REFLEXÃO SOBRE  A CELEBRAÇÃO DA VIRGEM MARIA NO 8 DE DEZEMBRO

Maria a Deusa encoberta do Cristianismo

No 8 de Dezembro a Igreja católica festeja Maria que concebe sem intervenção sexual; a Igreja quer deste modo convidar as pessoas a reflectirem sobre uma Realidade que não conte apenas com a biologia e o método do pensamento lógico linear. O fulcro da questão é:” nascido da Virgem Maria …”

A imaculada conceição recorda o princípio, onde tudo era original e inocente, e ao mesmo tempo a percepção de um mundo feito de “bem” e “mal” que não nos deve deixar indiferentes nem irresponsáveis no projecto comum de darmos continuidade à criação.

O aspecto alegórico do acontecimento aponta para o Jesus que deve renascer em cada humano, isto é, para o lugar onde Deus se revela, ao tornar-se presépio: o laboratório divino de todo o ser humano irmanado na qualidade de filho de Deus.

Maria, através da fé, torna-se a terra sagrada capaz de dar à luz o divino. E no filho Jesus Cristo compatibiliza-se de maneira integral o humano e o divino, o espiritual e o material, tornando-se também ele nosso fim, protótipo e modelo. Isto tem implicações que só a mística e a nova física poderão ajudar a intuir no sentido de criar uma nova visão mental pois trata-se da vereda de uma realidade de origem espiritual a caminho de uma meta espiritual num processo de relação interactiva de espírito e matéria/mente. Pressupõe a passagem de uma visão mono-causal para uma visão a-perspectiva e pluridimensional! (A física quântica já mostra a interação da matéria e da energia de maneira a a mente subjectiva poder mudar o mundo físico. Segundo ela “pode-se “reduzir” a matéria, de forma subjectiva e no domínio do abstracto, até à consciência – causa da “intelectualidade” da matéria”).

No nascido da Virgem Maria, em Jesus Cristo, reconhece-se o novo começo da humanidade como oferta divina gratuita e com isto a primazia do transcendente (do Espiritual) na Natureza. A “cheia de graça” dá à Luz (sem o pecado original) o novo Adão da humanidade.

Teologicamente, a concepção virginal de Maria é uma verdade “de fide”e quanto à virgindade no parto é uma “sententia certa” (1) da igreja. Como vivemos numa sociedade neopagã, de formatação materialista e utilitarista, com pouca tolerância para a poesia e para o espiritual, tudo isto se torna enigmático e é por muitos reduzido a “mito”. 

A virgindade aponta para o reino de Deus. A Virgem Maria é o testemunho da diferença “contra os ídolos escravizantes do homem moderno” (2) que querem fazer do sexo o paraíso solucionador de todos os problemas sociais e humanos. Uma sociedade cada vez mais infiel ao seu passado reduz a virgindade a mero tabu sem perceber o que ela simboliza nem o que ela tem a dizer à sociedade actual. Na virgindade o valor do feminino é independentizado e isentado da condição de ser mero anexo do masculino.

Leonard Boff: “ A virgindade cristã é maternal, gera filhos para o Reino” e deste modo exorta-nos a transcendermos as amarras do aqui e agora e a seguirmos uma castidade interior. Em Maria tornam-se visíveis os traços maternais de Deus! Em Maria se encontra a deusa encoberta do cristianismo.

O prazer sexual é a recompensa que a natureza nos dá para lhe dar continuidade e desenvolvimento, na afirmação da vida que é por natureza relação; prazer por puro prazer morreria no indivíduo sem deixar pegadas de Deus nem da vida humana na natureza/criação. A missão é, cada um a seu modo, possibilitar futuro para a natureza e para a humanidade. Tal como o Sol estimula a natureza ao desenvolvimento também o espírito estimula o ser humano a uma visão sustentável, a não fixar o seu fim/meta na sepultura.

O testemunho celibatário não é algo contra a sexualidade, mas sim uma outra forma de vida também ela afectuosa que pretende testemunhar a relação não limitada a uma relação binária mas trinitária que transcende um mundo estreito de visão meramente causal; cristologicamente falando, a missão mais profunda de cada pessoa é dar à luz (encarnar) Jesus Cristo e assim não se deixar submeter ao meramente sexual.

Por outro lado, há que estar-se atento porque a fixação na culpa e no pecado beneficia sociologicamente o agir dos poderosos.

Maria merece ser abordada para além de modas, de crenças, de tabus e de erotismos; ela mantém a sua característica original, facto este que lhe dá sustentabilidade. Em vez de nos fixarmos na perspectiva meramente racional e materialista sobre a Virgindade corporal biológica de Maria, torna-se importante possibilitar novas formas de análise e de abordagem da própria perspectiva, de maneira a incluirmos novos versos, ao nosso universo mental. Para isso torna-se necessário aceitar vários modos de abordar a realidade de maneira a não limitar tudo ao pensamento lógico linear.

Reduzir a Realidade ao real percepcionado ou ao conhecido corresponderia a reduzir o universo ao sistema solar. Trata-se de não reduzir o sentido da vida só ao caminho porque o caminhante e a caminhada transcendem o caminho. A abertura ao mistério e ao desconhecido é o melhor meio de superar o desconhecimento e o preconceito, seja na afirmação, seja na negação. A fé e a esperança são os raios de sol que nos erguem a cabeça para vermos mais além.

António CD Justo

Teólogo e Pedagogo

Pegadas do Tempo

(1) Na hierarquia das verdades cristãs, “Sententia certa” é uma verdade que está internamente ligada a uma verdade revelada (https://de.wikipedia.org/wiki/Gewissheitsgrade_der_Dogmatik )

(2) (file:///C:/Users/Antonio/Downloads/lepidus,+A+virgindade+de+Maria+-+RET4+-+p.12-16.pdf )

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Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

6 comentários em “REFLEXÃO SOBRE  A CELEBRAÇÃO DA VIRGEM MARIA NO 8 DE DEZEMBRO”

  1. Boa noite Sr. A. Justo. Tenho um comentário a fazer a este tema : Virgem Maria. E vou citar base da Bíblia como autoridade máxima. Maria uma virgem que foi escolhida por Deus para conceber seu filho Jesus. Lucas 1:26, 27 O anjo apareceu a Maria. Depois Lucas 2: 34, 35 O anjo disse que seria o filho do altíssimo. Mateus 1:18 Isto se daria pelo Espírito Santo de Deus. Jesus foi transferido por milagre desde o céu para o ventre de Maria. Maris não continuou sem virgem teve mais filhos Mateus 13: 54 a 56.
    A doutrina da Imaculada Conceição de Maria não está de acordo com a Bíblia! A Bíblia não diz que Maria estava livre de pecado original, Salmo 51:5 e Romanos 5:12.
    Na verdade Maris deixou claro que era pecadora quando apresentou a oferta para o perdão de pecados que a Lei mosaica exigia das mães. Leia Levitico 12: 2 a 18 e Lucas 2: 21 a 24 e Maria ofereceu um par de rolas ou pombos para purificação deles!
    Existem outras mulheres na Bíblia que foram chamadas benditas. Sim Maria teve o privilégio de ser escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus! Isto além de ser imperfeita e ter herdado o pecado original de Adão e Eva. Obrigado. José Valgode,

  2. Senhor José Valgode, vejo que agora surgem os seus comentários no FB e foi tirada a minha resposta. Será que a resposta incomodou alguém? Para esclarecimento, foi o senhor que a tirou? Vou entretanto procua-la no meu computador para a colocar outra vez!

  3. O forte português com esse nome NOSSA SEMHORA DA CONCEIÇÃO na ilha da Madeira foi concessionado para uma uma casa de prostituição

  4. Senhor José Valdogue, a Bíblia é muito rica em experiência humana e social procurando estabelecer sempre uma relação entre o povo e a divindade que se vai expressando na perspectiva do formato humano na sua evolução cultural; é porém um livro completo não se podendo reduzir a uma ou outra frase nem a uma outra visão das culturas e facções religiosas que têm a Bíblia como livro de orientação. Também estudei hebraico para poder ler o génesis no original! Os livros da Bíblia, Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio, contêm os fundamentos da fé judaica e incluem relatos da criação, a história dos patriarcas, a libertação do povo de Israel do Egito e os mandamentos dados por Deus a Moisés no Monte Sinai. Um outro género é o dos profetas, que iam advertindo o povo de sobre a vontade divina e a trajetória do povo judeu. Os Salmos que são uma coleção de poemas e canções têm um papel significativo na liturgia judaica e cristã. Naturalmente que o Novo Testamento que também faz parte da Bíblia não é considerado pela versão hebraica das escrituras! De resto o Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio, profetas, (como Isaías, Jeremias, Ezequiel e outros), Salmos, Provérbios, Jó, Rute, Ester, Daniel, Esdras, Neemias e Crónicas são versões comuns ao cristianismo e ao judaísmo. Dentro desses textos, os relatos da criação, a promessa de Deus a Abraão, a libertação do povo de Israel do Egito, os mandamentos da Torá e as profecias são particularmente relevantes para a identidade e a história do povo judaico e são objecto também da teologia eda moral cristã!
    Não pretendo a discussão de citações porque daria pano para mangas. Importante é encontrar-nos num espírito de procura da verdade sem ter a veleidade de a possuir! Mas para desopinar recomendo a leitura do Cânticos dos Cânticos de extrema exuberância poética e criativa no que respeita ao amor! A linguagem poético é a forma mais adequada para se falar do amor e para se falar de Deus!

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