CONTRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Para se defender a diversidade e a imigração expressas na vontade dos governos europeus, outros grupos populacionais com opiniões diversas são demonizados ou excluídos, como se observa exemplarmente na Alemanha e na maneira como é canalizada a insatisfação das massas populares.

A   política de imigração, as exageradas medidas governamentais relativas ao Coronavírus, a guerra na Ucrânia e por último Gaza acentuaram a desconfiança das populações nos governos que com o seu seguimento de agendas alheias incrementam a divisão social e política cada vez mais insuportável.

Trágico torna-se, porém, o facto de vidas particulares, familiares e de amigos serem intoxicadas com posições partidárias ideologicamente envenenadas que, sem levarem em conta perdas de humanidade, têm a intenção de influenciar a opinião popular para rebuscadamente levarem a sua avante.

A Democracia cada vez se desacredita mais ao não aceitar pensares diferentes. E os principais demolidores estão a tornar-se os partidos políticos ao expressarem-se de maneira radical na negação das razões do adversário chegando mesmo a demonizá-lo.

A imigração desregrada constitui um problema cultural e social tal como qualquer posição xenófoba. Daí a necessidade de ser permitida uma discussão sem tabus em atmosfera relaxada sobre os aspectos negativos e positivos da imigração e assim se evitar uma discussão política preconceituosa de um lado e do outro dos polos interessados no negócio!

O político e economista Thilo Sarrazin escreveu o livro “A Alemanha abole-se a si mesma” e foi considerado “poluidor do ninho” político sendo, por isso, boicotado e difamado pela política estabelecida embora o livro oferecesse uma oportunidade para uma análise diferenciada da situação. Sarrazin explica os perigos do pensamento ideológico para a nossa sociedade e a nossa cultura política e descreve caminhos errados típicos.

A política é mal-aconselhada ao dar-se ao luxo de estabelecer temas tabus e ao pôr fora de jogo grupos incómodos ou então jogando-os uns contra os outros, como está acontecendo na Alemanha, em Portugal e por toda a Europa; enfim, a afirmação do poder através de ideologias encontra-se em estado exaltado!

Muitos políticos preferem ir de cabeça contra a parede a encarar a questão de maneira prática, racional e argumentativa. Certamente, se as populações também pensassem seria dificultada a praxis governativa atual, mas, a longo prazo, dar-se-ia uma evolução social e política.

A política ainda não passou da fase moral do que é certo ou errado para a fase da  ética do que é bom e do que é mau!

António CD Justo

Pegadas do Tempo

Social:
Pin Share

Social:

Publicado por

António da Cunha Duarte Justo

Actividades jornalísticas em foque: análise social, ética, política e religiosa

11 comentários em “CONTRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS”

  1. Muito bem, Antonio. E muito verdade. Um grande problema é a perda de confiança da população no governo, na política. Democracia é severamente manipulada, todo mundo enrola essa palavra na língua e na prática faz exatamente o contrário. Olaf Scholz disse recentemente numa entrevista que não se deve levar a sério as necessidades das pessoas.??!!!! Para quem e para quê
    é suposto acreditar e confiar???

  2. Ksenija, a citação, que me chegou às mãos, da entrevista do chanceler Scholz no Times é a seguinte: “As soluções europeias estão em primeiro lugar, mesmo que a Alemanha entre em guerra contra a Rússia. De qualquer forma, os interesses do povo não devem ser levados demasiado a sério.”
    Inacreditável, mas verdade! Assim falam os representantes do povo! Isto só vem confirmar aquilo a que faço alusão no texto. Muito obrigado.

  3. Era bom que os homens, começassem a reger a justiça no mundo . O mundo se tornaria melhor .. Não praticar o mal, e o mal não me acontecerá. Afasta-te da injustiça e ela afastar-se-á de ti Não pretendes ser justo diante do Senhor, nem sábio diante do rei Não procures tornar-te juíz força para iluminar a injustiça . E a Palavra fez-Se homem e habitou entre nós.Ele, Deus é o Alfa Omega. Um bem hajam para o Senhor António Cunha só sei falar assim, peço desculpa, não sei falar de política, Boa noite Bom descanso.

  4. Conceição Azevedo , o que diz vale cem por cento a nível de relações individuais. Infelizmente a política orienta-se por outros princípios e estes chamam-se interesses (poder, glória e dinheiro). As controvérsias políticas, em muitos casos, é melhor afastar-se delas para não se perder o sono. Cada pessoa deve sentir-se bem onde está sem necessidade de se ter de explicar porquê. Tudo de bom para si. Sabe, quem anda com Deus tem para si a melhor companhia! Desejo-lhe um bom dia.

  5. Ernestina Tojal de Matos , onde? Referes-te a Portugal? O anedótico político transformou-se em vírus por toda a europa. Portugal está um pouco mais vulnerável e a Alemanha também porque há eleições e aí abundam as lógicas em desabono da razão!.

  6. Durkheim fez a teoria estruturalista com a anomia..esse foi um conceito poderoso que questionou a maneira de pensar o mundo..

  7. Vítor Lopes ,tens toda a razão e agradeço a referência à anomia que para Durkheim, é também do declínio das normas e valores religiosos que leva inevitavelmente à ruptura e à redução da ordem social. Os governantes na qualidade de eleitos julgam-se superiores às leis e é um facto que não são responsabilizados legalmente pelos seus actos e ilicitudes que praticam durante os seus governos. A nossa consciência democrática ainda não evoluiu a este ponto!
    Com Engels e Karl Marx é declarada guerra à religião e ao mesmo tempo acentuou-se o enfraquecimento da ordem social até porque o estado da consciência individual e social depende em grande parte da moral, da ética, da religião e das leis. O socialismo marxista posteriormente alargou a luta religiosa à luta anti cultural ocidental.

  8. Senhor António Cunha , com gratidão, agradeço por umas palavrinhas suas que registei , onde diz: Cada pessoa deve sentir-se bem onde está sem necessidade de se ter de explicar porquê.. Ás vezes não passa de uma certa minha ignorãncia., também convivo muito pouco ,mas é sempre bom aprender. a vida é uma aprendizagem Só tenho de agradecer. Uma santa noite. Bom descanso

  9. Conceição Azevedo , o agradecimento perante a vida e perante tudo que fomenta vida é um dom enriquecedor porque nos expande para além de nós. Fomos criados para superar fronteiras e expandir o mundo físico, mental e espiritual e no centro disso é importante que nos encontremos a nós. A Conceição fala muito da sua ignorânica que talvez esteja a confundir com humildade (naturalmente que o reconhecimento das nossas limitações, sem complexos de superioridade nem de inferioridade, constitui por si uma grande riqueza do próprio saber!). Cada um de nós é como um copo maior ou mais pequeno com mais ou menos conteúdo de saber, o que não é tão importante; o que importa é procurar amar-se e a partir desse contentamento o amor ilumina toda a escuridão (aquilo a que também poderemos chamar de ignorância) para a transformar na sabedoria do coração. Do fundo do coracao saem as melhores respostas que vão para além dos sentimentos e das ideias, na intuição. Naturalmente é bom ler muito, desde que seja literatura que não fique só na cabeça nem no sentimento para poder passar ao coração onde se encontra uma ordem interior (a experiência do nosso eu num nós que o expande), a nossa ordem que ilumina todas as outras ordens!. Se tivermos em nós o impulso de nos tornarmos uma pessoa melhor (não melhor que as outras!) e nos empenharmos nisso, isso é mais que o bastante e o coracao através da intuição coloca tudo no seu lugar porque a intuição é baseada no valor do bem. Desculpe-me esta divagação mas pode servir de modulação repetitiva que favorece o adormecer (à maneira da reza monótona do terço que pode levar ao sono ou à meditação!). Desejo-lhe uma boa noite com um céu cheio de estrelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *