MOÇAMBIQUE A ESQUECIDA?

“A guerra é sempre uma derrota, SEMPRE.

A guerra é inútil e levará só a mortes e à destruição, nunca é a solução

dos problemas.”

No dia 15 de fevereiro, a Comissão Nacional Justiça e Paz, alertou para a “tragédia” que se vive em Cabo Delgado, norte de Moçambique, denunciando o aumento de ataques terroristas na região. Intensificaram-se os ataques terroristas a várias aldeias. Já houve cerca de 4 mil mortes e mais de um milhão de pessoas estão a ser forçadas a deixar as suas terras. Tem havido raptos de motoristas e exigência de dinheiro.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou na quarta-feira de um ataque terrorista em Macomia, em Cabo Delgado, e a morte de pelo menos 20 pessoas.

O grupo terrorista documentou o ataque a uma posição das forças armadas moçambicanas, levando material bélico, e reivindicou ainda outro ataque em Chiúre, com a destruição de várias infraestruturas e igrejas. Em Mazeze os rebeldes atearam fogo ao hospital e residências.

A província de Cabo Delgado enfrenta há 6 anos ataques reivindicados pelo EI, o que levou a uma resposta militar desde julho de 2021, com apoio do Ruanda, da União Europeia – – especialmente Portugal, da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e dos EUA, libertando distritos junto aos projetos do gás.

O projeto de gás natural liquefeito (GNL) liderado pela Totalenergies em Cabo Delgado estava previsto para ser retomado em 2023 desde que houvesse segurança.  Este megaprojeto, com um investimento de 20 mil milhões de euros, é uma grande esperança para dinamizar a economia do país.

O Produto Interno Bruto (PIB) estima-se que cresça 3,3%, em vez dos 3,4,% previstos. A situação em Cabo Delgado tem impactado o investimento estrangeiro e a economia de Moçambique.

Também no Angelus de ontem o Santo Padre referiu o Sudão em guerra há 10 meses e a violência contra a população indefesa em Moçambique, em que nos últimos dias incendiaram a Missão Católica de Nossa Senhora de África.

Papa Francisco mencionou que oremos também pela Ucrânia, pela Palestina… … e disse:

“A guerra sempre é uma derrota, SEMPRE.

A guerra é inútil e levará só a mortes e à destruição, nunca é a solução

dos problemas.”

 

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *