Portuguesa no Relvado do Próximo Campeonato Mundial de Futebol

Menina seleccionada para fazer parte da “Escolta de Futebol” no jogo PORTUGAL-Irão

Lara Azevedo, uma menina portuguesa de 6 anos de Hessisch Lichtenau, desfilará com um jogador da selecção portuguesa no estádio de Francoforte (Frankfurter Waldstadion) no próximo Campeonato Mundial de Futebol. Este sonho talvez se realize a 17 de Junho no jogo de Portugal contra o Irão. Lara é uma das seis crianças a quem calhou o prémio entre os 811 concorrentes a uma iniciativa da Rádio de Hessen (hr3).
Um redactor da hr 3 veio a casa da família Azevedo para transmitir a notícia do prémio à Lara e para lhe dar a camisola que ela trará quando escoltar os jogadores no desfile no estádio de Frankfurt.
Lara, ao ver no início de um jogo de Futebol os profissionais a saírem com miúdos pela mão, disse:”Papá eu também gostaria de fazer o mesmo”.
Dias depois o pai, João Azevedo, ouviu a iniciativa da hr3. Para participar as crianças deveriam contar uma bonita vivência relacionada com o futebol. Então o pai preencheu o formulário de participação com a referência à tal experiência que Lara relata: “Num torneio de futebol ganhamos por um a zero e eu marquei o golo”. Dois dias depois a família foi contactada pela hr3, e Lara foi solicitada a dar uma pequena entrevista pelo telefone onde referiu a sua experiência. Então foi-lhe confirmado que seria uma das vencedoras da Iniciativa.
Lara faz parte do grupo infantil do Clube de Futebol de Hessisch Lichtenau. Ela, o irmãozito Luís, e mais quatro portugueses fazem parte dum grupo de 30 crianças dos 4 aos 7 anos de que seu pai João Azevedo é o treinador. “Aprendem os primeiros passos no futebol e o convívio como equipa. Mas claro que nesta idade o principal objectivo é criar laços entre os miúdos” diz o pai.
A família Azevedo é aficionada por tudo o que é cultura. Como é natural o futebol é uma das afeições. Lara já tinha sentido a vibração do grande futebol de 2002 no Campeonato Europeu de Futebol em Portugal. Aqui assistiu, com a família, a alguns jogos tendo até conhecido pessoalmente o jogador Ricardo que se deixou fotografar com o seu irmão Luís.
Se ela tiver a sorte de acompanhar Ricardo pela mão à baliza do estádio de Frankfurt já sabe o que lhe há-de dizer: “Eu quero dizer-lhe que não deixe meter muitos golos na baliza”.
A Comunidade Portuguesa de Hessisch Lichtenau está de parabéns. Sempre foram muito activos. Hessich Lichtenau é um bom exemplo de como os veteranos portugueses souberam passar a “tocha olímpica” à segunda geração que empenhadamente e especialmente nas pessoas de João Azevedo, Isabel Miranda e de Manuela Mendes são verdadeiros promotores da cultura portuguesa no seu meio. Além de iniciativas integradas com os alemães, Isabel Miranda e Manuela Mendes orientam um grupo de crianças subjugado ao tema cultura portuguesa. O canto, a dança e a brincadeira são os ingredientes que levam ao sucesso e ao entusiasmo, não só dos portugueses… A vivacidade e a alegria que reina no grupo são extraordinárias. Este grupinho já actuou várias vezes em iniciativas na cidade de Hessich Lichtenau e já está convidado a actuar na festa do estado do Hesse (Hessentag) que, este ano se realiza em Hessisch Lichtenau.
A comunidade portuguesa está especialmente de parabéns na pessoa destes três luso-descendentes. As vossas actividades são exemplares. Afinal, não são precisos muitos luzeiros numa comunidade portuguesa para que ela brilhe! …

António Justo
Alemanha

António da Cunha Duarte Justo
Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *