda a “realidade” e a “realiza”, consome.
A Cruz não está disponível no sentido de qualquer interesse seja ele material ou espiritual. Nela desaguam todas as necessidades para se superarem; sim, mesmo a necessidade de salvação! Ela acaba com os conflitos das leis para as sublimar na lei do amor; contesta todo o poder, até o poder biológico que no grito por Deus da criação abandonada na cruz se revela o eco inicial criador de Deus a caminho com a sua criação. A cruz é o grito por Deus que trespassa toda a criatura no seu caminhar na saudade e desejo de presenciar o Reino de Deus. Ela é também a resposta cultural ao paradigma natural dialéctico. Na Cruz a natureza bruta é humanizada e liberta. Ela instiga à libertação e ao reconhecimento da divindade na natureza, à libertação da natureza na humanização da natureza e na divinização do homem. A lei fundamental do amor transforma não só a dor como até o mal, tudo passa a ter sentido.
Na cruz o ser humano atinge o máximo da sua individuação; ela é o luzeiro, o arquétipo que acompanha e ajuda o ser humano a caminho de si mesmo, a caminho do verdadeiro eu. Jesus na sua entrega total realizou o arquétipo humano que o ser humano e a humanidade estão chamados a realizar. Aí, o ser humano, a criação atinge o acto de pura consciência através do último grito, da dor que é a chave que transforma a cruz numa porta aberta…que acaba com o contraste, com o antagonismo e a bipolaridade. Estes reduzem-se então às passadas a dar no caminhar evolutivo na realização do ponto Ómega.
O ser humano em gestação
A dor, a catársis ganham então um sentido a partir do desfecho da cruz. Todo o acto criador surge dum parto original que se repete e só é possível na dor aceite. Da dor aceite surge a vida, a luz. O ser consciente que perscrutou o ser e a existência através da janela da cruz não se pode colocar debaixo da cruz dos outros vivendo à sombra dos outros; isto constituiria a alienação duma vida não vivida, quando muito em segunda mão!… O ser humano na sua auto-realização, no seu tornar-se consciência, sofre as dores de parto da humanização de Deus em si, tal como Jesus sofreu a sua divinização no Cristo (Processo encarnação-morte-ressureição). A cruz é passagem, tal como a Páscoa, é Domingo, o centro das linhas horizontal e vertical. A cruz dá à luz um novo Homem. O ser humano é o lugar privilegiado onde Deus nasce e brilha, onde a criação se realiza e completa, é o filamento da lâmpada sem o qual não haveria luz! Sem Deus também o filamento não iluminaria. É o destino de duas realidades numa só: a luz!…No filamento sofredor transforma-se e brilha.
A cruz está para todos os que sofrem, é um relâmpago na escuridão. Ela possibilita o abraço que a torna crucifixo… Ela dá sentido aos oprimidos leva-os a dizer aos seus exploradores: “perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”. Isto vale tanto para os exploradores do espírito como para os exploradores do Homem e da natureza. Ela é o símbolo dos que sofrem e por isso uma provocação e uma deslegitimação do poder e de todas as ilusões…Ela é também um apelo à libertação de todos os medos e dos negócios com eles; liberta também do negócio com a morte e daqueles que a querem ver reduzida ao símbolo da morte.
A haste vertical une o céu à terra, a horizontal é abertura, solidariedade, leva-nos à comunidade no abraço global no encontro do coração da cruz, no ponto de intersecção de tudo em todos e de todos em tudo… A salvação não pode ser unilateral nem apenas um acto de consciência adquirida, ela é o relâmpago que rasga a escuridão e o trovão do amor que fica. A cruz és tu, eu, o mundo a caminho!

© in “Ideias Peregrinas” 2005
António Justo
Teólogo e pedagogo
Tel: 0049 561 407783
E-mail: a.c.justo@t-online.de

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *