DO QUE NÃO PARECE CONVENIENTE FALAR!

Um apresentador da TV Ucrânia cita Eichmann e apela à morte de crianças russas!

Para desenfastiar de informações numa só sentido  apresento informações do outro lado que não justificam a invasão russa mas que pode levar a compreender a atmosfera reinante também dentro da Ucrânia.

A 13 de Março de 2022, o canal de televisão nacional 24 exibiu uma fotografia de Adolf Eichmann onde o jornalista  Fahrudin Sharafmal, se lançau numa tirada odiosa  dizendo: “Se nos chamam nazis e fascistas na Rússia, então tomarei a liberdade de citar Adolf Eichmann. Ele disse que é preciso matar as crianças para destruir uma nação. Porque se só se matam os adultos, as crianças crescem e se vingam. Se matarmos as crianças, elas nunca crescerão e a nação perecerá”.

O exército ucraniano, continua Sharafmal, não está autorizado a matar as crianças, “convenções, Genebra e assim por diante” proíbem isto.  “Mas eu não sou um soldado. E se eu tiver a oportunidade de me vingar dos russos, fá-lo-ei, e fá-lo-ei de acordo com a Doutrina Eichmann. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir que nem vós nem os vossos filhos alguma vez vivam nesta terra”… “Também nós não queríamos esta guerra. Mas agora, é preciso compreender que se trata da vitória do povo ucraniano, não da paz. Precisamos de vitória, e se isso significa massacrar todas as vossas famílias, eu serei um dos primeiros a fazê-lo. Glória à nação! E esperemos que nunca mais volte a existir uma nação como os russos neste planeta. Os russos são a imundície que lixo o planeta. E se os ucranianos tiverem a oportunidade – e já o estão a fazer – de disparar, esfaquear, estrangular os russos, espero que todos façam a sua parte e matem pelo menos um russo”.

Este discurso incendiário de Fahrudin Sharafmal, transmitido para todas as partes da Ucrânia certamente não será apenas um deslize emocional de um jornalista!

Dois dias mais tarde, Scharafmal pede desculpa (1) mas faz uma excepção: a sua negação não se aplica aos russos em solo ucraniano.

Pelo que oiço de amigos ucranianos, antes russos e ucranianos viviam como irmãos em paz falando russo e ucraniano. Certamente um nacionalismo exasperado e interesses imperialistas concorrentes levaram este povo a ser um contra o outro! Imagine-se se isso já se observa nas nossas populações onde o ódio e a incompreensão já sobressaem, imagine-se o panorama na Ucrânia. Fomenta-se o racismo nos meios de comunicação em geral, independentemente de ideologia ou de geografia.

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

(1) https://www.youtube.com/watch?v=86HAMukxsjE

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

19 comentários em “DO QUE NÃO PARECE CONVENIENTE FALAR!”

  1. Sim. Tb me farto de dizer isto, mas a Propaganda é enorme e a maioria ignorante … e por isso se regem “bem”! …

  2. É preciso conhecer a História da russia e conhecer a maneira de ser dos russos, governantes e todos eles, para se perceber que tipo de besta são esta gente. E o melhor é irem viver para lá, experimentarem, para ver se gostam.

  3. O apresentador da TV Ucraniana desceu ao nível de Afolf Eichmann.
    Em caso algum a mortes intencional de crianças pode se admitida.

  4. Quando se olha um conflito na perspectiva de que uns são do bem e outros do mal, os que se consideram do bem, tem a liberdade de falar tudo, fazer tudo, porque tudo que fizer, odiondo ou não, não importa, estará fazendo pelo bem. Foi este pensamento que justificou a maioria dos genocídios.

  5. Manuel Rafael Nhamirre, permita que diga que quem pratica genocídios, fala tudo, pratica crimes hediondos, jamais estará fazendo tudo isso pelo bem, só pode pertencer ao lado do mal. Poderá encontrar uma explicação para práticas assim, mas nunca uma justificação. Nada justifica a violência.

  6. Ksenija Duhovic-Filipovic ,obrigado pela tua abordagem! Se a opinião pública portuguesa fosse informada assim diferenciadamente certamente que um certo fixismo observado nas posições (opiniões) deixaria de existir para se tornar mais diferenciado!

  7. Mas por causa de um palerma ucraniano está-se aqui a tentar fazer o quê? A minha alma está parva e estou sem palavras! O FASCISTA Putin INVADIU a UCRÂNIA , país democrático, porque sim!!!! Porque sonha com uma união soviética ou conquista do mundo ou mudar as fronteiras! É um monstro, que está a matar crianças, velhos e civis COMPLETAMENTE INOCENTES!!! Mas para além disso, está a oprimir o seu povo, como bom ditador que é, a enjaular toda a gente que se opõe às suas ideias, pessoas comuns, artistas, velhos e até CRIANÇAS!!!!! Proíbe a utilização de determinadas palavras para esconder os seus atos pérfidos.
    ESTA É A VERDADE! Não há outra! E não tentem esconder ou desviar a atenção de factos importantes com estes deste senhor, que não tem importância NENHUMA. É um palerma mas não iniciou nenhuma guerra! Não invadiu nenhum país! Já matou crianças russas????? Que se saiba NÃO! Então, por favor, gastem as energias com quem está a matar crianças neste preciso momento!
    Penso que os portugueses estão muito bem informados, pelo menos aqueles com quem falo todos os dias! Bolas, que azia me deu agora!
    FB

  8. Cara Carla, importante é não se perder a calma! Doutro modo ficamos com o olhar turvo e menos se vê ainda nesta batalha que se dá na Ucraina há cerca de 20 anos e é demasiado complexa e confusa para se poder resumir num sim ou num não! Só uma coisa me admirou e foi a frase “Esta é a verdade”! De facto, a VERDADE, para o ser terá de ser a-perspectiva. Quanto a mim estou interessado num diálogo real e aberto entre as polaridades.Considerar-se um só polo, pode levar-nos a reagir como a agulha magnética puxando-nos na sua direcção devido às circunstâncias da localização, informação etc. em que nos encontramos! No que apresento procuro poder contribuir para um mundo menos polarizado, ao tentar apresentar motivos para se arrazoar e cada qual decidir como lhe der na gana! Faço isto porque estou consciente de, de uma maneira geral, estarmos a seguir uma política de informação não objectiva e apenas dirigida ao sentimento como se fôssemos todos crianças que não aguentamos saber o que está realmente por trás do acontecer e por isso somos levados a considerar a atitude diabólica de uma só parte!

  9. Pois, a guerra não é nunca entre bons e maus, não existe tal coisa. E esta nem sequer é entre uma ditadura e uma democracia: ambos os países são democracias formais , mas não efectivas, ambos corruptos , ambos com presidentes tresloucados e ferrenhamente nacionalistas – nada me espanta. O resto são tretas.

  10. A Calenda da sementeira a chegar, um homem na segunda calenda de guerra a entrar, sem colheita a perspectivar, guerra a todos vai querer porque não vai estivar, pensa que só a morte o vai libertar. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, ——-.pensamento Israelita adotado por um Terorista premio Nobel da PAZ
    FB

  11. António Cunha Duarte Justo, caro Justo, estamos a viver momentos históricos. Aos olhos do mundo, na era da comunicação rápida e à vista de todos, não há como esconder. A mim custa-me vislumbrar aqui o „outro lado“ merecedor de tanto horror! Há algo de não verdadeiro que descrevo acima? Se sim, por favor corrija-me. Daí a minha frase com certeza. Povos sem pecados não há, assim como pessoas sem pecados. Mas tentar „virar ventos“, tendo nós de assistir diariamente a horrores de guerra, é insuportável. Torna-se insuportável ficar calmo. Diz o povo, e bem, „quem não se sente, não é filho de boa gente“.
    Discutir, falar e trocar ideias, sempre! Mas de forma séria! Por favor.

  12. Carla Moita, é verdade mas temos que reconhecer que a Verdade/Realidade como nos ensinou a filosofia também inclui o aspecto da perspectiva com que é contemplada (não falo da verdade interior ou intuição) e como nos é apresentada sob um ponto de vista e é ainda por cima condicionada pelo ponto de vista do receptor tudo se complica; por isso mais que afirmar verdades a tal seriedade exige de nós que andemos sempre à procura dela, porque ela mesma se define como processo!Cara Carla, seriedade tem a ver com maturidade, mas esta envelheceria se não mantivesse o seu olhar de criança! Não escrevo para amigos nem para inimigos nem por este ou por aquele porque na minha visão própria procuro fazê-lo com seriedade moral, senso de dignidade e de responsabilidade e apenas em serviço do bem comum. Como acompanho a questão da Ucrânia desde 2008 teria de não ser sério se deixasse de dizer o que vi e vejo! É verdade também que toda a guerra acaba com a seriedade da vida, mas por trás daquilo que se transmite na informação sobre o conflito há razões óbvias dos dois lados dos beligerantes (NATO/Rússia) que a imprensa não apresenta por interesses só próprios mas não para toda a humanidade. Aqui está a acontecer como na avaliação do conflito na Síria de Bashar al-Assad: para a imprensa soviética al-Assad é um “santo” para a imprensa do Ocidente al-Assad é um “diabo”. O problema é que não é uma coisa nem outra, mas para os que fazem o negócio com a guerra (Rússia e Ocidente) o importante é a narrativa que fazem dela (naturalmente diferente e verdadeira para cada público alvo)! Cara Carla, a vida própria nos ensina para a não levarmos demasiado a sério a não ser que a queiramos estragar! Apesar de tudo procuro ser sério! O meu tema não são os horrores da guerra, mas sim procurar responsabilizar os que originaram e continuam a causar esses horrores! Para teres uma ideia do que penso sobre tudo isto podes ler um artigo que escrevi em 2014 e foi em muitos lados pubicado: “Ucrânia entre imperialismo russo e ocidental”: https://www.triplov.com/…/Antonio-Justo/2014/ucrania.htm
    Um abraço cordial no respeito pelo pensar de cada um.

  13. António Cunha Duarte Justo, o problema também é que a grande maioria da população desconhece as causas e meandros de tantos conflitos. Enquanto os “leaders” se degladiam discutindo interesses políticos, económicos, militares, etc., o povo, atónito, sofre a guerra cruel.
    Apenas sente injustiça.

  14. Não me sinto aqui chamado a defender o rosto desumano de Putin na guerra, nem o cinismo de Biden, nem os jogos de Selenskyj nem tão pouco os preconceitos fomentados por políticas de informação do lado Russo e do lado da OTAN! Que o nosso coração sofra com os mortos e com os fugitivos é já dor suficiente e muito difícil de suportar mas isso não nos deve impedir de tentar ver o que se faz e fez de um lado e do outro para nos sentirmos os bonzinhos que se encontram do lado dos bons sem notar também a propaganda a que estamos sujeitos! Não, nós encontramo-nos todos de mãos bem sujas envolvidos nessa luta e não há desculpa para ninguém, nem tão pouco a culpa de uns desculpa a dos outros! Quando a nível de interesses de Estados já desde 2014 acontece uma guerra injusta em território ucraniano com a cumplicidade ucraniana também!
    Compreendo que quem não acompanhou a guerra civil ucraniana desde 2013, guerra que matou 13.000 civis e 4000 soldados sem que nos interessássemos com o que lá se passava (porque aí se degladiavam os grupos fomentados pelo Ocidente e pela Rússia) só vejam a injusta e inaceitável invasão russa! Esta guerra na Ucrânia vai deixar graves marcas na História, pelo que seria do interesse analisá-la com olhar mais profundo e distante! Coloco aqui três
    Guerra entre dois imperaialismos (artigo que escrevi em 2014 e procurei decrever o que estava a acontecer, iria acontecer e razões subjacentes: https://www.triplov.com/…/Antonio-Justo/2014/ucrania.htm
    Neste artigo procur mostrar a situação da Ucrânia: https://www.gentedeopiniao.com.br/…/ucrania-e-o-cavalo…
    Haverá guerra, 18.01.2021: https://jornalpovodeportugal.eu/…/opiniao/antonio-justo/

  15. O ocidente está podre.
    O ocidente mete homens a competir com mulheres pois o ocidente não sabe a diferença entre homem e mulher quanto mais a verdade sobre a Ucrânia.
    Putin não teve outra alternativa se não acabar com o terrorismo que o governo ucraniano estava a praticar contra o leste da Ucrânia.
    Donbass pediu ajuda á Rússia pois a Rússia sempre defendeu a verdade.
    A Rússia defendeu Assad contra as fake news e irá defender o leste da Ucrânia também contra os terroristas que promovem o terror e as fake news.
    Putin é um verdadeiro cristão e sabe muito bem destinguir o homem da mulher pois Putin é filho da verdade.
    Deus é vida, Deus é a verdade e Cristo é o caminho para a vida, para a verdade.
    Quem não está com Putin está com a mentira, está com o diabo que tudo faz para promover o ódio entre cristãos.
    A verdade
    FB

  16. Pedro Martinho, concordo consigo no aspecto que diz que a Europa é decadente e penso que a maneira como se tem comportado em política cultural e na sua subserviência económico-militar exagerada aos EUA, mais mostra que já se encontra na reforma. O papel da Europa nesta crise da Ucrânia é muito fraco e muito prejudicial para um papel da Europa importante no mundo e para a Ucrânia, também porque depois do conflito, a Ucrânia será dividida tendo de ceder uma parte à Rússia e contentar-se em manter-se como nação independente não ligada à Rússia nem à EU nem à NATO!
    Quanto ao aspecto religioso de Putin nada sei da sua religiosidade e não tenho dados para o poder avaliar mas certamente que não é nenhum santo. Também não é nenhum diabo apesar de certas atitudes diabólicas se consideradas a nível do sofrimento humano causdado. Naturalmente Putin, como representante de um Estado defende os interesses desse Estado tal como têm tentado fazer os países da NATO na Ucrânia, especialmente depois de terem provocado (USA) o derrubamento do governo ucraniano em 2014. Quanto à mentira e à verdade já me referi a isso num comentário anterior pelo que me abstenho de me referir agora a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *