MANIFESTAÇÕES NA ALEMANHA AO SERVIÇO DE QUEM?

O Presidente Steinmaier apelidou de “Ratazanas„ Milhões de Cidadãos

É impressionante ver a afluência de centenas de milhares de alemães que marcam presença em demonstrações originariamente contra a extrema-direita embora as intenções de organizadores não fossem claras. Entretanto verifica-se que as manifestações são contra a direita embora baseadas em afirmações extremistas da AfD contra imigrantes.

Desde o início de 2024, os Verdes tiveram um acréscimo de 4.500 novos membros. A liderança do partido considera o crescimento excepcional como resultado das manifestações contra o extremismo de direita.

O que acontece na realidade é que as grandes manifestações acabam por se transformar em puras manifestações contra a direita.

Muitos cabeçalhos de jornais regionais alemães já não intitulam as manifestações populares em via contra a extrema direita como tais, mas como contra a direita. Deste modo consegue-se também através da manipulação da linguagem criar na cabeça das pessoas a ideia de que tudo o que não é esquerda não é bom!

Por outro lado, chega-se a ter a impressão que as manifestações são também pró política governamental por surgirem num momento em que dados estatísticos revelavam que cerca de 70% da população era contra o governo.

Como se vê o povo é facilmente manobrável seja no sentido que for, desde que tenha quem os oriente. A observação da estratégia e campanhas motivadoras das manifestações em grandes massas ajuda a compreender o porquê de o povo alemão ter apoiado em massa o regime de Hitler. A inteligência da nação parece ter entrado em delírio!

O presidente Frank-Walter Steinmeier num encontro com empresários (29.01.2024) em Berlim referiu-se ao partido da extrema direita (AfD) como sendo “caçadores de ratazanas” (1)!

Um presidente da república que assim fala e que é o representante de todos os alemães torna-se indigno de estar à frente dos destinos da Alemanha; ao comparar milhões de seguidores do partido AfD com “ratazanas” (apesar da confusão que a AfD causa e de declarações extremistas contra imigrantes) desqualifica-se como presidente de todo o povo alemão e situa-se na tradição linguística de Hitler que fazia propaganda contra os judeus alemães apelidando-os de “ratazanas”.

 Tudo isto revela que os partidos do arco do poder começam a sofrer de vertigens quando veem que o AfD nas estatísticas já se encontrava como o segundo partido das próximas eleições. Por isso as manifestações contra ao AfD são sentidas como libertação da Alemanha.

Entretanto a criação do Partido Sahra Wagenknecht que se prognostica de vir a ter 5 a 8% dos votos nas próximas eleições irá contribuir para a diminuição dos votantes na AfD. O poder obriga a muito e no meio de tanta confusão quem mais ganhará será o partido dos Verdes que passará a ser o determinante nas futuras coligações governamentais. Isto cria muitas dores de cabeça aos partidos conservadores ao terem de se coligarem com um partido de esquerda de caracter ideológico bastante acentuado.

 

António CD Justo

Pegadas do Tempo

 

(1) “Quando a nossa democracia está a ser atacada, é ultrapassada uma linha em que os opostos passam para segundo plano. Então, o centro democrático, a grande maioria da nossa sociedade, tem de tomar uma posição e torná-la clara: Nós apoiamos a nossa democracia, defendemos esta Alemanha e não permitiremos que este país seja arruinado por “Apanhadores de ratos extremistas”.

Há um conto alemão em que um flautista para livrar a cidade da praga das ratazanas pegou na flaute e começou a tocar! Ao som da flauta as ratazanas seguiram o músico e deste modo a cidade viu-se livre da praga das ratazanas. Steinmeier não se podia referir alegoricamente ao flautista porque no caso inverteria o feitiço contra o feiticeiro pois se confundisse o AfD com o flautista, isso seria trágico dado o alegado motivo das manifestações ser contra a ideia de o AfD querer expulsar da Alemanha estrangeiros em massa. Isto num momento em que a Alemanha procura estabelecer em África e Ásia escritórios que consigam angariar trabalhadores para a Alemanha!

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

11 comentários em “MANIFESTAÇÕES NA ALEMANHA AO SERVIÇO DE QUEM?”

  1. Antonio, ich hoffe die Grünen werden unter 5% fallen …,Sie sind die Kriegspartei allerhand, inkompetent, unwissend, realitätsfremd…

  2. Ksenija Duhovic-Filipovic , obwohl die Grünen, wie Du sagst, eine Kriegspartei sind, sind die Grünen in den Universitätsstädten sehr präsent und versuchen, sich durch die Mobilisierung junger Wähler zu behaupten! Aufgrund der intelligenten Strategie, die sie im Rahmen der 68er-Bewegung verfolgt haben, (wie die linke Strategie in Portugal nach den 25 April) sind sie auch in den Nachrichtenredaktionen der Medien und in den staatlichen Strukturen (Verwaltung) sehr präsent.
    Wenn wir uns die aktuelle Strategie der Regierungsparteien, der Opposition und der Presse ansehen, Ich denke, dass sie die 10 % überschreiten werden. Wagenknechts Partei wird einige Wähler bei den Grünen und der AfD gewinnen, aber das wird nicht ausreichen, um die Grünen deutlich zu schwächen, obwohl die Grünen in der aktuellen Regierung alles tun, um globalistische Ideologien zu stärken, auch gegen die Interessen Deutschlands und Europa. Die Grünen sind eine ideologische Partei, die an die Macht glaubt und daher von denen unterstützt wird, die die Macht haben. Als Kriegspartei haben die Grünen auch einen großen Vorteil, der durch Kriegsinformationen (Medien) propagandistischer Art entsteht, eine Presse die nicht daran interessiert ist, Hintergrundszenarien zu präsentieren, die dazu führen würden, dass die Massen gegen den Krieg wären! Danke für den Kommentar. Nutze Dein Aufenthalt in den USA, um dich auszuruhen und von der verrückten Politik zu distanzieren, die derzeit in Europa stattfindet; das tut weh!
    Man hat schon genug, wenn man beobachtet, was politisch in den USA passiert, und ich würde gerne wissen, was Du darüber denkst. Danke für deinen Kommentar; Du bereicherst immer das, was ich schreibe.
    Politik wird nur von Interessen und nicht von der Volksmoral und volksgemeinwohl bestimmt, weshalb jeder, der sich nicht der Parteipolitik anschließt und sich auf das Wirrwarr der Parteiinteressen einlässt, leidet stark , was die Beteiligten nicht erleiden; sich engagieren für Gerechtigkeit und Gemeinwohl bringt mit sich, aber leiden die das Volk dient! Das Gemeinwohl wird politisch unter den Parteigruppen verteilt, denen das Geschäft zwischen ihnen am meisten am Herzen liegt.

  3. Em Português:
    Ksenija Duhovic-Filipovic, embora os Verdes sejam, como tu dizes, um partido de guerra, os Verdes estão muito presentes nas cidades universitárias e tentam afirmar-se mobilizando os eleitores jovens! Pela estratégia inteligente que prosseguiram no quadro do movimento de 68 (tal como a estratégia de esquerda seguida em Portugal após o 25 de Abril), estão também muito presentes nas redações dos meios de comunicação social e nas estruturas do Estado (administração).
    Se olharmos para a actual estratégia dos partidos do governo, da oposição e da imprensa, penso que os Verdes ultrapassarão os 10%. O partido de Wagenknecht conquistará alguns eleitores entre os Verdes e a AfD, mas isso não será suficiente para enfraquecer significativamente os Verdes, e isto apesar de os Verdes no actual governo estarem a fazer tudo o que podem para fortalecer as ideologias globalistas, inclusive contra os interesses da Alemanha e da Europa.
    Os Verdes são um partido ideológico que acredita no poder e, portanto, é apoiado por quem está no poder ou beneficia directamente dele. Como partido de guerra, os Verdes também têm uma grande vantagem que advém da informação sobre a guerra (informação tendenciosa dos meios de comunicação) de natureza propagandística: uma imprensa que não está interessada em apresentar cenários de fundo que levariam as massas a estarem contra a guerra!
    Obrigado pelo comentário. Aproveita a tua estadia nos EUA para descansar e distanciar-te da política maluca que ocorre atualmente na Europa; isso machuca!
    Tu já estás farta de observar o que está acontecendo politicamente nos EUA e gostaria de saber o que tu pensa sobre isso. Obrigado pelo teu comentário; tu enriqueces sempre o que escrevo.
    A política é determinada apenas pelos interesses e não pela moral popular nem pelo bem comum, por isso sofre muito quem não adere à política partidária e se envolve na confusão dos interesses partidários, coisa que os envolvidos não sofrem; O compromisso com a justiça e o bem comum traz consigo, mais sofrimento que serve ao povo! O bem comum é distribuído politicamente entre os grupos partidários que mais se preocupam com os negócios entre eles.

  4. O título do artigo (Presidente Steinmeier apelidou de ratazanas milhões de cidadãos) está a meu ver errado e seria bom que fosse corrigido/alterado

  5. António Cunha Duarte Justo, eu expliquei num comentário que no entanto não vejo na lista dos comentários.

  6. Alfredo Stoffel , agradecia que colocasse aqui. Porque de outro modo não poderei responder e a afirmação fica no ar sem poder ser afirmada nem contrariada e eu tenho argumentos com que posso provar a legitimidade do título! Gostaria de conhecer a perspectiva da sua argumentação porque só dialogando é que se aprende!

  7. Caçador de ratos (e não de ratazanas) é uma expressão típica alemã para designar “ludibriar os incautos ou ingénuos.
    A base desta denominação está na história “o caçador de ratos de Hameln”

  8. Alfredo Stoffel, “caçador de ratazanas”era a expressão que Hitler usava para designar os judeus! A propósito a imprensa séria na Alemanha criticou o Presidente por chegar a um nível tão baixo e colocar-se na tradição de Hitler! Também fiz referência no artigo à lenda do flautista caçador de ratazanas de Hameln que atraía ratos com sua flauta, mas como os representantes da cidade Hameln (século XIII) que o tinham contratado para livrar a cidade da praga das ratazanas, mas como os habitantes da cidade não queriam pagar-lhe o dinheiro combinado, ele vingou-se nas crianças da cidade com sua flauta desaparecendo com elas atrás dele. Moral da história: pague o salário justo porque, doutro modo, isso pode ter consequências duras.
    Não precisamos de entrar em eufemismos para se tentar desculpar um facto no qual o Presidente Steinmeier meteu o pé na poça! Em alemão há uma diferença entre Ratazana (Ratte) e rato (Maus). O rato é mais pequeno! E ratazana é a palavra empregue na lenda.

  9. Alfredo Stoffel , nesta baralhada de interesses contrários entre partidos e no jogo político e ideológico que se verifica na Alemanha, baralhada inglória para a Alemanha começada a partir do actual governo, compreendo que Alfredo Stoffel, como homem de esquerda ache bem a comparação. Eu porém, como pessoa vinculada pelo humanismo cristão, penso que o valor superior na vida a defender é a pessoa humana, a sua dignidade e liberdade; de resto tanto a posição conservadora como a socialista e em termos de direitos democráticos também a comunista e a AfD, que se evidenciam por conceitos extremos nos afazeres de Estado, são elementos que toda a democracia terá de pelo menos suportar; sim até porque cada um deles tem muitos aspectos positivos e negativos mas isso dá-se também nos partidos do arco do poder que parecem combater mais em defesa do seus clientes do que em defender a democracia com argumentos e sem a necessidade de descerem a demonizações, a grande isca popular como se dá o caso das iscas que a AfD também lança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *