MACRON E MARINE LE PEN À FRENTE NA PRIMEIRA RONDA PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA FRANÇA

Segundo a TF1, o Presidente Macron continua a ser o favorito com 28,6% dos votos e Le Pen ficou distanciada com 24,4% na primeira volta de 10.04.2022. A extrema esquerda de Jean-Luc Mélenchon obteve 20% e a extrema-direita de Éric Zemnour cerca de 7%; a conservadora Valéri Pécresse 5%, a socialista Anne Hidalgo 2%; os Verdes com Yannik Jarot 4,5%.
Macron está muito comprometido com a UE e tenta com a Alemanha ser o eixo da União Europeia.
Le Pen está distanciada da Alemanha, procura cooperação com Budapeste e Varsóvia, e quer mais segurança, menos islamismo e menos UE (como relata o HNA 11.04).
Com Le Pen, a frente pró-Ucraniana dos EUA e da Europa vacilaria. Le Pen quer voltar a ser parceiro da Rússia depois da guerra.
Com a guerra na Ucrânia, Macron foi capaz de se elevar do baixos prognósticos que tinha apesar de alguns sucessos do seu governo.
O resultado das próximas eleições de 24.04, dependerão muito do talento de Macron e de Le Pen na rectórica e do comportamento da extrema esquerda nas eleições!
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo
Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

7 comentários em “MACRON E MARINE LE PEN À FRENTE NA PRIMEIRA RONDA PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA FRANÇA”

  1. Existe uma corrente evangélica que ve no Macron, um grande lider politico e até podera ser o ANT CRISTO O QUE O SENHOR PENSA DESTA QUESTÃO.
    Eu fiz esta pergunta porque o senhor é teologo e entende escattologia

  2. Crenças escatológicas ocupam-se do fim dos tempos, do destino final da humanidade e do universo. Nelas espera-se que no final dos tempos surja uma nova época de paz e esperança. O livro bíblico Apocalipse ocupa-se do tema e da parusia ou da esperada chegada de Jesus Cristo. Ao longo da história o milenarismo ou crenças semelhantes procuram aplicar a um determinado tempo em que se espera que haja uma transformação fundamental da sociedade de maneira a tudo ser novo e diferente do que se é no momento! Estas crenças surgem geralmente em tempos difíceis, nas “horas das trevas”! Anti cristo é a figura que incorpora tudo o que é mau e adverso a Jesus Cristo. Trata-se de interpretações e configurações relativas ao mal!O Papa Francisco diz que os corruptos são “o anticristo”, porque prejudicam a Igreja e são “um perigo, pois são adoradores de si mesmos, pensam apenas em si mesmos e consideram que não têm necessidade de Deus”. Bento XVI “A sociedade moderna está a formular um credo de anticristo e quem se lhe opuser é punido com excomunhão social…” Quanto ao que refere da corrente evangélica sobre Macron, corresponderá à tendência que se encontra em diferentes crenças escatológicas mas que pecam ao quererem concretizar o que é realmente inconcretizável num determinado momento histórico da actualidade. Muitas vezes são maneiras de dar resposta a medos e perigos correntes que aparecem em cada contemporaneidade. A nível católico, importante ser-se movido pela esperança e não pelo medo. O medo social torna-se muitas vezes em instrumento de poder para quem quer dominar!

  3. Obviamente, tudo vai depender da direcção que for dada aos votos “úteis” no dia 24. Também vai depender do sentido de voto dos que se abstiveram no dia 10 e que agora queiram votar.
    Tenho a convicção de que Macron vai ganhar.
    Le Pen tem habilidade no contacto com os cidadãos, mas além das políticas que defende, a proximidade dela com a Russia/Pútin representa um perigo para a UE e talvez todo o Ocidente.

  4. Mafalda Freitas Pereira, os prognósticos da imprensa em geral apontam para a victória de Macron! Quanto a Putin penso que tanto o distanciamento como a aproximação representam perigo e vantagem! Independentemente de posições políticas certo será que depois da guerra a UE também encetará relações comerciais com a Rússia, a não ser que se queira prejudicar a si mesma! Sou do parecer que esta guerra é sobretudo uma guerra entre os interesses dos EUA e da Rússia e não tanto uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia embora a acontecer em território ucraniano com muitas vítimas ucranianas; como de costume os interesses externos vivem, muitas vezes das vítimas internas, tal como se observa em África; só que po que acontece e tem acontecido em África não é tão ao pé da porta e por isso parece não existir!

  5. Odair Nunes Pereira Pereira, no apocalipse na sua alusão aos finais dos tempos aparecem também os cavalos : o esverdeado é costume ser interpretado por comunidades mais em contacto com o Islão como o Islao que dominará um quarto da terra e espalhará destruição (também há quem interprete o cavalo vermelho como símbolo de um comunismo materialista e o cavalo preto como símbolo do fascismo). Naturalmente trata-se de meras interpretações e tentativas de ordenar acontecimentos no tempo cronológico.

  6. John Miguel, infelizmente, também a nível partidário há interesse em viverem uns à custa dos outros e por isso são uns contra os outros, muito embora mantendeo-se contrários seria seu dever reconhecer os diferentes interesses em jogo para encontrar soluções de compromisso que não agradem só a alguns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *