UMA ESQUERDA INTOLERANTE INSTALOU-SE EM UNIVERSIDADES, ADMNISTRAÇÕES E NOS MEDIA NA SEQUÊNCIA DA ESTRATÉGIA DA GERÇÃO 68
Encontramo-nos numa sociedade cada vez mais incapaz de organizar e estruturar o seu pensamento. Os radicais instalados em todos os lugares relevantes da sociedade aplainam o caminho a uma plêiade de ativistas que criam factos que piloteiam o pensamento público e o pensar individual.
Assiste-se a um atentado contra a razão humana que já não resiste à enxurrada do factual emocional. Por isso é de louvar a tomada de posição de 150 intelectuais progressistas que não aguentam o reinado de uma “esquerda intolerante”. Eles advertem:
«A maneira de derrotar as más ideias é a exposição, o argumento e a persuasão, não tentar silenciá-las ou querer expulsá-las. Como escritores, precisamos de uma cultura que nos deixe espaço para a experimentação, a tomada de riscos e inclusive os erros. Devemos preservar a possibilidade de discordar de boa fé sem consequências profissionais funestas».
Coloco aqui um Extracto da primeira página de “El País” 8.07.2010. El Pais, não é certamente um Jornal de direita!
António Justo
Pegadas do tempo