Futebol e Política a passar Rasteira à Nação


2:1 para o Porto e Zero para Portugal

António Justo

3 de Abril foi o dia em que o FC Porto se afirmou campeão, contra o FC Benfica. Dois, para o Porto e zero, para a nação.


Neste dia, nós, que vivemos no estrangeiro, sentimos o nosso rosto corar-se de vergonha, tivemos uma fraca imagem de Portugal. Vimos a alma do povo a ferver e a aproveitar-se do futebol como ventile.


No princípio do jogo muitos “benfiquistas” atacaram a polícia. No fim do jogo, na festa do FC Porto, o Benfica, ao desligar a iluminação e activar o sistema de rega do estádio, revelou-se mau jogador e pior perdedor.


Portugal, cada vez mais perdido, não parece ter lugar para vencedores nem para perdedores. Um país inocente, em contínua campanha ideológica depois do 25 de Abril, tende a radicalizar-se socialmente. Criou-se um país de adversários com políticos que não distinguem entre período de eleições e período governamental. Como no despique Benfica – Porto, o país vive, continuamente, de cenas e encenações; vive de cenas antes do jogo, durante o jogo e depois do jogo!

No ar respira-se uma atmosfera de retaliação. Um país brando de costumes foi levado pelos governantes a uma população de ânimos acesos. O povo, distraído, dispara toda a pólvora em disparos de ânimos contra o acidental e não chega a atingir o fulcro da questão. Portugal anda enganado a viver do engano; um paraíso para oportunistas e bons chalreadores. No dirigismo político português, tal como no futebol, reina a rivalidade do artifício cultivada. Não importa a coisa em si, a sua lógica, o que interessa é o falar, só o falar dela! Para chegar a primeiro-ministro, mesmo num país de espertos, basta a retórica. Esta tem um poder feiticeiro que leva, em Portugal, um homem que levou o país à bancarrota a recandidatar-se a 1° ministro! Pobres socialistas, pobre Portugal!

A política dorme na cama com quem quer, sabe que no país a “culpa morreu solteira” e os bordéis da justiça estão ao alcance de quem sabe e pode. A política tornou-se, numa prostituta virgem, sem filhos, só com enteados. Talvez, por isso, se encontre tanta gente deserdada a correr atrás de clubes e partidos, na ânsia duma perspectiva que lhes sublime a vida e vingue a sua situação social. Neste clima o político aproveita-se do bónus do candidato num palco que recebe aplauso só pelo facto de fazer guerra ao adversário.


No futebol da democracia primária, o jogo não é reconhecido nos jogadores mas nos directores. Um dirigismo político nacional desedificante conduziu a nação a uma mentalidade do ”vale tudo” e a uma situação de “rei nem roque nem o diabo que lhe toque”.

Quem está fora de jogo é sempre o outro! Além disso, políticos falhados, economia instável, cultura social fraca levam à impunidade. Em consequência surge a raiva que leva ao desapreço de tudo e de todos, a um povo de lábios mordidos sempre a morder nos outros!…


Portugal vive num estado de ânimo de passar rasteira. A mediocridade invejosa prefere o jogo do gozo do “eu não ganho mas tu também não”! Se ganhas és ladrão e apanhas!

De resto, vinga a inércia do “não te metas nisso” do “senão és apelidado de labrego”.


A política é como o peixe: começa a cheirar mal pela cabeça.

Todos, transformados, vamos construir um país novo digno de Portugal e do mundo!


António da Cunha Duarte Justo

antoniocunhajusto@googlemail.com

www.antonio-justo.eu

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *