Visita à Documenta – Presidente Barroso em Kassel

O Presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso encontra-se desde ontem de visita à Documenta, em Kassel, Alemanha, a convite do Presidente do Estado de Hesse. O português que ocupa o mais alto posto político na Europa, como que para justificar a sua visita, acompanhada de muito pessoal, disse “A Europa tem muitos pontos brilhantes mas só uma Documenta!” Talvez com a sua visita se pretende acentuar a relevância da arte na vida e na sociedade ou simplesmente afirmar a presença da política e das instituições da União Europeia entre o povo. A sua visita passa desapercebida à comunidade lusa de Kassel com cerca de 300 portugueses…

A sua visita alegra uns e faz levantar as vozes críticas de outros, dos mais propensos à matemática e ao direito. Estes sentem-se perturbados pelo facto de, à sua passagem, as regras de trânsito serem anuladas. Para a autoridade passar interrompe-se o trânsito, a normal corrente dos outros transeuntes, o que em democracia parece questionável além do desperdício. Esquecem que o Homem não vive só de pão.

Barroso no seu carro blindado era escoltado por mais 4 carros de Estado além de 5 polícias visíveis, 8 motas da polícia e dois carros policiais que o acompanharam nos 20 km que ligam o aeroporto a Kassel. Talvez aparato a mais para uma cidade de 200 mil habitantes e para defensores de princípios democráticos!

A pompa está prescrita pelo Protocolo da recepção de hóspedes estrangeiros e é uma coisa muito natural, alegam aqueles que já fizeram experiência de ter hóspedes em casa! Pretende-se dar boa impressão mostrando a melhor face do anfitrião. Não se pode falar de esbanjar dinheiro.

Para além de tudo isso um acto de liturgia política!… A admiração como factor estabilizador do sistema é óleo de qualidade na máquina!

A admiração não parece ter lugar numa democracia digna do nome. O tempo dos Deuses e do politeísmo já passou. Os políticos ao passear a sua importância à custa dos outros comportam-se como se fossem imperadores da China, o que não corresponde a princípios democráticos. Castas e vacas santas suportam-se na Índia. O eterno problema dos direitos especiais também na democracia…

É pena os jornais locais não terem aproveitado a ocasião para se ocuparem dos altos temas europeus.

Barroso, um português inteligente, fruto duma vontade forte e determinada!

António Justo

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *