A Rússia e a China concordam em ampliar a cooperação, após reuniões entre os ministros dos negócios estrangeiros Lavrov e Wang Yi.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês Wang YI deu apoio político à Rússia, dizendo que a questão ucraniana é o resultado não só de um antigo conflito de segurança mas também “a mentalidade da guerra fria e do confronto”. A China retratou os EUA e a OTAN como os principais culpados da crise.
“A cooperação entre a Rússia e a China não tem limites”, disse o porta-voz dos negócios estrangeiros da China, Wang Wenbin: “Trabalhamos pela paz sem fronteiras, mantemos a segurança sem fronteiras, rejeitamos a hegemonia”.
Como era de prever ( https://www.triplov.com/…/Antonio-Justo/2014/ucrania.htm) nos inícios do conflito armado em 2014, os blocos juntam-se e deste modo a globalização é fundamentalmente questionada.
Uma Europa, nas últimas dezenas de anos, só interessada na sua economia ao não assumir responsablidade global neu pela Europa, vai fazer pagar caro aos cidadãos a sua falta de visão!
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo
A aliança China+Rússia é absolutamente previsível e lógica – a China percebe perfeitamente a lógica dos EUA, que é enfraquecer definitivamente a Rússia, para depois ter toda a sua força para afrontar a China. São tão transparentes…
Fátima Diogo, exactamente! Para os europeus é uma catástrofe porque no meu parecer deveriam fazer uma política geoestratégica diferente dos USA até porque geograficamente a Rússia faz parte da Europa e também geograficamente a Europa aparece no mapa quase como uma região pertencente à Ásia!
A zurzir na Europa/UE/Ocidente em geral …como se houvesse necessidade de justificar a posição de duas potências que têm, no poder, dois trogloditas (embora com algumas diferenças). Ainda vamos a tempo de parar a ‘nova rota da seda’ …
Isabel Faria, o problema está no facto da imprensa dos dois blocos apoiarem a guerra em vez de observarem bem o que se passou e o que se passa para se chegar a compromissos! Aqui trata-se primeiramente de ouvir uns e outros para cada um ir tirando as suas conclusões sabendo-se que em questões de luta pela hegemonia não só há luta de interesses entre o diabo e belzebu. Creio que nós ocidentais deveríamos exigir maior análise de factos, causas e consequências antes de nos colocarmos de um ou do outro lado dos guerreiros muito embora não se podendo aceitar a chacina que está a acontecer na Ucrânia. O mal é que ela já existia antes dos europeus e a Europa acordar!
Fátima Diogo Quando quiser viajar com viagem somente de ida para ambos os países, que aliás eu conheço…. faço questão de pagar
Carlos Peres, no que refere à Fátima Diogo e certamente ao meu acordo, dá a impressão de estar irritado, quando não era essa a intenção! Tentar subornar com aliciantes económicos (viagem à rússia), penso que é uma atitude mais própria dos criminosos da Rússia e da Ucrânia!
António Cunha Duarte Justo, a Rússia até pode ser um dia Ocidental e defender os valores ocidentais, mas certamente não será nos próximos anos….. Rússia é governado por um bando de criminosos
Carlos Peres, isso não está em questão no texto!
António Cunha Duarte Justo A Rússia até pode ser um dia Ocidental e defender os valores ocidentais, mas certamente não será nos próximos anos….. Rússia é governado por um bando de criminosos
Carlos Peres sim, temos que pensar em termos histórico-geográficos e por isso penso que a Europa está a atrasar o desenvolvimento da sua própria história. Penso que não ser deveria amarrar nem aos USA nem à Rússia para não se iniciar um caminho de maior autoritarismo e de maior condicionamente da própria democracia e castigo para os próprios cidadão-consumentes!