HOJE É O FERIADO DA RESTAURAÇÃO

No reconhecimento da necessidade de uma vida nacional própria, a consciência de Portugal insurgiu-se contra uma Espanha dominadora que cada vez enegrecia mais o futuro de um Portugal que se queria livre para poder criar futuro.
D. Sebastião desaparecera em Alcácer Quibir, Flipe II de Espanha usurpa o trono de Portugal. Os inimigos de Espanha aproveitam-se da situação para cobiçar “terras portuguesas de além-mar” e o rei espanhol aproveita-se da situação para colocar muitos dos seus boys e alguns traidores na administração de Portugal. Entretanto as camadas consicentes de um Portugal honrado convencem D. João a deixar-se aclamar rei, rei D. João IV. A Restauração de Portugal em 1640 restabelece a honra perdida.
Conseguimos a honra, mas o jugo estrangeiro e dos renegados do povo e da pátria, nos meandros da política e da administração, foi-se tornando mais refinado, de tal maneira que hoje como ontem Portugal continua por restaurar. Da restauração resta-nos o feriado e o folguedo, o resto seria incómodo pensá-lo.
Boa continuação de feriado!

António da Cunha Duarte Justo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *