O 25 DE ABRIL CONTINUA A SER UMA HISTÓRIA MAL CONTADA – PAPEL DA OTAN E DOS BILDERBERGERS

Tudo indica que Revoluções e Golpes de Estado obedecem a Ordens superiores e os Media compõem o resto

Segundo o livro que abaixo cito e me surpreende, o 25 de Abril foi bem preparado num Portugal subsidiado e subornado pelo estrangeiro! O projecto do general Spínola foi internacionalmente aprovado pelo grupo dos “Bilderbergers” (1) e pela OTAN. Guerras e revoluções precisam de alguns “revolucionários”, mas são preparadas por grandes grupos internacionais que têm interesses e planos a longo prazo sobre o desenvolvimento da História nas diferentes regiões. O golpe de estado do 25 de Abril de 1974 não terá fugido a este destino, tal como se deu com a instituição da República Portuguesa  em 1910 que se ficou a dever à acção e colaboração dos irmãos internacionais maçónicos e ao facto de Portugal constituir uma ameaça para o comércio da Inglaterra (2).

A  revolução do 25 de Abril  teve a intervenção estrangeira tal como as revoltas nas possessões ultramarinas onde se encontravam os militares de Cuba ao lado dos insurgentes em Angola e a União Soviética com a distribuição de armas aos revolucionários em Angola, Guiné e Moçambique;  os revolucionários e grupos de apoio foram apoiadas pela ONU que estabeleceu sanções contra Portugal; além disso a Grande Loja maçónica de França, mostrava-se satisfeita com o que estava a acontecer em Portugal, no seu dizer,  “terra de profunda tradição maçónica”.

No livro “Irmãos da Sombra” – Tentativa de uma análise de fundo da política mundial, Heinz Pfeifer, mostra alguns lados um pouco escondidos do 25 de Abril! Passo a fazer algumas citações:

A intervenção dos “Bilderbergers” na política europeia foi demonstrada na reestruturação democrática de Portugal em 1974… Spínola conduziu o seu golpe como se estivesse a planear uma operação militar. Foi um golpe de Estado educado. Um dos primeiros homens a quem contou em confidência foi Joseph M. A. Luns, Secretário-geral da OTAN. O Luns examinou os seus planos, e o comando naval da OTAN foi, a partir daí, mantido informado. Luns, por sua vez, informou o Príncipe Bernhard, e foi convocada uma reunião Bilderberg em Mégève, França, para 19-21 de abril para preparar a nova situação que iria criar uma mudança de governo em Lisboa. Com o apoio de Luns e Bilderbergers, Spinola deu então os seus próximos passos. Embora já não estivesse ele próprio ao serviço, tinha tomado a precaução de manter as suas ligações com os generais. A 29 de Março de 1974, uma quinzena depois de ter sido dispensado do seu comando por causa do seu livro, pôs os seus apalpões a amigos em Madrid, Bruxelas, Brasil, Cidade do Cabo e Haia. “Que pensa de uma solução como a que esbocei no meu livro?” pergunta ele. (Uma Comunidade Lusitana de Territórios Portugueses.) Na terça-feira 24 de Abril de 1974, unidades navais alemãs, americanas, francesas e britânicas ancoram perto de Lisboa, à vista da costa portuguesa. Os navios de guerra portugueses aguardavam ali as manobras conjuntas da NATO planeadas, cujo início tinha sido marcado para as horas da manhã do dia 26. O país estava assim protegido contra visitantes indesejáveis do Oriente, enquanto Spínola tinha recebido luz verde para o seu projecto. Ao mesmo tempo, o governo de Caetano estava sob pressão devido a esta acumulação naval. Outra questão é se o comandante da OTAN para a Europa, General Andrew J. Goodpaster, sabia do enredo quando participou na reunião de Bilderberg quatro. Goodpaster soube do enredo quando participou na reunião de Bilderberg em Mégève quatro dias antes. Foi oficialmente inscrito na lista de visitantes, não como „americano “, mas como “internacional”. Quanto foi Nelson Rockefeller e Helmut Sonnenfeld, o notório conselheiro pró-Rússia do Departamento de Estado, informados por Luns e pelo Príncipe Bernhard sobre a reviravolta iminente? (3)”

Para se ter uma ideia do envolvimento internacional em momentos críticos nas nações será de recordar os planos de elites que transcendem as nações e as ajudas prestadas às forças que implementam as mudanças de regime!  Em julho de 1975 os chefes de governo dos Estados da CE em Bruxelas, determinaram uma ajuda económica de 840 milhões de dólares para Portugal na “condição” de que fosse instituída uma “democracia pluralista” (4). Mário Soares recebeu milhões de dólares do SPD. A 25 de Setembro de 1975 a CIA tinha transferido vários milhões de dólares para o Partido Socialista Português e outras organizações políticas nos meses que antecederam este apoio financeiro; “por seu lado os sindicatos da Europa Ocidental serviram de ligação com a CIA para os subornos em Portugal”. O Partido Comunista Português – segundo a CIA, recebia dez milhões de dólares por mês da União Soviética (4).

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) A Conferência Transatlântica de Bilderberg (A maioria dos participantes vem de países da OTAN). Esta plataforma visa reunir os principais políticos, funcionários, banqueiros e industriais de ambos os lados do Atlântico para uma troca de pontos de vista informal e discreta. Des Griffin afirma em seu livro The Rulers – Lucifer’s Fifth Column (título original em inglês: The Fourth Reich of the Rich – traduzido: “O Quarto Reich dos Ricos”), os Bilderbergers lutaram por uma “ditadura mundial” no sentido de uma Nova Ordem Mundial e seus planos relacionados “se desenvolveriam impiedosamente” .Também O Fórum Económico Mundial em Davos, a Ponte Atlântica, a Conferência de Segurança de Munique ou as reuniões da Comissão Trilateral são as chamadas reuniões organizadas “privadamente”. Cf: https://de.wikipedia.org/wiki/Bilderberg-Konferenz.  https://www.dailymotion.com/video/x2u6gcq

(2)Tradução do alemão pelo Google do texto https://epdf.tips/brder-des-schattens.html : PORTUGAL: O Dr. Hans Heidrich escreveu em 1909 que Protugal estava na vanguarda dos estados que tinham caído na influência inglesa. Karl Heise citou Bismarck no mesmo contexto, “que sabia que os Estados estrangeiros têm vindo a ameaçar o comércio da Inglaterra há bastantes anos”. O inglês Burnay tinha adquirido a cidadania portuguesa e, por volta de 1900, juntamente com o banqueiro de Valbranca (S. Weiss), que tinha sido elevado ao par pelo rei e cuja filha pôde então casar com o príncipe italiano Luís Alfonso, conspirou contra o rei Carlos Bragança e o príncipe herdeiro Manuel. Isto levou ao regicídio em 1908 e à abdicação do seu sucessor Manuel em 1910. O Grão Mestre da “Grande Mestra da União dos Lusitanos do Oriente” e mais alto dignitário do “Alto Conselho Português dos 33. “Dr. Sebastiano de Magalhäes Lima”. Os irmãos maçónicos Francisco Gomes da Silva, Dr. Gregorio Raphael Silva e Almeida, Dr. Antoni Barroso Pereira-Victorino, os Texeiras, Castros e outros, que também estavam ligados à “Aliança israélite universal” através de uma vasta rede e tinham ligações familiares e maçónicas influentes em muitos países, também estavam envolvidos. Um Castro foi presidente da Venezuela-241-…

Foram forjadas ligações políticas através de afiliações de alojamentos comuns com a Itália, Inglaterra, Holanda, Espanha e as duas Américas. O Ministro das Finanças, Barão Texeira de Souca, ajudou a provocar a abdicação do Rei Manuel através do seu comportamento de traição. Em reconhecimento da revolução portuguesa, o Irmão Furnémont fez um discurso na reunião comemorativa do Grande Oriente belga em 12 de Dezembro de 1911: “Recordem o profundo sentimento de orgulho que todos nós tivemos quando recebemos a notícia da revolução em Portugal…. Foi como um relâmpago para o público desinformado. Mas nós, meus irmãos maçons, nós …. conhecíamos a admirável organização dos nossos irmãos lusitanos…, conhecíamos o segredo deste glorioso acontecimento…” A “SOUTH GERMAN CONSERVATIVE CORRESPONDENCE” escreveu sobre os acontecimentos da revolução de 1910 na sua edição de 1 de junho de 1915. Junho de 1915: “Magalhães Lima é o organizador do regicídio de 1908, o comissário voyageur da revolução portuguesa, que anunciou a iminente convulsão em Londres e Paris e já tinha o reconhecimento da república portuguesa pela Inglaterra e França no seu bolso quando o rei Carlos e o “ditador” Joa Franco se comprometeram a limpar os estábulos parlamentares de Augean”. Karl Heise refere-se também ao Cardeal Salomon Netto, Arcebispo de Lisboa, que foi mais tarde expulso de Portugal. Deve ter sido parente do membro do comité central da “Alliance isrélite” em Paris e, portanto, provavelmente teve relações íntimas com esta sociedade. Netto foi o primeiro dignitário eclesiástico a aderir ao campo republicano, foi membro das Lojas, filho de pais judeus (Netter) e pertenceu à Ordem Franciscana. O Presidente da República tornou-se o Br .-. Theophil Braga. Quando se realizaram novas eleições em 1915, as probabilidades de sucesso eram grandes com o General Pimento Castro. Ele estava em oposição à Inglaterra e ao Lodge. Em Maio de 1915, com a ajuda da Inglaterra, a sociedade dependente da Maçonaria “Formica bianca” organizou uma “revolta popular” e impediu a presidência de Castro a favor de Braga. Sob tais -242- A entrada de Portugal na Segunda Guerra Mundial, preparada pela Inglaterra para o longo prazo, foi lógica. O discurso de Malgalhäes Lima na Conferência Maçónica realizada em Lisboa a 13 de Maio de 1917 revelou os motivos. Ele disse: “A vitória dos Aliados deve tornar-se o triunfo dos princípios maçónicos”. Depois, em 1919, a presidência do Br .-. Antonio Almeida, membro da “Grand Orient Lusitania Uni du Portugal”. Em 1926, houve uma ditadura militar sob o General Carmona. Ele era um adversário da Maçonaria. Depois de uma sangrenta revolta lançada no Porto a 3 de Fevereiro de 1927, da qual se dizia que a Maçonaria era a autora, Carmona dissolveu todos os clubes políticos, sociedades secretas e alojamentos portugueses. Foi sucedido como Primeiro-Ministro em 1932 pelo seu Ministro das Finanças e Economia António de Oliveira Salazar. Conseguiu pôr em ordem as finanças do Estado destroçadas e conduzir um curso hábil de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial. Estabeleceu um governo autoritário em 1945 e derrotou uma tentativa de golpe de Estado em 1947. Salazar demitiu-se do cargo em Outubro de 1968 por razões de saúde; foi sucedido por Caetano. Após a morte de Salazar, as forças que procuravam continuar a obra Magalhäes de Lima tinham começado de novo a aparecer. A imprensa internacional saudou a morte de Salazar como o fim do seu regime “fascista”. Em Maio de 1969, um “Congresso Republicano” reuniu-se em Aveiro, norte de Portugal. Caetano readmitiu os partidos da oposição e levantou a proibição da Maçonaria. O seu partido no poder obteve uma vitória esmagadora nas eleições de 26 de Outubro de 1969. Caetano reordenou o governo. As revoltas que irromperam nas possessões ultramarinas, apoiadas pela ONU através de um embargo de armas contra Portugal, levaram à perda das possessões extra-portuguesas e à sua auto-governação e independência a partir de Setembro de 1974. A intervenção militar de Cuba do lado dos insurgentes em Angola e as extensas entregas de armas pelos soviéticos aos revolucionários em Angola, Guiné e Moçambique contribuíram significativamente para isso. No decurso destes conflitos, 15.000 colonos brancos fugiram para a pátria em 1971.E m Junho de 1974, em Lisboa, “o meio liberal…“o meio liberal… sobre o recente anúncio da Grande Loja de França, que está muito satisfeita com o que está a acontecer em Portugal, “terra de profunda tradição maçónica”. A nossa Ordem, após severa repressão pela ditadura e condenação ao segredo, pode finalmente recuperar forças e vida em Portugal, que recuperará assim o seu lugar no concerto universal mouro”. O Partido Comunista Português – que, segundo a CIA, recebia dez milhões de dólares por mês da União Soviética pelas suas actividades subversivas (o Director-Geral Adjunto da CIA Vernon Walters visitou Portugal em Agosto de 1974 e confirmou esta comunicação) – ocupou os principais centros de transporte e Spinola demitiu-se em 30 de Setembro de 1974 com a declaração. Kissinger sublinhou:

(3) Esta citação foi compilada de publicações no “H du B Report, A foreign affair letter”, Paris, Volume 12, Carta 7, “Liberty Lobby”, “Spotlight an The Bilderbergers – Irresponsible Power” e um artigo na revista “Der Handwerker”, Joanesburgo / África do Sul.

(4) Tradução do alemão pelo Google do texto https://epdf.tips/brder-des-schattens.html : “Durante o Verão de 1975, os europeus ocidentais ficaram sob a compulsão que reconhecemos anteriormente, nomeadamente que o pluralismo deve ser activamente encorajado”. Foi decidido que os países da Europa Ocidental implementariam uma política económica colectiva em Portugal a fim de estabelecer um governo com a participação do Partido Socialista de Mário Soares e dos moderados das forças armadas, conhecido como o “Grupo dos Nove”, tocado por Melo Antunes. Para aqueles que estão conscientes de tudo isto, torna-se claro o contexto da reunião de Julho de 1975 dos chefes de governo dos Estados da CE em Bruxelas, na qual o programa de ajuda económica de 840 milhões de dólares para Portugal foi decidido com a “condição” de que uma “democracia pluralista” fosse instituída. Os chefes de governo apoiaram a opinião de Kissinger de que o seu “Governo Pluralista Português” deveria ser entendido como alguém sem a influência da AFM e do Partido Comunista Português. Após todas as bem conhecidas instabilidades, crises e violência causadas pela CIA e pelos serviços secretos ocidentais nos meses anteriores, o governo pluralista planeado foi então estabelecido em setembro de 1975. Entretanto, os partidos social-democratas da Europa Ocidental tinham estado activos. A 2 de Agosto, quando a crise portuguesa estava a chegar ao fim, os líderes do Partido Social Democrata formaram em Estocolmo uma comissão de amizade e solidariedade com a democracia e o “socialismo” em Portugal. Esta reunião, que teve lugar imediatamente após a Conferência de Helsínquia, envolveu: Harold Wilson (então Primeiro-Ministro britânico), Helmut Schmidt (Chanceler da República Federal), Willy Brandt, Olaf Palme (então Primeiro-Ministro sueco), Bruno Kreisky (Chanceler austríaco), François Mitterand (Francês -245-partido socialista) e Mário Soares (partido socialista português). Após uma reunião posterior em Londres, no início de Setembro, os partidos social-democratas europeus decidiram dar apoio financeiro e moral aos socialistas portugueses. Segundo um relatório da TIME, Robert Semple do SPD já tinha dado equipamento de escritório, impressoras, maquinaria e dinheiro ao partido de Mário Soares por milhões de dólares. Se os sociais-democratas europeus também tivessem fundos próprios suficientes para intervir em Portugal, pode assumir-se, com base na conta do antigo agente da CIA Philip Agees, que estes partidos serviram apenas como intermediários dos fundos da CIA para Portugal, em conformidade com os planos de Kissinger de utilizar os europeus para fazer valer a influência da CIA sobre Portugal. Leslie Gelb relatou no NEW YORK TIMES em 25 de Setembro de 1975 que a CIA tinha transferido vários milhões de dólares para o Partido Socialista Português e outras organizações políticas nos meses que antecederam este apoio financeiro. O relatório refere-se a quatro fontes oficiais em Washington e acrescenta que os sindicatos da Europa Ocidental serviram de ligação com a CIA para os subornos em Portugal. Depois da ala direita dos militares ter conseguido expulsar as unidades do exército radical de esquerda em Novembro de 1975, os partidos social-democratas europeus continuaram a apoiá-los, como a CIA tinha planeado. Durante a campanha eleitoral para o novo parlamento português, Brandt, Palme e Kreisky reuniram-se com os líderes dos sociais-democratas portugueses no Porto, em 13-14 de Março de 1975. Otto Kersten, o líder de longa data da Confederação Internacional dos Sindicatos Livres, foi também um participante nesta conferência. Embora os sociais-democratas europeus também dispusessem de fundos próprios suficientes para intervir em PortugalApós as eleições de 25 de abril de 1975, um governo minoritário foi instalado pelos socialistas portugueses. A mudança para a política anglo-americana e da OTAN levou à expulsão de dois diplomatas soviéticos em 21 de janeiro de 1982, que “lidam com coisas incompatíveis com seu status diplomático”. Os russos responderam com o —246— Declaração de que a “tensão internacional” seria “exacerbada” pela expulsão. O governo português recusou a entrada de uma delegação comunista russa para uma visita do partido comunista português, que é leal a Moscovo.

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

43 comentários em “O 25 DE ABRIL CONTINUA A SER UMA HISTÓRIA MAL CONTADA – PAPEL DA OTAN E DOS BILDERBERGERS”

  1. O nacionalismo a revelar uma das suas faces.
    A primeira o 25 de abril foi um golpe de “traidores” a mando da União Soviética.
    A segunda, esta, o 25 de abril foi um golpe capitalista da NATO e de alguns milionários para instituir a Democracia, Liberdade e o capitalismo.
    Esta segunda versão anticapitalista é reveladora da atual natureza do CDS, sobreposta com a perspetiva do Chega, a “direita social”, que além de autoritarista não gosta da Democracia, não gosta das empresas privatizadas, quer uma economia dirigida pelo estado, fechada ao exterior e obviamente anti europeísta.

  2. José Luís Caldeira Fernandes , essa talvez seja uma perspectiva portuguesa de observar a questão. Creio que a investigação apresentada pelo autor do livro não se coloca em termos de esquerda ou de direita em termos de capitalismo ou socialismo mas numa visão da perspectiva de elites que nas reuniões anteriores ao 25 de Abril estariam mais interessadas em repartir os seus interesses na África. A um nível geoestratégico o que estava a acontecer não passava muito além de um “episódio português. Naturalmente entre eles havia um certo receio de quem se iria aproveitar do saque africano que Portugal deixaria livre! Ali estavam certamente interesses superiores aos comunismos ou capitalismos locais! A esse nível (de potências) o que importará será o negócio e entre pessoas superiores e inteligentes sabe-se que o importante é que dê para todos! Creio que hoje comunismo e capitalismo vesenvolvem outras formas de estar mais avançadas, isto é já não tão centradas nos discursos internos nacionalistas mas em perspectivas globais e geoestratégicas.

  3. António Cunha Duarte Justo ah, sim essa é a versão mais “clássica” e comum propalada pelo nacionalismo, o atestado de menoridade mental (os outros é que decidiam por eles) passado aos povos de África que graças a muitas vítimas derrotou o exército colonial o que foi a causa direta do 25 de abril.
    De facto as causas do 25A não foram os “militares traidores” para entregar as colónias à União Soviética, nem um golpe da NATO como é afirmado.
    O 25 de abril foi feito pelos militares de fidelidade canina ao Estado Novo, única e exclusivamente porque tiveram a lucidez de perceber que não era possível manter a guerra, que já contava uma dezena de milhar de mortos civis mobilizados à força.

  4. José Luís Caldeira Fernandes, esse não é o assunto em discussão! Um acontecimento como a revolução de Abril não pode naturalmente ser interpretado numa estratégia monocausal. O facto de haver interesses muito específicos das potências da guerra fria não vem minorar o esforço do FMA num ou noutro sentido!

  5. E o cabo que recebeu ordem de premir o gatilho no “Panzer” de Cavalaria7 e se negou a cumprir a ordem,também ele pertencia ao grupo Bilderbergers.! Verdade?

  6. Sou democrata cristão.Cheguei da Guiné a 4 de Abril de 1974.Antes do 25 de Abril o senhor general A,Spninola publicou o livro,como é do seu connhecimento,Portugal e o Futuro.O 11 de Março de 74 era a anticipasão do 25 de Novembro do mesmo ano.

  7. Daí feito também o negócio de Cabinda com o apoio da 25° divisão do exército russo (cubano) e a ciência precisa da cia !!!
    Lá ficamos sem o petróleo e com a traição ao povo Ibinda !!!

  8. E mostraram aos portugueses uma revolução cheia de romance e digna de uma telenovela…

  9. Alaya Torga, é conhecido que os media sociais estão sujeitos a controlo. Por vezes basta o uso de certas palavras ou palavras referentes a grupos influentes para o computador central da instituição (neste caso FB) fazer censura. Uma maneira de fugir ao problema para se partilhar é copiar-se o texto e colá-lo na própria página!

  10. o 25 de Abril deu a liberdade merecida aos portugueses. A liberdade da qual estamos todos a usufruir nos textos que aqui escrevemos. Devolveu o pão e tirou muita gente da miséria.
    Pois a riqueza, essa sim, era das elites.
    A liberdade sempre!
    Quanto ao texto citado, o que interessa é isto…

  11. Carla Moita, creio que não haverá niguém que negue o valor da liberdade politica adquirida no 25 de Abril! Mas antes do 25 de Abril já havia muita gente a combater por ela. Lembro-me muito bem ainda dos meus tempos de estudante de filosofia em Lisboa entre 1969 e 1971 no ISET onde colocávamos nos corredores os jornais com os textos dos jornais antes e depois da censura e do Espírito aberto e crítico que reinava entre todos nós estudantes, talvez influenciados pelas ideias do Movimento 68 e do Vaticano II. Eu, por exemplo, usava então (tempo de Salazar) os métodos de Paulo Freire no ensino. Em 1969 encomendei do Ministério do Exterior chinês cinco exemplares da cartilha de Mao que entóo li e depois ofereci a alguns professores! Frequentava as conferências de Sã Carneiro etc. e nunca fui incomodado talvez por não pertencer a nenhum partido! Quero com isto dizer que as liberdades que o 25 de Abril possibilitaram à generalidade da população foram muito importantes; mas limitar-se a Liberdade e sua conquista aos soldados de Abril seria desconsiderar o que acontecia já por muito lugar. Quem acompanhou a lufada de ar fresco trazido então pelos que se embrenharam na preparação do Vaticano II e na vivência das liberdades do movimento da revolução 68: identificação com a luta de Martin Luther King , etc… fica com a ideia que tudo se deve ao 25 de Abril, que cometeu o erro de assambarcar para ele tudo o que era bom e de colocar fora dele tudo o que era negativo! Creio que todos os portugueses trabalham por Portugal e reconhecem o positivo e o negativo dos sistemas políticos; e por isso penso que muitos deles trabalham para o desenvolvimento de Portugal em todos os aspecto. Muitos pensam que a crítica a Salazar ou as críticas ao sistema de Abril são críticas a Portugal. Esse seria um equívoco de quem pretenderia um Portugal cada vez mais na mesma!

  12. Alaya Torga por mais nódoas que as pessoas ponham no 25 de Abril, quem o faz só canta de galo porque tem liberdade de o fazer!

  13. Não compare a miséria de hoje com a miséria “ miserável” de outros tempos, os tempos da “outra senhora”. Não se compare o incomparável! A fome, a miséria, a educação só para alguns…. Por favor, está tudo nos livros de história. Eu estive atenta

  14. Manuel Campos todos temos muito para aprender até morrer, e se acharmos que já sabemos tudo, então é que não aprendemos nada
    Tudo se resume numa opção entre o bem e o mal
    Sou patriota, e tenho uma vantagem, o meu partido é Portugal, e torço por ele

  15. António Cunha Duarte Justo sim, abusei na dose de publicações contra a abrilada, já esperava, obrigada pelo esclarecimento

  16. Carla Moita, estamos muito endividados, sob ordens dos credores, vivendo de auxílios, sem independência económica, com milhares de famílias na miséria, muitos sem abrigos, é só percorrer Lisboa à noite, e ver quantos vivem em tendas, outros nem isso dormem na calçada sob cartões, ou mesmo dentro das caixas. Escolas sem condições, chovendo lá dentro, onde as crianças, têm que estar embrulhadas em mantas levadas de casa, para não gelar em. Tudo isto tem sido denunciado e mostrado.
    Pessoas foram Tiradas da miséria mas muitas outras foram lançadas na miséria temos muita miséria
    E a riqueza continua a ser das ilites, só que agora são outras, especialmente políticas, e seus amigos e apoiadores

  17. Manuel Campos uso a mesma liberdade que sempre usei, porque nunca a usei contra o meu país ou o meu próximo

  18. Alaya Torga sim você usa a Liberdade porque alguém lutou para que a tivesse e pudesse usar. Agora, por-lhe nódoas só porque alguém tem uma opinião mais do que duvidosa sobre o 25 de Abril, que Povo „assumiu“ no 1. de Maio de 1974 é muito de lamentar.

  19. Carla Moita nos livros está o que lá quizeram pôr.
    Havia o bom e o mau é hoje há o bom e o péssimo. Mas tem o direito de ver como quer, respeito!

  20. Manuel Campos
    Pode ser uma imagem de ‎texto que diz “‎#porportugalpelosportugueses Não há democracia sem 25 de Novembro ن PS, BE, PCP e até PSD chumbam proposta do CHEGA para realização de Sessão Solene Cada vez mais PS2 CHEGA‎”‎

  21. Alaya Torga com fascistas não se brinca. Aprendi isso de forma dura. Já chega mesmo de Fascismo. Tem
    muito para aprender!

  22. Penso que o amigo se esqueceu que a tropa spinolista saiu à rua com o golpe falhado das Caldas. Não duvido que o general tenha vendido essa história a Luns mas quem comandou a tropa em abril foi o MFA longe de estar controlado pelo general

  23. Se assim for, caro António Cunha Duarte Justo , temos que repensar sériamente o que andamos realmente a fazer nesta vida … se verdadeiramente vivemos ou se andamos apenas aqui como fantoches teleguiados . Um assunto que náo pode ser metido novamente na prateleira !!

  24. Mário LdS Botas, pelo que me é dado observar viver tem os seus riscos e naturalmente que haverá sempre os “anjos e arcanjos”, as elites que “cuidam” de nós! A nós resta-nos a missão de as domesticar um pouco! Caro amigo, somos informação biológica genética e informação de caracter genético cultural (a Palavra, como já nos recorda a Bíblia). Somos mais que as árvores mas se as observamos notaremos que não se pode dizer que andam teleguiadas; são elas e as circunstâncias que lhe proporcionaram o seu modo de estar. Somos mais que a gene biológica e por isso mesmo temos que estar atentos a tudo, como faz o melro quando tem um ninho com passarinhos e nota à volta outra passarada que lhes pode ferir os passarinhos! Pelo que se pode observar da História ela tem as suas fases e em cada fase há as elites que a determinam no seu sentido; nós porém só podemos observar o espaço que o curto espaço de tempo nos permite e por isso torna-se difícil ter uma visão geral! Eu sou do parecer que somos seres espirituais filhos do mistério e a caminho do Espiritual mas o solo em que caminhamos pertence ao negócio/negociantes de quem se afirma económica e políticamente. Quanto à fantochava importante é observá-la mas isso só será dado a quem tem possibilidade de sofrer!

  25. O meu primeiro partido é a humanidade, o segundo é Portugal! Não seria legítimo identificar Portugal com um partido ou até com uma revolução (ou ter a veleidade de se assenhorear do legado de Abril ou de outro que se expresse na sociedade portuguesa); fazê-lo seria roubo. O todo só tem razão de ser se se encontra também na parte! . Somos um povo inteiro e não partido e como tal como bons portugueses (com defeitos e virtudes) aceitamos a diversidade e como tolerantes até compreendemos os adversários! Também a miséria de ontem não pode justificar a de hoje; miséria é sofrimento pessoal, ontem como hoje (a comparação não ajuda aos que sofrem hoje e se hoje estamos melhores isso deve-se ao trabalho de todos nós); em certo aspecto a dor de hoje talvez seja mais “dolorosa” porque mais consciente num mundo que se orienta sobretudo pelo consumo e onde nunca houve tanta diferença tantos excessos entre elites e povo como os há hoje: isso não quer dizer que os tempos de hoje sejam piores; são simplesmente diferentes. O que hnos resta é muito trabalho para fazer!

  26. É verdade o “Povo” esteve sempre à sombra dos acontecimentos… E, a ser como parece, continua a viver na penumbra da Democracia.!!!. O nosso querido Portugal , vive na esperança de melhor qualidade de vida e, do chamado pleno desenvolvimento mais próspero às suas gentes. Contudo, como se vê somos os maiores devedores e, com salários mais baixos ao nível da U.E.
    Afinal, onde estarão os grandes homens ditos heróis do mar
    e da terra, para haver óptima vivência Social em Portugal? Responda quem mais de direito souber.!.

  27. Histórias mal contadas porque quem provavelmente não participou na luta que levou ao 25 de Abril. Democratas anti-fascistas e a luta do PCP contribuíram para o golpe de estado que os capitães de Abril levaram a cabo no dia 25,de Abril que devolveu a liberdade aos Portugueses mas sem a luta do PCP que durante mais de 50 não era possível ter havido 25 de Abril o resto são mesmo histórias e quem disser o contrário é mentiroso.

  28. Orlando Ervedosa o relatado não diminui a influência e a acção do PCP. Acontecimentos de relevo devem ser anaisados sob diversas perspectivas. Um assunto que penso ser bastante omitido na narrativa da revolução de Abril é o interesse das po

  29. ACERCA DO ABANDONO DE ANGOLA …
    Uma coisa que não é tão falada.
    O Almeida Santos sabia perfeitamente das consequências e tomou conhecimento do desejo das populações (negras e mestiças) de abandonar Angola, de se refugiar em Portugal e manter a cidadania portuguesa.
    Receando a avalanche fabricou legislação que só permitia a cidadania portuguesa aos brancos de Angola.
    Se tivesse uma ideia mais feliz poderia pensar numa dupla cidadania em que a população residente em Angola pudesse ficar sob a protecção do Estado Português.
    Mas não.
    A população de Angola ficou entre dois fogos telecomandados à distância pelos USA/UK e a URSS.
    Carne para canhão com mais de um milhão de mortes de nativos nessa horrenda guerra civil que lhes foi imposta.

  30. Portugal não assumiu uma posição nobre e independente de defender as pessoas no terreno. Estava interessado em defender os interesses da União Soviética e de Cuba! Por isso atraiçou os autóctones que antes se tinham empenhado pela defesa dos interesses de Portugal em África. O 25 de Abril deu-se para instalar a longo prazo um estado socialista do cunho soviético. Por outro lado a ideologia marxista não está interessada na defesa de pessoas mas na defesa de sistema, no caso o sistema materialista comunista! O 25 de Abril é uma história mal contada e iniciou um novo processo de lavagem cerebral do povo mais dura e consequente que o próprio regime que derrubou!

  31. António Cunha Duarte Justo, completamente de acordo.
    Sem omitir as responsabilidades anglo-americanas, na tragédia do abandono que nos foi imposta.

  32. Pedro Torres de Castro , sim, com é ainda hoje prática das grandes potências, os EUA influenciavam e apoiavam grupos internos para que se revoltassem contra Portugal porque às grandes potências, quer de um polo quer do outros, interessava uma Angola à disposição de todos sem ninguém que a defenda. Nesse sentido a política militar internacional (mesmo NATO) e dos comunistas aliados ao socialismo internacional tornaram-se nos protagonistas da traição de interesses portugueses e interesses angolanos que se poderiam tornar independentes mas a partir de uma perspectiva nacional adulta; assim passaram de um imperialismo dócil para um imperialismo meramente violento. Mas falar-se destas coisas hoje, atendendo à manipulação efectuada através do marxismo internacional em Portugal quem tiver um pensamento diferenciado é acusado de fascista ou coisa do género.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *